Como congelar tomates

Ir para a receita

Descubra como congelar tomates, do inteiro ao cereja ao verde, de maneira rápida e fácil. Perfeito para molho de espaguete e não há necessidade de empalidecer .

  Lindos pequenos tomates San Marzano em videiras. Descubra como congelar tomates, do inteiro ao cereja ao verde, de maneira rápida e fácil. Perfeito para molho de espaguete e não precisa branquear.

Cultivamos alguns tomates ao longo dos anos e sempre nos divertimos com eles. Os favoritos dos leitores incluem nosso Marinara de tomate fresco do jardim, Molho de Tomate Fresco , Sopa de Tomate Roasted , Bruschetta autêntica , e Panzanella .

Se você acabar com mais tomates do final do verão do que pode usar, tente congelá-los. Assim como nosso post sobre Como Congelar Abacates , você pode aprender algumas novas dicas, truques e receitas para usar seus tomates congelados. É o método mais fácil de conservar tomates frescos e funciona com qualquer tipo de tomate, desde o tomate cereja ao roma.



  Uma menina segurando um grande prato cheio de vários tomates de jardim caseiros.

Minha filha com nossos tomates caseiros San Marzano, Costoluto Genovese e Sweet 100

Como congelar tomates inteiros

  Os tomates cereja frescos inteiros ficam em uma assadeira antes de ir para o freezer. Este é o primeiro passo em como congelar tomates cereja.

Seja usando tomates cereja ou uva pequenos, ou maiores como os Romas, o primeiro passo é lavar e secar os tomates.

Em seguida, coloque-os em uma assadeira e leve ao freezer até endurecer, cerca de uma hora ou mais, dependendo do tamanho. Retire do congelador e transfira para um saco de congelação. Você também pode usar um recipiente ou jarra de armazenamento de alimentos, mas não poderá remover o ar, então isso não é preferível. Esprema o máximo de ar que puder e feche. Coloque novamente no congelador.

  Tomates inteiros congelados saem de um saco ziplock.

Descongelar, descascar e cortar tomates congelados

  Um tomate Roma que foi congelado e descongelado é descascado em uma tábua de corte.

Quando estiver pronto para usar seus tomates congelados, basta remover quantos forem necessários. Descongele em temperatura ambiente por cerca de meia hora, ou para acelerar as coisas, coloque em uma tigela com água morna por cerca de 5 minutos.

Você notará que as peles são muito fáceis de descascar neste momento, então não há necessidade de branqueá-las primeiro! Eu nem sempre descasco meus tomates e nunca faço com tomates cereja. Isso vai depender da sua preferência e receita.

  Tomates Roma que foram congelados, descongelados, descascados e picados em uma tábua de corte.

Para tomates em cubos, é mais fácil cortá-los quando ainda estiverem levemente congelados por dentro.

Como usar tomates congelados

  Espaguete com tomate cereja em panela le Creuset.

Tomates previamente congelados são melhor usados ​​em pratos cozidos, em vez de algo como salada, Caprese ou molho fresco . Depois de descongelados, eles ficarão mais macios, como os tomates enlatados.

  Molho marinara feito com tomates frescos da horta.

Os tomates cereja funcionam bem em molhos ou cozidos em alho e azeite e misturados com massas, assim receita . Tomates inteiros são perfeitos para nossos molhos italianos como este Marinara de Tomate Fresco , Tomate , ou Molho de Pizza Clássico . Ao substituir tomates congelados descongelados por enlatados, você pode adicionar um pouco de purê de tomate, como molho de tomate ou passata.

  Uma tigela de sopa de legumes italiana com farro.

Pique-os e jogue em suas sopas como o nosso favorito Sopa Italiana de Legumes , Minestrone de pote instantâneo ou Chili Vegetariano .

Perguntas comuns

Quanto tempo você pode congelar tomates'>

Armazenados adequadamente em um recipiente hermético, os tomates congelados devem durar até 6 meses.

Como você branqueia tomates para congelar?

O branqueamento não é necessário antes de congelar tomates frescos, pois as peles são fáceis de descascar após o descongelamento. Se você ainda quiser branquear primeiro, leve uma panela grande de água para ferver. Adicione os tomates e ferva até que as peles comecem a descascar, cerca de 30 a 60 segundos. Use uma escumadeira para remover e coloque em um banho de gelo. Descasque os tomates resfriados e adicione diretamente a um saco de congelação. Esprema o ar e congele.

Continuar para o conteúdo   Como congelar tomates

Ingredientes

  • 1 libra de tomates frescos (qualquer tipo)

Instruções

  1. Lave e seque bem os tomates para evitar queimaduras no congelador.
  2. Coloque os tomates, em uma única camada, em uma assadeira. Coloque no freezer e congele apenas até congelar. O tempo que isso leva dependerá do tamanho dos tomates, mas cerca de 2 horas.
  3. Retire do congelador e transfira para sacos de congelação antes que comecem a descongelar. Se você tiver um selador a vácuo para alimentos, use-o, caso contrário, os sacos com zíper são bons. Remova o máximo de ar possível dos sacos. Algumas pessoas fecham a maior parte do caminho, inserem um canudo e sugam o ar.
  4. Coloque os sacos de congelação no congelador e guarde lá até estar pronto para usar. Eles devem ser bons por até 6 meses quando armazenados adequadamente em um recipiente hermético.
  5. Quando estiver pronto para usar, retire quantos tomates congelados quiser e descongele em temperatura ambiente por 30 minutos, ou em uma tigela de água morna por 10. As peles serão fáceis de descascar. Eu gosto de descascar tomates maiores e picar para sopas e massas. Deixo as peles dos tomates cereja e uso em massas.

Notas

Ao substituir tomates congelados descongelados por enlatados, você pode adicionar um pouco de purê de tomate, como molho de tomate ou passata, pois os tomates enlatados geralmente são armazenados em molho ou suco de tomate.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 1 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 82 Gordura total: 1g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 1g Colesterol: 0mg Sódio: 23mg Carboidratos: 18g Fibra: 5g Açúcar: 12g Proteína: 4g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.