Arroz de Sushi Instantâneo

Ir para a receita

Arroz de sushi no Instant Pot é a maneira mais infalível e deliciosa de prepará-lo. Com apenas alguns ingredientes e alguns minutos de preparação, você pode facilmente fazer rolos de sushi frescos ou tigelas de sushi em casa.

  Uma tigela de arroz de sushi perfeito fica em um balcão de cozinha em frente a uma panela de pressão Instant Pot.

Fazer sushi saboroso em casa é mais fácil do que você imagina. Arroz de sushi perfeitamente temperado, macio e pegajoso faz toda a diferença. Fazemos sushi na minha família há muitos anos e descobrimos que o arroz de sushi feito no Instant Pot é o melhor.

Esta receita foi adaptada de “The Great Sushi and Shashi Cookbook”, de Kazu Takahashi e Masakazu Hori, via New York Times . Há uma receita de rolo de sushi vegetariano no meu segundo livro de receitas, Vegano em um Instante , também.



  Arroz de sushi, vinagre de arroz, açúcar e sal em um balcão de cozinha. Estes são os ingredientes para fazer arroz de sushi em casa.

O que é arroz de sushi e como fazê-lo

Embora você possa fazer sushi com praticamente qualquer arroz, ou mesmo quinoa, o arroz de sushi tradicional difere de outras variedades de arroz de algumas maneiras. O arroz de sushi é tipicamente mais saboroso, com um equilíbrio entre doce, salgado e picante. Quando cozido, é macio, úmido e pegajoso, perfeito para segurar os rolos de sushi juntos.

Componentes do Arroz de Sushi Perfeito

  • Arroz: Use arroz para sushi. Arroz de sushi branco de grão médio a curto é fácil de encontrar na maioria dos lugares. Usar uma panela elétrica de arroz ou panela de pressão (Instant Pot) produzirá os melhores resultados.
  • Relação arroz/água e Tempo de Cozimento: Quando o arroz de sushi estiver cozido demais ou cozido em muita água, ele ficará mole. Ao usar uma panela elétrica de arroz, a proporção de arroz para água é normalmente de 1:2, mas isso pode variar, portanto, verifique sempre as instruções do seu aparelho. Para o Instant Pot, a proporção é de 1:1 1/4, pois quase não há evaporação. Ao dobrar arroz e grãos no Instant Pot, é melhor reduzir a quantidade de água após a primeira xícara, então para esta receita que usa 2 xícaras de arroz de sushi, eu uso 2 xícaras de água. Você também pode reduzir esta receita pela metade e usar 1 xícara de arroz. Basta usar 1 xícara de água e reduzir pela metade os ingredientes do vinagre.
  • Método de cozimento: Uma panela elétrica de arroz ou Instant Pot é o melhor método para cozinhar arroz perfeitamente todas as vezes.
  • Vinagre de arroz: Olhe atentamente para sua garrafa de vinagre de vinho de arroz, pois existem dois tipos diferentes. O vinagre de arroz temperado tem açúcar e sal adicionados, enquanto alguns outros são feitos apenas com arroz e água. Você pode usar qualquer um dos tipos, mas se usar temperado, não adiciona açúcar e sal, basta adicioná-lo ao arroz cozido como está.

Posso fazer esta receita de arroz de sushi no fogão ou na panela de arroz'>

Se você não tem um Instant Pot, ainda pode fazer este arroz de sushi perfeito. Uma panela elétrica de arroz é melhor, mas você pode fazer no fogão.

  • Panela de arroz : Cozinhe o arroz e a água na proporção de 1:2, mas verifique as instruções específicas do seu fogão.
  • Fogão : Cozinhe o arroz e a água na proporção de 1:1 no fogão em uma panela, tampada, por cerca de 15 minutos.
  Uma foto de close-up de rolos de sushi de abacate caseiro coberto com sementes de gergelim. Esta imagem mostra o arroz de sushi caseiro perfeito feito no Instant Pot.

Usando Arroz Sushi Caseiro

O arroz de sushi caseiro é melhor usado no vapor, pois pode secar. Você pode deixá-lo descansar no Instant Pot em quente, no entanto, por uma hora.

Continuar para o conteúdo   Uma foto de close-up de sushi de abacate para mostrar o arroz de sushi perfeito feito em casa no Instant Pot.

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz de sushi
  • 2 xícaras de água
  • 1/3 xícara de vinagre de arroz
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 colher de chá de sal

Instruções

  1. Lave o arroz em uma peneira de malha fina e sacuda a maior parte da água para que o arroz fique apenas úmido.
  2. Adicione o arroz e a água ao Instant Pot. Trave a tampa e ajuste a válvula para vedação, se necessário, em modelos mais antigos. Selecione manual/ panela de pressão (alta) por 3 minutos . Levará cerca de 13 minutos para que a pressão aumente antes que a contagem regressiva comece.
  3. Solte a pressão naturalmente. Isso levará cerca de 15 minutos. Você pode deixar o arroz descansar por até uma hora mantido quente na panela sem preocupações.
  4. Enquanto isso, misture o vinagre, o açúcar e o sal até que o açúcar se dissolva. Isso funciona melhor em uma panela pequena no fogão ou no microondas em uma tigela de vidro em intervalos de 20 segundos.
  5. Retire a tampa do Instant Pot e despeje o vinagre de arroz temperado sobre o arroz. Mexa com uma colher de pau ou a colher Instant Pot até combinar. O arroz ficará coberto com o vinagre e parecerá molhado no início, mas ficará perfeitamente úmido e pegajoso à medida que esfria.
  6. Deixe o arroz de sushi esfriar à temperatura ambiente e use-o para fazer sushi ou tigelas de sushi cobertas com vegetais.

Notas

Se estiver usando vinagre de arroz 'temperado', você pode pular o açúcar e o sal, pois já estão adicionados.

Para cozinhar 1 xícara de arroz, para uma quantidade menor, use 1 xícara de água e divida pela metade os ingredientes do vinagre temperado. O tempo de cozimento permanecerá o mesmo.

O pequeno copo de plástico que vem com o Instant Pot não é um copo cheio. É 160 ml, enquanto um padrão de 8 oz. copo é de 240ml. Por favor, use um copo medidor regular para esta receita.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 98 Gordura total: 1g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 1g Colesterol: 0mg Sódio: 452mg Carboidratos: 21g Fibra: 0g Açúcar: 6g Proteína: 1g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.