Bolo de chocolate sem farinha com ganache e avelãs

Ir para a receita

Aqui está uma verdadeira rolha de show para sua próxima festa. O bolo de chocolate sem farinha é leve e arejado, graças às claras de ovo batidas e sem farinha. Perfeito com um ganache macio e crocante e avelãs torradas.

Eu servi isso com sorvete de café caseiro . Bolo de chocolate sem farinha e sorvete de café são uma combinação feita no céu.




Continuar para o conteúdo   Bolo de chocolate sem farinha com ganache e avelãs

Ingredientes

Bolo de chocolate sem farinha

  • 10 onças de chocolate meio amargo ou meio amargo, picado
  • 1 1/4 xícaras (2 1/2 sticks) de manteiga sem sal, em cubos
  • 10 gemas grandes
  • 1/2 xícara mais 6 colheres de açúcar
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 9 claras de ovo grandes

ganache

  • 8 onças de chocolate meio amargo ou meio amargo, picado
  • 1 xícara de creme de leite pesado
  • 1 1/2 xícaras de avelãs, torradas, picadas grosseiramente

Instruções

  1. Para o bolo, posicione o rack no centro do forno e pré-aqueça a 350 ° F. Unte uma forma de mola de 10 polegadas de diâmetro com 2 3/4 polegadas de altura. Forre o fundo da forma com papel manteiga redondo. Coloque o chocolate e 1 1/4 xícaras de manteiga em uma tigela de metal média. Coloque a tigela sobre a panela de água fervente; mexa até que a mistura esteja derretida e lisa. Retire a tigela sobre a água; frio a morno, cerca de 10 minutos.
  2. Usando a batedeira, bata as gemas e 1/2 xícara de açúcar em uma tigela grande até ficar bem grosso e amarelo pálido, cerca de 5 minutos. Bata a baunilha e o sal. Misture delicadamente a mistura de chocolate na mistura de gema. Usando batedores limpos e secos, bata as claras e as 6 colheres de açúcar restantes em outra tigela grande até formar picos. Dobre 1/3 das claras batidas na mistura de chocolate. Dobre em brancos restantes em 2 adições. Transfira a massa para a forma preparada.
  3. Asse o bolo até que o testador inserido no centro saia com migalhas úmidas anexadas, cerca de 45 minutos (o bolo ficará inchado e parecido com suflê durante o cozimento). Arrefecer o bolo na forma na grelha durante 15 minutos (o bolo cairá no centro). Passe a faca nas laterais do bolo para soltar; pressione a borda do bolo para baixo para nivelar com o centro. Retire as laterais da forma e esfrie o bolo completamente. DO AHEAD Pode ser feito com 1 dia de antecedência. Cubra e armazene em temperatura ambiente.
  4. Para o ganache, misture o chocolate e o creme de leite em uma tigela de metal média. Coloque a tigela sobre a panela com água fervente e mexa até que o chocolate derreta e a mistura fique homogênea. Retire a tigela sobre a água; deixe descansar até que o ganache esfrie um pouco, mas ainda possa ser derramado, cerca de 5 minutos.
  5. Coloque o bolo resfriado no rack definido sobre a assadeira com aro. Despeje 1/2 xícara de ganache por cima do bolo. Usando uma espátula offset, espalhe rapidamente o ganache por cima e nas laterais do bolo. Congele o bolo 3 minutos. Despeje o ganache restante por cima do bolo. Trabalhando rapidamente, mas com cuidado e segurando o fundo da forma e a grade juntos, incline levemente a grade com o bolo de um lado para o outro, permitindo que o ganache flua uniformemente sobre os lados superior e inferior do bolo; lados lisos com espátula deslocada. Pressione as avelãs nas laterais do bolo para aderir. Refrigere o bolo até que o ganache esteja firme, cerca de 1 hora. DO AHEAD Pode ser feito com 1 dia de antecedência. Cubra com a cúpula de bolo e mantenha refrigerado. Deixe repousar à temperatura ambiente 45 minutos antes de servir.

Notas

  • Adaptado de Bolo de Chocolate Sem Farinha com Avelãs Torradas e Cerejas com Conhaque Bon Appetit março de 2007
  • Informação nutricional:
    Colheita: 10 Porção: 1
    Quantidade por porção: Calorias: 584 Gordura total: 42g Gordura saturada: 18g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 22g Colesterol: 235mg Sódio: 198mg Carboidratos: 45g Fibra: 5g Açúcar: 37g Proteína: 15g

    A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.