Combinação de Alimentos 101: Regras, Benefícios e Tabela

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O processo de combinação de alimentos é um padrão alimentar com raízes centenárias que leva em consideração como a mistura de diferentes categorias de alimentos nas refeições afeta sua digestão e saúde geral. Vamos aprofundar os fatos sobre a combinação de alimentos ayurveda, como funciona, as regras dessa dieta e como a compreensão de um gráfico de combinação de alimentos pode afetar sua saúde.

  Uma bela tigela de homus com legumes coloridos.

Hummus (amido) combina bem com vegetais, mas não com alimentos ricos em proteínas.

Se você atualmente consome uma dieta típica do estilo ocidental, não presta atenção em como está combinando seus alimentos.



Ou seja, combinar amidos e proteínas – ovos e torradas no café da manhã, um sanduíche de peru no almoço ou carne e batatas no jantar – é bastante comum em sua dieta diária.

Mas você já considerou o que essas combinações podem estar afetando sua digestão'>

O que é Combinação de Alimentos?

Combinação de alimentos – também conhecido como trofologia – tornou-se uma tendência de dieta popular nos últimos anos, mas suas raízes são muito mais antigas do que qualquer um de nós poderia imaginar.

A filosofia da combinação de alimentos vem de Dietas ayurvédicas , que remonta aos padrões de consumo na Índia antiga. Além disso, a abordagem de combinação de alimentos também inclui princípios da dieta macrobiótica da década de 1920. Se você está interessado em Ayurveda, confira esta carga lunar Água da Lua !

Esse padrão de alimentação rejeita a mistura de diferentes categorias de alimentos, como proteínas e amidos, nas refeições. Devido à crença de que combinações inadequadas de alimentos podem ter um efeito contrário na capacidade do seu corpo de digerir ou “decompor” esses alimentos com eficiência para absorção adequada de nutrientes. Consequentemente, tendo um impacto negativo na sua saúde geral.

As regras de combinação de alimentos são rígidas, dividindo os alimentos em categorias básicas que se misturam de maneiras e horários muito específicos. Algumas abordagens aos planos de combinação de alimentos classificam os alimentos como ácidos, alcalinos ou neutros, mas a maioria divide os alimentos em grupos. Incluindo:

  • Amidos
  • Frutas (divididas em categorias de frutas doces, ácidas e de melão)
  • Legumes sem amido
  • Proteínas
  • Gorduras

Existem muitas regras para combinar corretamente esses grupos de alimentos. Para entender melhor, aqui estão 5 regras fundamentais que os seguidores leais da dieta sugerem fazer a diferença na sua digestão e saúde.

  Um belo prato de frutas tropicais que funcionaria para uma dieta ayurvédica combinando.

A fruta digere mais rapidamente e deve ser consumida sozinha ao seguir esta dieta.

Regras de Combinação de Alimentos Ayurveda

1. Coma frutas com o estômago vazio.

Coma frutas ou beba sucos (que devem ser diluídos com água) logo pela manhã, entre as refeições, ou como entrada, mas não os coma com outros alimentos, no meio de uma refeição ou como sobremesa.

Isso se deve à crença de que a fruta exige menos esforço do corpo para digerir e se move rapidamente para o estômago para a decomposição, deixando-a pronta para o almoço.

2. Nunca combine proteínas de alta qualidade e alimentos muito ricos em amido na mesma refeição.

Proteínas, como sementes, nozes e manteiga de nozes, não devem ser combinadas com vegetais ricos em amido.

O processo de pensamento por trás dessa combinação é que os alimentos de amido e proteína digerir de forma diferente devido à liberação de enzimas pepsinas para digerir proteínas.

Em vez disso, consuma proteínas com vegetais não amiláceos e marinhos para obter melhores resultados de digestão.

3. Os grãos podem ser combinados com todos os vegetais

A combinação de alimentos sugere que os amidos, tanto em grãos quanto em vegetais ricos em amido, são digeridos de maneira semelhante.

Por isso, sugere-se harmonizar alimentos como arroz, farro e Quinoa e batatas e abóboras durante as refeições.

4. Combine gorduras proteicas com vegetais sem amido

Gorduras proteicas, como abacate, queijos, azeitonas e nozes, e vegetais sem amido são considerados uma boa combinação de alimentos. Além de vegetais sem amido, acredita-se que frutas ácidas, como cítricas, combinam bem com gorduras.

5. Consuma leguminosas com legumes

Feijão e leguminosas são proteínas que também contêm grandes quantidades de amido. Lentilhas, feijões e ervilhas são uma importante fonte de à base de plantas proteína e um alimento básico em todo o mundo. As leguminosas são uma fonte fantástica de proteína e fibra, mas combiná-las conscientemente pode ajudar a torná-las mais digeríveis.

eu sou, como tofu e tempeh , deve ser considerada uma proteína de alta qualidade, e todas as outras leguminosas como amido . Se você tiver problemas para digerir leguminosas, coma-as apenas com vegetais. Por exemplo, coma homus com legumes ou bolos de arroz e lentilhas com legumes e nenhuma outra proteína adicionada. Por outro lado, o tofu seria melhor com legumes em vez de arroz.

  Um gráfico de combinação de alimentos fácil de entender que mostra as regras desta dieta. As proteínas estão à esquerda, os alimentos versáteis no meio e os amidos à direita.

Seguindo um gráfico de combinação de alimentos em 3 etapas

Os gráficos podem variar muito, considerando o “tipo” de dieta que você está seguindo – pH versus grupos de alimentos.

Seguindo a abordagem do grupo de alimentos, aqui está um fluxo simples de 3 etapas que você pode aplicar a qualquer gráfico de combinação de alimentos que gostaria de seguir.

  1. Escolha uma categoria em cada refeição

Escolha um componente alimentar principal para a sua refeição de uma das seguintes categorias de alimentos.

  • Amido
  • Fruta
  • Proteína
  • Gordo
  1. Combine com vegetais sem amido. Depois de escolher um componente principal, escolha qualquer vegetal sem amido para preencher o resto do seu prato.
  2. Espere 3 a 4 horas antes de comer uma nova categoria. Espere entre as refeições para garantir tempo suficiente para a digestão. No entanto, você pode desfrutar de pequenos lanches de vegetais sem amido entre as refeições, se necessário.

Prós e contras da combinação de alimentos

Além das principais filosofias e regras de combinação de alimentos, também é importante entender os possíveis benefícios e contras para sua saúde.

Prós

  • Pode melhorar a digestão

Cólicas estomacais, dor, gases e inchaço são todos sinais de má digestão .

A combinação de alimentos sugere que combinar estrategicamente seus alimentos pode melhorar os problemas estomacais associados à quebra ineficiente de alimentos no intestino.

Além disso, aumentando a absorção de nutrientes e proporcionando um aumento de sua energia pós-refeição.

  • Pode Promover a Manutenção do Peso

O benefício de uma melhor digestão com a combinação de alimentos também pode ajudar a manter seu peso.

Nesta filosofia, o pensamento é que combinar os alimentos errados resulta em resíduos de alimentos não digeridos sendo deixados no intestino para apodrecer e fermentar.

No entanto, acredita-se que os alimentos combinados adequadamente são totalmente digeridos no intestino, removendo o acúmulo e eliminando a produção de gás. Resultando em perda de peso.

Contras

  • Falta Evidência Científica

Infelizmente, falta o respaldo científico para a dieta de combinação de alimentos. Isso dificulta para profissionais de saúde e nutrição para determinar a verdade e os benefícios reais. Incluindo taxas de digestão ou níveis de pH de diferentes categorias de alimentos.

  • Não é adequado para todas as pessoas

Essa dieta também não é apropriada ou segura para indivíduos com certas condições de saúde relacionadas à nutrição e à digestão. Como quem tem diabetes.

  • Pode não ser sustentável

Devido às regras de consumo altamente restritivas, a combinação de alimentos pode não ser uma dieta de longo prazo para a maioria das pessoas. E, como qualquer dieta, você pode experimentar ganho de peso ao retornar aos seus hábitos alimentares originais.

A combinação de alimentos pode beneficiar sua saúde'>

Uma dieta com raízes antigas do Ayurveda está novamente se tornando popular.

Embora a combinação tenha seus prós e contras, seguidores leais acreditam que boas combinações de alimentos podem melhorar a digestão.

Com uma compreensão mais clara desta dieta, você pode decidir se esta é a melhor dieta para melhorar sua saúde geral.

  Fotografia de uma tigela de sopa de legumes com feijão branco e farro.

Uma sopa de legumes com grãos antigos e feijão branco (amidos) é uma opção saudável.

Idéias de receitas de combinação de alimentos à base de plantas

Fontes consultadas para este artigo:

O livro completo da combinação de alimentos, por Kathryn Marsden.

Allison Lansman, RDN, LD

Continuar para o conteúdo   Tigela de Combinação de Alimentos

Ingredientes

Instruções

  1. Encha uma saladeira com alface e cubra com tomate cereja, abacate, cenoura e rabanete.
  2. Cubra com tofu (ou grão de bico + quinoa).
  3. Regue com o molho e saboreie imediatamente.

Notas

Esta é uma receita de combinação de comida vegetariana versátil em proteínas. Sinta-se à vontade para trocar o tofu por qualquer proteína que desejar. Ou, para uma receita vegetariana versátil com amido, troque o tofu por grão de bico e uma xícara de quinoa, que ainda são ricas o suficiente em proteínas.

Eu gosto mais do livro vinculado abaixo, pois tem uma abordagem mais relaxada e realista.

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Informação nutricional:
Colheita: 1 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 375