Afogado

Ir para a receita

Esta receita fácil de sobremesa de café com affogato italiano requer apenas alguns minutos e poucos ingredientes. O resultado é a mais deliciosa sobremesa italiana! Só para você saber, este post pode conter links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão quando você compra através deles.

Ciao ciao! Acabamos de voltar da Itália e tenho um monte de receitas para compartilhar nas quais trabalhei lá… mas primeiro café. Se você é um amante de café, precisa de um affogato em sua vida neste verão. O sorvete de café é um dos meus favoritos desde sempre, e essa versão italiana é ainda mais divertida.



Com apenas dois ingredientes do dia a dia, você pode fazer a sobremesa mais cremosa, derretida e deliciosa em apenas alguns minutos. Se você está procurando uma sobremesa de jantar fácil (mais fácil de todas!) ou apenas quer um pequeno deleite para si mesmo, o affogato é a resposta.

O que é Affogato'>

Affogato significa “afogado” em italiano, e faz sentido, pois sorvete, ou gelato, é afogado em café. O espresso acabado de fazer suaviza a doçura do sorvete e a combinação de sabores é perfeita. Tradicionalmente, o gelato é colocado em um copo e o café expresso quente é derramado. É claro que existem algumas variações que você pode fazer conforme desejar, as quais chegarei em um minuto. Affogato realmente agrada a todos – Starbucks até fez um frappuccino baseado nesta popular sobremesa italiana.

Como fazer Affogato

  Um recipiente de vidro de café expresso moído em primeiro plano com duas máquinas de café expresso Bialetti moka ao fundo.

Fazer café expresso

A maneira como faço meu café todas as manhãs, e minha preferência pelo tradicional expresso italiano é fácil e relativamente barato. Você não precisa de uma máquina de café expresso grande e sofisticada, embora também sejam ótimas, um fogão Bialetti Moka pote vai fazer. Eles vêm em um par de tamanhos diferentes. Eu gosto de ficar com o expresso italiano aqui e usar Illy .

  Uma pequena xícara de café expresso azul e pires com uma dose de café expresso sentado em uma mesa ao ar livre na Toscana, Itália.

Enquanto estávamos na Itália, muitas vezes usei a máquina Nespresso para fazer uma única dose de expresso direto nas pequenas xícaras. Curiosidade: pequenas doses de espresso direto são o café preferido na Itália. Bebidas lácteas, como cappuccino, são reservadas apenas para o café da manhã, enquanto o café expresso geralmente é servido no final das refeições. Tomar um café rápido na Itália também significa tradicionalmente estar em um bar. O “bar” é mais comumente se referindo ao café em vez de coquetéis.

  Uma dose de café expresso em uma xícara, uma bola de sorvete de baunilha em uma colher de sorvete e um copo com colher em uma mesa para fazer affogato.

Sorvete de colher

O sorvete de baunilha é o padrão e na minha opinião a melhor escolha aqui, pois deixa o sabor do café realmente brilhar. Se você quiser mais sabor de mocha/chocolate, recomendo adicionar raspas de chocolate amargo, uma pitada de cacau em pó ou um fio de calda de chocolate no final. Para um affogato vegano sem laticínios, sem glúten, eu gosto de Luna & Larry's Coconut Bliss em Baunilha de Madagascar . Colher o sorvete o mais próximo possível do tempo de despejo do expresso para evitar derreter demais.

  Uma bola de sorvete de baunilha fica em um copo ao lado de uma dose de café expresso antes de fazer affogato, uma sobremesa de café italiana.

Despeje o expresso sobre o sorvete

  Uma mão derrama uma dose de café expresso sobre uma bola de sorvete para fazer affogato.

Despeje o espresso fresco direto da panela ou de pequenas xícaras de espresso.

Como Comer Affogato

  Affogato em um copo com uma colher de metal fica em uma bancada de mármore. Esta sobremesa italiana é feita com café e sorvete.

Se você não comeu affogato antes, pode se perguntar se bebe ou pega com uma colher, mas a resposta é ambas! Pegue o sorvete com a colher e beba o resto. O importante é apreciá-lo imediatamente após adicionar o espresso, pois o sorvete derrete rapidamente.

Variações e dicas de receitas de affogato

  Uma lata de café Illy na Itália.
  • Sirva com vegano sem glúten Biscoito com Amendoas
  • Para uma versão de derretimento mais lento, use café frio
  • Cubra com calda de chocolate para uma versão mocha
  • Para a preparação do jantar, coloque o sorvete em copos e congele à frente
  • Para um giro de férias, cubra com bastões de doces esmagados
  • Use descafeinado se você é sensível à cafeína
  • Para uma versão embriagada, adicione um toque de licor de amaretto italiano
Continuar para o conteúdo   Uma mão derrama uma dose de café expresso sobre sorvete de baunilha para fazer affogato, uma sobremesa italiana.

Ingredientes

  • 4 bolas de sorvete de baunilha (sem leite, se desejar)
  • 4 doses de espresso forte (descafeinado se desejar)
  • raspas ou calda de chocolate amargo (para decorar, opcional)
  • raminhos de hortelã fresca (para decorar, opcional)

Instruções

  1. Coloque o sorvete em copos ou canecas de vidro de tamanho pequeno e médio.
  2. Imediatamente despeje o expresso sobre o sorvete.
  3. Decore com raspas de chocolate e hortelã, se desejar.
  4. Sirva imediatamente com pequenas colheres.

Notas

Faça com antecedência: Se estiver fazendo affogato para um jantar, coloque o sorvete em copos e congele com antecedência.

Esta é uma receita fácil, mas é importante servir o affogato assim que o espresso for derramado sobre o sorvete, pois ele derreterá rapidamente.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 140 Gordura total: 7g Gordura saturada: 5g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 2g Colesterol: 29mg Sódio: 59mg Carboidratos: 16g Fibra: 0g Açúcar: 14g Proteína: 2g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.