Almôndegas de lentilha vegana

Ir para a receita

Almôndegas sem carne vegetarianas e veganas assadas feitas com lentilhas e cogumelos são embaladas com sabores tradicionais italianos e perfeitas em cima de macarrão de abobrinha.

  Almôndegas de lentilha vegetariana com molho marinara em cima de macarrão de abobrinha em um prato de cerâmica italiana.

Desde que postei em setembro passado, meu Bolo de lentilha vegano tem sido muito popular. Ele continua recebendo as melhores críticas! Alguns leitores mencionaram que a receita daria boas almôndegas veganas, e eu tive que concordar! Fiz essas almôndegas de lentilha veganas da mesma forma que fiz o pão de lentilha.

Almôndegas de lentilha veganas são melhor servidas em uma base de “macarrão” sem amido, como macarrão de abobrinha ou espaguete de abóbora . Agora que minhas abobrinhas estão chegando em zoodles são a escolha óbvia. Meus filhos, no entanto, ainda preferem massas tradicionais. Eu acho que essas almôndegas veganas seriam deliciosas como um sanduíche de almôndega sem carne com queijo derretido. Essas almôndegas veganas não têm gosto de carne, mas são saborosas. As únicas almôndegas sem carne que encontrei que realmente têm gosto de carne são à base de soja e muito processadas. Comparadas às almôndegas tradicionais, essas almôndegas veganas sem carne são muito mais ricas em fibras e mais baixas em gordura. Lentilhas e nozes criam uma almôndega vegetariana que é uma ótima fonte de proteína à base de plantas.



Como fazer almôndegas veganas

  Cebola, cogumelos e alho são refogados em uma frigideira de ferro fundido para almôndegas de lentilha vegana

Almôndegas de lentilha veganas começam da mesma maneira que minha receita de pão de lentilha vegana. Refogue a cebola, o alho e os cogumelos até ficarem macios. Eu também gosto de adicionar pimentão vermelho aqui, mas não tinha nenhum no dia da sessão de fotos. Você verá no vídeo!

  Lentilhas, cogumelos, nozes, especiarias italianas, pasta de tomate e migalhas de pão em um processador de alimentos para fazer almôndegas de lentilha veganas.

Os vegetais amolecidos vão direto para o processador de alimentos junto com lentilhas cozidas, migalhas de pão (eu gosto do Ian sem glúten), aveia, farinha de linhaça, especiarias, nozes e pasta de tomate. Se você tem alergia a nozes, pode omitir as nozes, mas as bolinhas ficarão um pouco mais macias. Adoro a textura que as nozes adicionam. Se você não tiver farinha de rosca, também pode usar mais aveia.

Como cozinhar lentilhas

Eu tenho um post inteiro sobre como cozinhar lentilhas aqui ! Existem diferentes tipos de lentilhas e a variedade que você usa aqui faz uma grande diferença. Eu gosto de lentilhas vermelhas para pratos como dal e sopas, pois elas se quebram e ficam muito macias. Para esta receita, porém, queremos lentilhas francesas marrons ou verdes mais saudáveis. Você pode cozinhá-los seguindo as instruções da embalagem e depois escorra e resfrie. Certifique-se sempre de enxaguar e escolher suas lentilhas secas para pequenas pedras e detritos. Se você gosta de atalhos, pegue um pacote de lentilhas cozidas a vácuo do Trader Joe's e pronto.

  Mistura de almôndegas vegana misturada em um processador de alimentos antes de fazer bolas e assar no forno.

Dica rápida: não processe demais esta mistura de almôndegas de lentilha! Queremos um pouco de textura aqui ou essas almôndegas sem carne ficarão muito moles. Na foto aqui eu provavelmente já fui um pouco longe demais com o processamento.

Cozinhar almôndegas de lentilha

  Almôndegas de lentilha vegana em uma assadeira pronta para ser assada no forno.

Eu gosto de assar essas bolas de lentilha no forno em vez de fritá-las em uma panela. Assar é mais fácil e adiciona menos óleo, mas ainda queremos que fiquem bem dourados. Para conseguir isso, usei uma assadeira generosamente com azeite e depois pincelei o topo das bolas de lentilha. Recentemente, porém, aprendi um truque com minha amiga Ginny de Vegano no Freezer . Asse as bolas de vegetais em uma forma de muffin e elas ficarão perfeitamente douradas!

  Almôndegas de lentilha vegana ao molho marinara em frigideira de ferro fundido red le creuset com manjericão fresco.

Quando as bolas de lentilha estão quase terminando de assar, aqueço um pote de molho marinara. Ou você pode tentar o meu marinada caseira feito de tomates frescos! Embora eles sejam mostrados aqui em uma panela de molho, depois de mais testes, agora recomendo que você mantenha essas almôndegas de lentilha longe do molho até o último minuto. Dessa forma, a crosta dourada fica firme e bonita.

Como fazer macarrão de abobrinha, também conhecido como “Zoodles”

  Uma tigela de macarrão de abobrinha em espiral é perfeito para servir com almôndegas de lentilha vegetarianas.

Eu uso um espiralizador para fazer macarrão com minha abobrinha fresca. Macarrão de abobrinha pode ser consumido cru ou cozido. Eu gosto mais deles al dente. Aqueça um pouco de azeite em uma panela em fogo médio e refogue por apenas alguns minutos para que o macarrão de abobrinha fique um pouco macio, mas não mole. Quando não estou usando marinara, gosto de adicionar um pouco de alho e sal na panela para dar sabor ao macarrão.

  Um prato de almôndegas veganas sem carne com molho marinara em macarrão de abobrinha.

Não é uma grande tigela de plantas'>   O interior de uma almôndega de lentilha vegana. Estas deliciosas almôndegas veganas são feitas com lentilhas, cogumelos e nozes.

Outras maneiras de usar almôndegas veganas

  • Abóbora espaguete assada e almôndegas
  • Bolsos internos de pita com queijo derretido para sanduíches de almôndegas.
  Assado vegetariano e vegano

Mais receitas de lentilha

  Almôndegas de lentilha vegana"meatballs" made with lentils and mushrooms are packed with traditional Italian flavors. These meatless meatballs are perfect on top of zucchini noodles.

Continuar para o conteúdo

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1/2 cebola amarela, picada
  • 1 1/4 xícara de cogumelos crimini picados
  • 1/2 pimentão vermelho, em cubos
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 1/2 xícaras de lentilhas marrons ou verdes cozidas
  • 1/4 xícara de farinha de rosca (sem glúten se necessário)
  • 1/4 xícara de aveia à moda antiga (certificada sem glúten, se necessário)
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • 1 colher de farinha de linhaça
  • 1 colher de sopa de tempero italiano
  • 1/2 colher de chá de semente de erva-doce
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • 1/4 colher de chá de pimenta
  • 1 1/2 colheres de sopa de pasta de tomate
  • molho marinara para servir

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 400 graus F.
  2. Aqueça o azeite em uma panela grande em fogo médio. Refogue a cebola até amolecer. Adicione os cogumelos e o pimentão e refogue até ficarem macios. Adicione o alho e refogue mais um minuto. Retire do fogo.
  3. Coloque as lentilhas, mistura de cebola e cogumelos, farinha de rosca, aveia, nozes, farinha de linhaça, tempero, erva-doce, sal, pimenta e pasta de tomate na tigela de um processador de alimentos. Pulse até que a mistura se junte quando pressionada, mas ainda esteja um pouco grossa. Enrole a massa em bolas de 1 1/2 polegada. Cubra uma forma de muffin com spray de cozinha e coloque as 'almôndegas' nos buracos. Cubra as bolas com o spray e leve ao forno até dourar e ficar firme, cerca de 30 minutos, virando na metade e cobrindo novamente com spray de cozinha. Deixe esfriar 10 minutos.
  4. Sirva com molho marinara quente e macarrão ou macarrão de abobrinha.

Notas

Para preservar a 'crosta' dourada dessas almôndegas, gosto de mantê-las secas e adicioná-las em cima do molho antes de comer. Faça com antecedência: essas almôndegas de lentilha podem ser feitas cedo e reaquecidas no fogão ou no forno até ficarem quentes. Guarde as sobras na geladeira sem molho. As informações nutricionais são aproximadas e calculadas por um aplicativo de terceiros. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente.

Informação nutricional:
Colheita: 12 Porção: 1 almôndega
Quantidade por porção: Calorias: 99 Gordura total: 5g Gordura saturada: 1g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 4g Colesterol: 0mg Sódio: 243mg Carboidratos: 10g Fibra: 3g Açúcar: 2g Proteína: 4g