Como cozinhar lentilhas

Ir para a receita

Descubra como cozinhar lentilhas, do verde ao vermelho. Além disso, encontre 20 das melhores receitas de lentilhas, de sopas a saladas.

  Como cozinhar lentilhas vermelhas e verdes. Uma linda e saudável tigela de salada de lentilha vegana.

Nos últimos 5 anos ou mais, as lentilhas se tornaram um alimento básico na minha culinária. Essas pequenas leguminosas são baratas, saudáveis ​​e fartas. Eles são uma boa fonte de proteína e ferro à base de plantas, são de baixa caloria e ricos em fibras. Uma xícara de lentilhas cozidas fornece quase 18 gramas de proteína (1) .

Adoro fazer lentilhas nos dias de preparação de alimentos para adicionar Taças de Buda e saladas ao longo da semana, e adicioná-los a sopas e ensopados. Minha filha mais nova os cobre com marinara, vegetais e queijo e os assa em um lanche parecido com pizza (terei que compartilhar essa receita com você outra hora). Em seguida, certifique-se de verificar o meu post sobre Como cozinhar grão de bico + melhores receitas de grão de bico e Como Cozinhar Quinoa Perfeita + Melhores Receitas de Quinoa !



  Descubra como cozinhar lentilhas, além de 20 melhores receitas de lentilhas vermelhas e verdes.

O que são Lentilhas

As lentilhas estão na família das leguminosas, como os feijões. Eles são do tamanho de ervilhas, mas são planos como discos e têm um sabor de noz e terra. Mais comumente, as lentilhas são compradas secas, embora eu as tenha visto frescas e germinadas no mercado local. Você também pode encontrar lentilhas secas germinadas, que podem ser mais fáceis de digerir para algumas pessoas. Se você estiver com pressa, poderá encontrar lentilhas embaladas a vácuo na seção refrigerada de algumas lojas, como a Trader Joe’s, e lentilhas enlatadas com feijão. Estes são úteis para lançar em sopas de última hora.

As lentilhas são baratas, nutritivas e são consumidas em todo o mundo há muito tempo. O curry de lentilha vermelha (dal) faz parte da culinária indiana diária. A cozinha etíope tem seu próprio ensopado de lentilha vermelha. E eles são comumente usados ​​em sopas, ensopados e saladas em toda a Europa e nas Américas. Na Itália, as lentilhas são tradicionalmente consumidas na véspera de Ano Novo, pois acredita-se que as leguminosas em forma de moeda trazem prosperidade no ano novo.

Existem muitas variedades de lentilhas, mas as mais comuns que você encontrará nas lojas são verdes ou marrons e vermelhas, então vou focar nelas. As lentilhas beluga são pequenas lentilhas pretas parecidas com caviar e também ótimas para saladas.

  Um copo medidor de cobre cheio de lentilhas verdes secas.

Lentilhas verdes

As lentilhas verdes e marrons, assim como as lentilhas beluga, francesa e puy, mantêm sua forma quando cozidas. Eles são do tamanho de ervilhas, mas podem variar um pouco. Estas são a minha escolha para saladas saudáveis. Levam cerca de meia hora para cozinhar.

  Uma tigela de lentilhas vermelhas secas.

Lentilhas vermelhas

As lentilhas vermelhas e amarelas podem vir partidas ou inteiras. Não se surpreenda se suas lentilhas vermelhas não forem vermelhas – elas são realmente mais laranja. Quando eles são divididos, a pele é removida e as lentilhas quebram ao meio. As lentilhas vermelhas cozinham muito rapidamente (cerca de 5 minutos) e quebram para uma consistência macia. Eles são ótimos para caril muito macio e sopas cremosas, mas seriam uma má escolha para saladas. As lentilhas vermelhas se prestam bem a caril cremoso à base de leite de coco.

  Uma tigela de lentilhas vermelhas embebidas em água. Lentilhas não't need to be soaked, but should be rinsed and sorted before cooking.

Lave as lentilhas secas antes de cozinhar

As lentilhas não precisam ser encharcadas como os feijões, mas devem ser enxaguadas. É importante sempre escolher e enxaguar suas lentilhas, esteja você usando vermelho ou verde. Você pode notar pequenas pedras ou outros detritos com as lentilhas, e você vai querer descartar isso. Algumas pessoas também preferem mergulhar as lentilhas para ajudar na digestão e reduzir os antinutrientes. Depois de enxaguar as lentilhas em uma tigela com água algumas vezes, passe por uma peneira.

  Lentilhas verdes cozidas em uma panela.

Como cozinhar lentilhas no fogão

Para sopas e ensopados, você pode adicionar lentilhas diretamente na panela com o caldo e outros ingredientes. Certifique-se de levar em conta o líquido que as lentilhas absorverão.

Para saladas e outras preparações, você estará drenando as lentilhas cozidas, então não importa quanta água você use para cozinhar, desde que haja o suficiente para cobrir as lentilhas por alguns centímetros. Usar caldo de legumes em vez de água irá adicionar sabor. Você também pode adicionar sabor cozinhando com ervas e cebolas em cubos.

Cozinhe as lentilhas em uma panela tampada até ficarem macias. Isso levará cerca de 30 minutos para lentilhas secas verdes inteiras de tamanho médio. Prove algumas lentilhas. Eles devem ser macios, mas firmes. Escorra a água que sobrou e tempere como quiser. Eu gosto de adicionar alho fresco, azeite, vinagre de vinho tinto e sal e pimenta.

Como cozinhar lentilhas na panela instantânea

As leguminosas são um dos meus usos favoritos para o Panela de pressão instantânea . Reduz o tempo e é tão rápido e fácil. Adicione uma xícara de lentilhas secas e lavadas à panela e cubra com uma xícara de água ou caldo. Cozinhe em alta pressão com os seguintes tempos e, em seguida, solte a pressão cuidadosamente e rapidamente. Você também pode cozinhar lentilhas verdes por 5-6 minutos e depois fazer uma liberação natural da pressão. Eu peguei esses tempos do Instant Pot oficial local na rede Internet . Eu não recomendaria cozinhar lentilhas vermelhas no Instant Pot, a menos que seja parte de uma receita como de .

  • Lentilhas Verdes e Marrons: 8-10 minutos
  • Lentilhas Vermelhas e Amarelas: 1-2 minutos
  Uma bela salada de lentilha mediterrânea colorida em uma saladeira de madeira.

Receitas de Lentilha Verde

  Duas tigelas de dal de lentilha vermelha com arroz e ervas.

Receitas de Lentilha Vermelha

Perguntas comuns

As lentilhas precisam ser embebidas'>

Não, as lentilhas cozinham muito mais rápido que os feijões e não precisam de molho. Algumas pessoas gostam de mergulhá-los para ajudar na digestão.

Quanto as lentilhas se expandem?

As lentilhas secas quase dobrarão quando cozidas. Então, se você cozinhar 1 xícara de lentilhas secas, você pode esperar acabar com cerca de 2 xícaras.

As lentilhas vermelhas e verdes podem ser usadas de forma intercambiável?

Não, as lentilhas vermelhas são muito mais macias e cozinham mais rapidamente do que as verdes ou marrons.

As lentilhas contêm glúten?

Não, as lentilhas são naturalmente isentas de glúten. No entanto, é uma boa ideia sempre verificar a embalagem, pois a contaminação durante o processamento é uma possibilidade.

Como temperar as lentilhas?

Quando eu cozinho lentilhas verdes para preparar refeições para adicionar a saladas ou tigelas, geralmente dou a elas um pouco de bom azeite, vinagre de vinho tinto, alho fresco e um pouco de sal e pimenta.

Como as lentilhas devem ser armazenadas?

Mantenha as lentilhas secas em um recipiente hermético na despensa e elas têm uma vida útil de 2 a 3 anos. As lentilhas cozidas devem ser armazenadas em um recipiente hermético na geladeira e duram cerca de uma semana. Você também pode congelar suas lentilhas cozidas por 2-3 meses.

Continuar para o conteúdo   Uma bela salada de lentilha mediterrânea saudável com tomate, pepino, azeitonas, queijo feta, pimentão e lentilhas verdes.

Ingredientes

  • 1 xícara de lentilhas secas verdes, marrons ou francesas inteiras
  • 2 1/2 xícaras de água ou caldo de legumes
  • Sal e pimenta a gosto

Instruções

  1. Enxágue e pegue as lentilhas, descartando quaisquer pedrinhas ou detritos. Ralo.
  2. Adicione as lentilhas limpas e água ou caldo (o caldo adiciona sabor) a uma panela média.
  3. Deixe ferver, em seguida, reduza o fogo para ferver em fogo baixo. Cozinhe as lentilhas, cobertas, até ficarem macias, cerca de 25-40 minutos, dependendo do tamanho.
  4. Se todo o líquido não tiver sido absorvido, escorra as lentilhas. Tempere a gosto com sal e pimenta.
  5. Deixe as lentilhas esfriarem até a temperatura ambiente e guarde na geladeira até a hora de usar.

Notas

Certifique-se de verificar a embalagem para os tempos de cozimento, que podem variar dependendo do tamanho. Meu saco de lentilhas verdes germinadas secas de tru Roots, por exemplo, cozinha em apenas 5 minutos!

Veja o post para ideias de receitas, de sopas a saladas, a 'bolo de carne' de lentilha e muito mais.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1/2 xícara
Quantidade por porção: Calorias: 60 Gordura total: 0g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 0g Colesterol: 0mg Sódio: n/amg Carboidratos: 10g Fibra: 4g Açúcar: 1g Proteína: 5g