Chana Masala

Ir para a receita

Esta receita fácil de Chana Masala faz com que comer uma refeição indiana saudável em casa seja tão rápido e delicioso! Chana masala é simples, satisfatório, saudável e saudável. É delicioso com um acompanhamento de arroz ou quinoa, acompanhado de pão naan ou como parte de uma refeição estilo tigela de Buda.

  Este fácil curry indiano de grão de bico chana masala é uma deliciosa refeição vegana e sem glúten. Sirva com arroz de açafrão ou como parte de uma tigela de Buda.

Minha família tem estado em um pontapé de comida indiana ultimamente. Alguns meses atrás eu era tudo sobre os caril de grão de bico de coco tailandês como este Curry amarelo com grão de bico e legumes assados . Uma noite, recentemente, decidimos tirar a noite de folga e ir ao nosso restaurante indiano local, Sabor da Índia . Com um pequenino cansado demais, comer em um restaurante simplesmente não aconteceria, então Yummy Hubby levou nossa refeição para ir para casa do trabalho. Eu amo que o Flavor of India aqui em Santa Barbara oferece pedidos online e muitas opções vegetarianas e veganas. Fazia muito tempo que eu não comia uma boa refeição indiana, e isso me lembrou o quanto eu amo essa culinária. Enquanto o Yummy Hubby recebe Benghan Barta, um prato de berinjela assada, meu prato preferido é quase sempre Chana Masala.

O que é Chana Masala'>   Esta receita fácil de chana masala se reúne em uma panela para uma refeição vegana fácil.

Chana Masala é como um curry de grão de bico. Flavor of India descreve-o simplesmente como “Grão-de-bico em um molho especialmente temperado”. Depois de curtir Chana Masala em restaurantes e até pegar a versão de freezer do Trader Joe’s, mal podia esperar para tentar fazer essa receita indiana clássica em casa. Normalmente, posso criar uma receita apenas olhando a lista de ingredientes em um pacote comprado na loja, mas o chana masala acabou sendo um pouco mais difícil. Embora o chana masala seja composto principalmente de ingredientes simples, como cebola, tomate e grão de bico, ele também inclui especiarias que normalmente não são encontradas nas cozinhas americanas. O tempero mais improvável é o Amchur, que também é conhecido como pó de manga seca. Amuchr dá a receitas como chana masala e outros pratos indianos uma mordida forte e picante. Você pode ler mais sobre isso aqui em Comida 52 .



Como fazer Chana Masala fácil

Chana masala é para ser uma refeição casual e sem complicações, e eu queria manter esta receita fácil e sem complicações, então fiz com ingredientes que você pode encontrar mais facilmente. A maior parte das especiarias tradicionais de chana masala é fácil de encontrar: cominho, açafrão e garam masala estão disponíveis na maioria dos supermercados. Garam masala pode ser uma novidade na sua cozinha. Garam masala é na verdade uma mistura de especiarias. Se você preferir fazer sua própria mistura, existem receitas online. Achei esta receita de chana masala igualmente deliciosa, mas se você quiser fazer uma versão mais autêntica, fique à vontade para adicionar uma pitada de pó de manga seca e omitir o suco de limão que incluí na receita. As sementes de cominho também são comumente usadas, mas, novamente, como eu não tinha nenhuma no meu armário de especiarias, elas não foram incluídas aqui.

  Chana Masala

Adoro a simplicidade de pratos como este chana masala. Ele ferve em uma panela enquanto um pouco de arroz ou quinoa faz sua parte no Instant Pot. Nós amamos esta receita melhor com o meu Arroz temperado com cúrcuma dourada . Adoro usar o grão de bico picante como ponto de partida para um jantar no estilo da tigela de Buda. Desta vez, adicionei abacate e abóbora assada, mas você pode usar qualquer vegetal que tiver. Outro favorito apresentado acima é o chana masala com berinjela. Um chutney indiano ou molho seria ótimo para adicionar também. Faça um e me marque Instagram @yummymummykitchen porque adoro ver o que você está fazendo e ter novas ideias!

Esta receita não foi a mais fácil de fotografar, mas o vídeo é um exemplo melhor de como esta receita se junta. Não perca!

Continuar para o conteúdo

Ingredientes

  • 1 cebola amarela, em cubos
  • 1/8 colher de chá de sal
  • 4 dentes de alho, picados
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco picado
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma
  • 1 colher de chá de garam masala
  • pitada de pimenta vermelha moída
  • 1 xícara de tomate picado (cerca de 3 Romas)
  • 3/4 xícara de caldo de legumes
  • 1 colher de chá de açúcar de coco
  • 1 1/2 xícaras de grão de bico escorrido (grão de bico)
  • 1/4 xícara de coentro picado
  • suco de 1/2 limão

Instruções

  1. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Adicione um pouco de azeite, óleo de coco ou caldo de legumes e refogue a cebola até ficar macia e dourada, cerca de 7 minutos. Adicione o alho e o gengibre e refogue mais um minuto. Adicione o cominho, açafrão, garam masala e pimenta vermelha e misture. Adicione os tomates, o caldo e o açúcar de coco e deixe ferver. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Os tomates devem ter se quebrado em um bom molho. Adicione mais pimenta vermelha para aquecer e tempere com sal a gosto. Adicione o grão de bico, o coentro e o suco de limão. Sirva sobre o arroz.

Notas

* You may want to double this recipe if using as a main dish for four people.
* If you love your greens like I do, try wilting in some fresh baby spinach at the end. * For a more authentic chana masala, replace the lemon juice with a pinch of Amchur (dried mango powder) and add cumin seeds. *Nutrition Information is approximate, calculated by a third party site, and calculated for 1/3 of the chana masala recipe without rice or vegetables.
Informação nutricional:
Colheita: 3 Porção: 1/3 receita
Quantidade por porção: Calorias: 117 Carboidratos: 22g Proteína: 6g