Caviar: o que é e qual o gosto?

Ir para a receita

O caviar faz aperitivos de férias elegantes que você pode encontrar em festas. E você deve estar se perguntando: “O que é caviar'> Só para você saber, este post contém links de afiliados, o que significa que fazemos uma pequena comissão quando você compra através deles.

  Uma bela foto aérea de caviar em uma tigela de gelo picado em uma bandeja de prata. Duas taças de champanhe ficam ao lado.

Enquanto estava no supermercado recentemente, minha filha perguntou por que todas as pequenas latas de ouro estavam em uma caixa refrigerada especial. Isso nos levou a falar sobre o que exatamente é o caviar, qual é o gosto, por que é caro e como comê-lo. Também conversamos sobre a ética e sustentabilidade dessa iguaria e se realmente vale o preço como uma das Alimentos mais caros .

Se você tem essas mesmas perguntas comuns, aqui estão todas as respostas!



O que é Caviar'>

Todos sabemos que o caviar é ovas de peixe , mas quem teve a ideia de começar a comê-lo em primeiro lugar'>

Acontece que a história do caviar começou na antiguidade – especificamente na Grécia Antiga – e que era uma verdadeira iguaria até então! Foi o reinado dos czares russos que colocou o caviar no limite, no entanto, depois de negociar com os gregos. Eles designaram seu próprio “caviar imperial”, que o elevou a uma oferta gourmet, gerando uma cultura de caviar que continua até hoje.

Em essência, a substância que chamamos de caviar são as ovas curadas com sal (ou ovos não fertilizados) do esturjão fêmea . Consiste em pequenas ovas de esturjão não fertilizadas, geralmente pretas, que são salgadas e embaladas em pequenas latas. No entanto, a cor pode variar de peixe para peixe (mesmo do mesmo tipo). O esturjão é um peixe migratório que pode chegar a pesar até 3.000 libras!

Você pode ter ouvido falar de diferentes tipos de caviar, mas isso é um caso de semântica. Tecnicamente, apenas os ovos do esturjão são caviar verdadeiro, de acordo com o FDA dos EUA . Às vezes chamamos esses ovos de pérolas ou bagas.

Quando colhemos os ovos de outros peixes, simplesmente os chamamos de ovas. Você pode ter tentado ovas de salmão ou massago no seu local favorito Sushi ver. Uni também é chamado de ovas, embora na verdade sejam os órgãos reprodutivos do ouriço-do-mar.

Enquanto as ovas de esturjão são o topo da linha, diferentes variedades oferecem diferentes sabores, texturas e experiências.

  Um agricultor de esturjão segura um grande peixe esturjão sendo criado para o caviar.

Esturjão Cultivado. Imagem: Shutterstock

Ética e Sustentabilidade

É importante considerar como nossas escolhas alimentares afetam o meio ambiente e os animais. Se vocês são vegano , o caviar certamente irá contra a sua moral. Isto poderia ser considerado vegetariano se forem utilizadas práticas livres de crueldade.

No passado, a colheita de caviar significava matar o esturjão e removê-lo da natureza. Infelizmente, a sobrepesca do esturjão levou a espécie a se tornar criticamente em perigo .

Hoje, com as proteções de pesca em vigor, grande parte do caviar é colhido de forma mais sustentável do esturjão cultivado.

Algumas fazendas buscam um caviar mais ético e sustentável, permitindo que os peixes atinjam a idade adulta antes de matá-los e usando toda a carne além das ovas, enquanto outras usam métodos sem matar. Os métodos sem matar podem variar de operações de cesariana a massagear os óvulos.

KC Caviar no Reino Unido afirma produzir caviar livre de crueldade por meio de um processo no qual os ovos são removidos por meio de desova natural. Caviar da Califórnia é outra fazenda que afirma colher caviar sem prejudicar os peixes.

Se comprar ou comer caviar está de acordo com sua moral é uma decisão pessoal, mas é sempre melhor estar informado. Para mim, alguns minutos de sabor nunca valem a pena causar sofrimento, e eu provavelmente escolheria um ingrediente igualmente especial como trufas . Ostras são outra ótima opção de frutos do mar que é muito sustentável.

Caviar Vegano

Se você segue uma dieta baseada em vegetais, mas quer experimentar a experiência do caviar, são opções veganas.

caviar vegano é feito de pérolas de algas negras e está disponível na Amazon ou no World Market. É muito mais barato que a variedade de esturjão, é livre de crueldade e pode proporcionar uma experiência semelhante.

  Uma lata dourada de caviar Osetra com uma colher pequena e canapés ao fundo.

Imagem: Bester Caviar via Amazon

Principais tipos de caviar: Sevruga, Osetra e Beluga

Vários fatores determinam o preço do caviar. Um desses fatores é a variedade de esturjões de onde vêm os ovos. Existem três tipos principais, e cada um tem características diferentes que os tornam distintos.

A partir daí, os tipos de caviar recebem uma nota de acordo com sua qualidade. Os ovos maiores e mais uniformes são de Grau 1 e serão os mais caros. Ovos menos uniformes com uma estrutura mais delicada são de Grau 2 e custarão um pouco menos.

Os três tipos de esturjão que fornecem a maioria do caviar gourmet são o esturjão beluga, o esturjão osetra e o esturjão sevruga.

Caviar Sevruga ($)

O sabor mais intenso vem do caviar sevruga surpreendentemente acessível. Reconhecerá esta variedade pelos seus pequenos ovos cinzentos ou pretos. Tem um sabor amanteigado, com notas que sugerem o sal e a salmoura do mar.

O caviar Sevruga tem um sabor menos suspeito e é um ótimo lugar para iniciantes.

Caviar Osetra ($$)

O caviar Osetra pode ser o caviar mais popular do mundo. É high-end, mas ainda cai na extremidade acessível do espectro. Varia em cor, mas geralmente é um marrom dourado.

Qual é o sabor do caviar'>

caviar beluga ($$$)

Faz sentido que um dos caviares mais raros do mundo também seja um dos mais caros! A população de esturjões beluga é pequena e está diminuindo, e essa iguaria rara é indo extinto junto com ele.

Este caviar é tão bonito quanto delicioso, variando de preto profundo a um verde profundo único. O sabor do caviar do esturjão beluga é mais semelhante ao sabor das avelãs. Este é o tipo de caviar que experimentei naquela festa há muito tempo, conhecido pelo “pop cáspio!”

Por que o caviar é tão caro'>

Trazer o caviar para o mercado é demorado e trabalhoso. Leva de 7 a 10 anos para o esturjão começar a produzir ovos para a colheita. O ultrassom é então usado para determinar a produção de ovos. Se os ovos estiverem prontos, o peixe é normalmente sedado e, em seguida, os ovos são removidos por cesariana ou outros métodos de extração.

Em seguida, os ovos delicados são processados ​​por lavagem para remover quaisquer ovos quebrados e outros tecidos. Isso tudo é feito à mão e, às vezes, os ovos quebrados são removidos meticulosamente com uma pinça. Os ovos colhidos são limpos, salgados, resfriados e envelhecidos por cerca de três meses.

O tipo de peixe e a qualidade também contribuem para as grandes diferenças de preços. O mais caro sendo almas , uma variedade de cor dourada do esturjão beluga iraniano que foi vendida por mais de US $ 34.000 por 1 kg. Atualmente, você pode obter 4 onças. do almas sobre Amazonas por cerca de US$ 1.600.

Os preços do caviar caíram nos últimos anos graças ao cultivo do esturjão e à proteção da espécie, embora ainda seja uma iguaria cara.

Qual é o sabor do caviar'>

O sabor do caviar pode variar muito dependendo do tipo de caviar. No entanto, em geral, o caviar é levemente salgado e suspeito, cremoso, suave e até um pouco de noz.

Assim como o peixe de boa qualidade, o caviar deve ter um sabor fresco e não excessivamente o sabor do oceano . Também tem um sabor amanteigado e cremoso inesperado.

A textura é tão importante quanto o sabor, no entanto. É composto de macio, mas não mole, leve, contas delicadas e distintas que deslizam pela boca e explodem quando mordidas .

Algumas pessoas adoram o sabor, enquanto outras não gostam muito. É realmente uma coisa de gosto pessoal.

  Uma foto de close-up de um blini coberto com creme fraiche, caviar preto e cebolinha em um fundo de ardósia.

Como comer caviar

De acordo com muitos conhecedores de caviar, a melhor maneira de desfrutar de caviar é pegar uma colherzinha delicada e cavar, saboreando cada gole por conta própria! Reconheço, porém, que essa pode não ser a melhor maneira de oferecer caviar aos convidados de uma festa ou evento!

Muitas vezes, você deseja fornecer algum tipo de base para servir de veículo para o caviar. Certifique-se de que é algo sem sal, pois o caviar já é salgado por conta própria! Não deve contribuir com muito sabor, pois você quer que o caviar seja a estrela.

É comum ver cerca de meia colher de chá de caviar servida em um ponto de torrada, blini ou biscoito simples.

Os verdadeiros conhecedores de caviar dirão para você não mastigar seu caviar, mas saborear o sabor usando a língua para espalhá-lo pela boca. O caviar é menos uma comida e mais uma experiência, e você vai querer aproveitar o tempo para apreciar os muitos sabores do oceano!

Se você está se perguntando como armazenar o caviar ao servi-lo, coloque-o em uma cama de gelo para mantê-lo refrigerado. Depois, pode manter-se por até três dias se estiver suficientemente refrigerado. O ideal é comê-lo de uma só vez.

Convide seus convidados a se servirem de uma pequena quantidade usando uma colher não metálica. Uma colher de caviar dedicada é uma bela e funcional obra de arte que não distorce o sabor das ovas!

Embora o caviar tenha sido tradicionalmente apreciado como está ou simplesmente em canapés, ele está sendo usado cada vez mais como um complemento para outros pratos, como massas ou ovos mexidos.

  Uma tigela de vidro cheia de caviar preto e uma colher branca está em uma travessa de mármore ao lado de panquecas russas blini.

Ingredientes de cortesia

As duas bebidas que você provavelmente verá servidas ao lado de caviar são vodka e champanhe. Você pode escolher champanhe se quiser apresentar uma propagação luxuosa. Você pode preferir se divertir com vodka (talvez um Vodka Martini ) se você quiser emparelhar russo com russo e manter um tema!

Na verdade, cada uma dessas bebidas é um acompanhamento perfeito para ovas de esturjão ricas e salgadas! As bolhas e a acidez do champanhe manterão a experiência sensorial a cada gole. Da mesma forma, o sabor nítido da vodka de alta qualidade servirá como um bom contraste com a mordida salgada de um ótimo caviar!

O caviar é um ingrediente que é melhor mantido simples. No entanto, existem alguns ingredientes que combinam bem.

  • Comprar
  • pontos de torradas brancas
  • creme fraiche
  • cebolinha
  • aneto
  • ovos
  • cozinha francesa
  • limão
  • lagosta
  • massa
  • Cebola crua
  • chalotas
  • sal
  • salmão fumado
  • cozinha russa
  • batatas
  • vodka
  • champanhe
  • chocolate branco

Benefícios para a saúde

Faz sentido que o caviar seja bom para você. Mesmo que não se pareça com os frutos do mar tradicionais, tem muitos dos benefícios para a saúde de uma porção de peixe! Alguns dos benefícios do caviar pode surpreendê-lo!

No nível mais básico, o caviar de todas as variedades contém uma tonelada de vitamina B12 e importantes ácidos graxos ômega-3.

Segurança do caviar durante a gravidez

O caviar malossol (curado com sal) não é pasteurizado e, como outros peixes crus, apresenta o risco de listeria. Se estiver grávida, pergunte ao seu médico antes de comer ovas de peixe.

Continuar para o conteúdo Rendimento: 10 (1/2 colher de chá) porções

O que é Caviar + Como Comê-lo

Você já se perguntou, 'o que é caviar?' Aqui está o que você precisa saber sobre o gosto do caviar e como comê-lo! Na verdade é muito simples!

  Um pequeno prato de caviar ao lado de uma pilha de panquecas blini russas.

Ingredientes

Instruções

  1. Mantenha o caviar refrigerado e fechado até que esteja pronto para servir.
  2. Quando estiver pronto para servir, coloque a lata de caviar em uma tigela ou prato de gelo picado para mantê-lo frio.
  3. Use colheres pequenas não metálicas para manusear o caviar. O metal oxida os ovos, e é por isso que as colheres de madrepérola são frequentemente usadas. Colher caviar de cima para baixo para evitar esmagar os ovos delicados.
  4. Sirva como está, ou em cima de blinis, torradas brancas ou fatias de pepino cobertas com um montão de creme fraiche e cebolinha.   Caviar Vegan Tzar - Pérolas Gourmet de Algas Marinhas - Frasco de 3,7 oz Preto Estilo Beluga
  5. Os conhecedores de caviar geralmente recomendam deixar esse ingrediente ser a estrela e manter as coisas simples, no entanto, outros e muitos chefs os adicionam a crepes, massas, ovos mexidos e muito mais.
  6. O caviar aberto pode ser mantido na geladeira por cerca de 3 dias, mas é melhor comido no dia em que é aberto.

Notas

O que é Caviar


As ovas (ovos não fertilizados) de esturjão que foram curados com sal, envelhecidos por cerca de 3 meses e embalados em uma pequena lata. É uma iguaria russa frequentemente servida em blinis ou batatas como aperitivos elegantes. Os três tipos principais são: Sevruga, Osetra e Beluga.

Gosto


O caviar deve ter gosto de oceano - apenas ligeiramente salgado e suspeito.

Armazenar e usar

Nunca congele ou cozinhe caviar. Deve ser servido fresco e frio. Você pode adicioná-lo a receitas quentes, como massas, batatas e ovos mexidos, mas adicione-o no final, como guarnição.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 10 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 7 Gordura total: 1g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 0g Colesterol: 17mg Sódio: 43mg Carboidratos: 0g Fibra: 0g Açúcar: 0g Proteína: 1g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.