Como cozinhar tofu + melhores receitas de tofu

Ir para a receita

Considere este post seu Tofu 101! É hora de aprender sobre os vários tipos de tofu, como cozinhar tofu, se o tofu é realmente saudável e obter as mais saborosas receitas de tofu em um só lugar. Você tem uma receita de tofu favorita'>

  Uma bela salada saudável com cubos de tofu assados ​​crocantes, abacate, cenoura, rabanete roxo, tomate e verduras.

Muitas vezes recebo o pedido: “Socorro! O que eu faço com este pacote de tofu na minha geladeira?” Lembro-me da primeira vez que comi tofu na geladeira e não tinha ideia do que fazer com ele. Então, deixe-me explicar exatamente o que é o tofu, os vários tipos, as melhores receitas de tofu e como cozinhar tofu para que ele realmente tenha um gosto bom.



Como cozinhar tofu + melhores receitas de tofu é mais uma parcela do nosso série de fundamentos de cozinha que tem sido popular aqui. Outros que você pode gostar incluem:

  Descubra como cozinhar tofu e as melhores receitas de tofu. Uma colagem de receitas de tofu, incluindo ramen vegano com tofu, tigela teriyaki de tofu assado, salada de tofu e burritos de café da manhã veganos de tofu.

O que é Tofu'>

Tofu é basicamente apenas soja que é purê com água. Minerais como cálcio e magnésio são adicionados para ajudar a congelar a mistura, e então ela é prensada em blocos. Você pode fazer seu próprio tofu em casa usando leite de soja. Aqui está uma receita se você quiser experimentar. Você sabia que existe até tofu sem soja'>Tofu de grão de bico é uma opção popular sem soja.

O tofu é saudável'>

O tofu e a soja em geral podem ser um tópico controverso, então vamos resolver isso primeiro. Se você tem alergia à soja ou seu médico lhe diz para evitar a soja por razões médicas, você certamente deve ouvir. No entanto, para a maioria da população, produtos de soja não processados, como edamame, tofu e tempeh, são muito saudáveis. A soja tem sido um alimento básico nas dietas asiáticas há milhares de anos. Isso é apenas um feijão , afinal. A soja contém fitoestrogênio (estrogênio vegetal), mas também outros alimentos vegetais, como sementes de linho e maçãs.

Outra preocupação comum é que grande parte da soja cultivada hoje é OGM. A maior parte da soja transgênica é usada para alimentos processados ​​(você pode nem saber que o óleo de soja está à espreita nesses biscoitos comprados em lojas) e na agricultura animal.

A soja é uma fonte fácil de proteína à base de plantas, pois contém todos os aminoácidos essenciais. Eles também são embalados com vitaminas e minerais, incluindo cálcio, ferro, magnésio e zinco. Você pode ler mais sobre os mitos e informações erradas sobre a soja de Holly Wilson M.D. aqui . Minha posição pessoal é que o consumo moderado de soja integral, orgânica e real, como tofu, tempeh e edamame, é saudável para a maioria das pessoas, enquanto produtos de soja processados, como óleo de soja e isolado de proteína de soja, devem ser evitados.

Tipos de Tofu

  Diferentes tipos de tofu incluem esses dois do Trader Joe's. Organic high protein super firm tofu and sprouted organic tofu.

1. Extra Firme

O tofu extra firme é a melhor escolha quando você deseja que o tofu mantenha sua forma e tenha uma consistência “carnuda”. Use-o para pratos como refogados, tofu assado , tofu frito, mistura de tofu , e frito recheio de tacos. Ele vem embalado em água que deve ser drenada antes de usar. Este é o tipo de tofu que compro com mais frequência e sempre mantenho na minha geladeira. O meu favorito é o tofu rico em proteínas da Trader Joe , que é ainda mais firme que o tofu extra firme normal e não requer nenhuma pressão. Outro favorito conveniente é Tofu extra firme em cubos de Nasoya .

2. Médio

O tofu médio é macio e delicado, mas ainda mantém sua forma quando cortado. É perfeito para pratos como sopa de missô.

3. Seda

O tofu de seda é, como o nome sugere, sedoso. Tem uma consistência macia de pudim que o torna inadequado para pratos tradicionais de tofu, como refogados. O tofu de seda é perfeito para fazer molhos cremosos de macarrão sem laticínios, como macarrão com queijo e Alfredo, adicionar proteínas a smoothies e criar sobremesas veganas cremosas. Pense torta de seda de chocolate!

Como cozinhar tofu

Como discutimos, existem muitos usos e maneiras diferentes de cozinhar tofu. Aqui veremos como cozinhar tofu extra firme para saladas, refogados, tigelas e caixas de bento.

Etapa 1: Drenar

  Um bloco de tofu é cortado em lajes e pressionado em toalhas de papel.

Abra o pacote de tofu e escorra a água. Seque com um pano de prato limpo ou toalhas de papel. Algumas pessoas gostam de pressionar seu tofu com uma prensa de tofu ou uma prensa improvisada de uma panela em cima do tofu e um pano – eu pulo esta etapa. Corte o tofu no formato desejado. Cubos de 1 polegada, triângulos de 2 polegadas e bifes de 1/2 polegada de espessura funcionam bem.

Etapa 2: temperar ou marinar o tofu

  Uma tigela de macarrão ramen vegano e legumes com triângulos de tofu crocantes.

Você não pode errar com sal e pimenta simples. Uma fina camada de amido de milho ajuda a criar uma crosta crocante. Você também pode marinar em aminoácidos líquidos ou molho teriyaki por algumas horas antes de cozinhar na grelha ou assar no forno. Prefiro a textura do tofu melhor quando cozido com sal e pimenta, e depois revestido com uma marinada, como eu faço neste assado Tofu de gergelim receita. Cubos de tofu simples assados ​​ou fritos são ótimos para preparar refeições, pois você pode usá-los ao longo da semana em saladas, curry, etc.

Passo 3: Cozinhe

  Cubos de tofu crocantes fritos em uma frigideira le Creuset.
  • Assar : Misture o tofu em cubos com 1-2 colheres de sopa de azeite e polvilhe generosamente com sal e pimenta. Asse na assadeira a 450 graus F. por 30-40 minutos, virando uma vez até dourar e ficar crocante por fora.
  • Frigideira : Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira em fogo médio-alto. Adicione o tofu em cubos e cozinhe, virando ocasionalmente, até dourar e crocante por fora, cerca de 15 minutos.
  • Grade : Escorra, seque e corte o bloco de tofu em fatias ou bifes de 1/2-3/4″. Marinar em sua marinada favorita (nós gostamos de molho teriyaki ) por uma hora. Pré-aqueça a grelha em fogo médio alto. Retire o tofu da marinada e coloque na grelha. Cozinhe, virando uma vez, até que apareçam marcas profundas da grelha, cerca de 3 minutos de cada lado.

Receitas de tofu

  Tigelas de tofu teriyaki com arroz, brócolis, cenoura e micro verduras são uma ótima receita de tofu.

Meus filhos gostam mais de tofu feito simplesmente com um pouco de sal e pimenta e assado ou frito até ficar crocante. Veja como usamos:

  • Taças Teriyaki: Asse ou frite na frigideira e adicione um pouco de molho teriyaki quente e sirva com arroz e legumes para um jantar fácil.
  • Salada com Tofu : Uma das minhas maneiras favoritas de usar o tofu é fritar e servir em uma grande salada (foto acima). Para aqueles de vocês na área de Santa Barbara, meu pedido habitual no Natural Cafe, é o sub tofu Ranch Salad para frango com Molho de Tahine . Ou Molho César Vegano funciona lindamente também.
  • adicionar à Sushi vegetariano ou Pães frescos de primavera para proteína adicionada.
  • Usar neste Curry Amarelo Fácil em vez do grão de bico.

Para ainda mais receitas de tofu, continue!

Tofu grelhado mediterrâneo

Quando você precisa de uma receita de churrasco vegano ou vegetariano, esta receita de tofu marinado e grelhado é perfeita! É uma receita à base de plantas saborosa, saborosa e rica em proteínas para almoço, jantar ou preparação de refeições.

Receitas de tofu doce

De smoothies a sobremesas, o sabor suave do tofu também é versátil o suficiente para receitas doces.

Mousse de chocolate com tofu: mousse de chocolate e avelã da Cheat

Crédito da foto: cozinhaconfidante. com

Bolo de mousse de chocolate vegano deliciosamente rico

Crédito da foto: www.spabettie.com

Torta de manteiga de amendoim e chocolate vegana fácil de assar

Crédito da foto: shaneandsimple. com

Torta vegana de chocolate sem assar

Crédito da foto: eatplant-based. com

Smoothie de morango e tofu com papaia

Crédito da foto: www.thefrugalfoodiemama.com

Cheesecake vegano de tofu com limão

Crédito da foto: sweetandsavorymeals. com

Receitas salgadas de tofu

Minha maneira favorita de usar o tofu é como fonte de proteína para um prato principal. Aqui estão algumas das mais saborosas receitas de tofu salgadas ao redor.

Nuggets crocantes de tofu assado

Os nuggets de tofu empanados em panko são uma receita de tofu favorita para crianças (ou qualquer pessoa). Essas mordidas viciantes são como nuggets de frango, mas melhor! Eles são veganos, fáceis de fazer sem glúten e ricos em proteínas.

sofritas

A melhor receita de tofu Chipotle sofritas perfeita para tacos veganos ou tigelas de burrito Chipotle sofritas! Querendo saber 'O que é sofritas'>

Mistura de Tofu

Esta receita fácil de mistura de tofu faz um delicioso café da manhã. Descubra como fazer ovos mexidos veganos com uma mistura básica de tofu ou vegetais do mercado de agricultores.

Tofu Assado

O tofu assado crocante fácil com um esmalte de molho de soja com gengibre e gergelim é perfeito para tigelas de arroz e vegetais.

Espetinhos de Legumes

Espetinhos de vegetais frescos e coloridos com cebola, abobrinha, pimentão, abacaxi e tofu são perfeitos para um fácil churrasco vegetariano ou jantar de verão.

Burrito de café da manhã vegano

Burritos de café da manhã recheados com tofu mexido, batatas, abacate e rúcula fazem um delicioso café da manhã vegano de alta proteína.

Ramen vegano caseiro

Um delicioso caldo de ramen vegano caseiro e coberturas.

Tofu crocante de Air Fryer com molho pegajoso de laranja

Crédito da foto: www.veggiessavetheday.com

Tofu Banh Mi | Sanduíche de Tofu Vietnamita – Banh Mi Chay

Crédito da foto: gourmandelle. com

Veja como você pode facilmente fazer tofu Banh Mi e desfrutar de uma refeição vietnamita deliciosa, saudável e vegana!

Tofu grelhado com gengibre e gergelim

Crédito da foto: veganhuggs. com

Macarrão de legumes espiralizado com tofu defumado e molho de amendoim picante

Crédito da foto: www.supergoldenbakes.com

Salada de tofu com curry (vegana, sem glúten)

Crédito da foto: www.veggieinspired.com

TIGELAS DE TOFU DE BÚFALO VEGANO DE FIESTA COM TAHINI CREMA DE LIMÃO

Crédito da foto: justinecelina. com

Wraps de tofu cajun

Crédito da foto: theliveinkitchen.com

Tigela de abobrinha de espaguete vibrante com tofu defumado com waffle

Crédito da foto: www.spabettie.com

Tofu crocante assado e molho de amendoim refogado

Crédito da foto: joyfoodsunshine. com

Sanduíche de tofu Bulgogi com kimchi

Crédito da foto: cadryskitchen. com

Tacos crocantes de tofu assado com receita de salada de coentro e limão

Crédito da foto: www.rachaelhartleynutrition.com

Tofu refogado de brócolis com aletria de trigo sarraceno

Crédito da foto: www.fearlessdining.com

Tofu crocante com molho hoisin

Crédito da foto: joyfoodsunshine. com

Tigelas de tofu crocante {e molho de iogurte com alho e limão}

Crédito da foto: girlheartfood. com

Ensopado de Curry de Coco Tailandês

Crédito da foto: soupaddict. com

Quiche fácil sem glúten e vegano

Crédito da foto: watchlearnneat. com

Orange Tofu - com o EZ Tofu Press

Crédito da foto: vegetarianmamma. com

Tofu Cozido Tudo Vegano

Crédito da foto: www.diannesvegankitchen.com

Tudo Tofu - coberto com uma mistura de sementes de gergelim, sementes de papoula, alho, cebola e sal - é a perfeição do tofu assado! Sirva em um sanduíche, uma tigela de Buda ou uma salada.

Continuar para o conteúdo   Uma bela salada coberta com tofu, abacate, tomate e cenoura.

Ingredientes

  • 1 bloco de tofu orgânico extra firme*
  • 1-2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de amido de milho ou araruta (opcional)
  • sal marinho, a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Instruções

  1. Abra o pacote de tofu e escorra a água. Seque com um pano de prato limpo ou toalhas de papel. Algumas pessoas gostam de pressionar seu tofu com uma prensa de tofu ou uma prensa improvisada de uma panela em cima do tofu e um pano – eu pulo esta etapa. Corte o tofu no formato desejado. Cubos de 1 polegada, triângulos de 2 polegadas e bifes de 1/2 polegada de espessura funcionam bem.
  2. Misture o tofu com azeite e amido de milho (se estiver usando) e tempere com sal e pimenta (ou uma colher de sopa de aminoácidos líquidos ou molho de soja).
  3. Por tofu assado , pré-aqueça o forno a 450 graus F. Cubra uma assadeira com spray de cozinha ou papel manteiga. Arrume os cubos de tofu na assadeira e leve ao forno por 30 minutos, virando uma vez, ou até dourar e ficar crocante por fora, mas ainda macio e suculento por dentro.
  4. Por tofu frito , adicione uma colher de sopa adicional de azeite a uma frigideira grande em fogo médio-alto. Quando estiver quente, adicione o tofu e cozinhe, virando ocasionalmente com uma pinça, até dourar e ficar crocante por fora, cerca de 15 minutos.
  5. Tempere imediatamente a gosto com sal e pimenta adicionais, se desejar.
  6. Use esta receita básica de tofu em Pães frescos de primavera , em saladas com tahine ou César molho, em salteados, em caril e tigelas de Buda. Também é ótimo como um lanche mergulhado em molho de amendoim ou molho agridoce.

Notas

1. Recomendo o tofu rico em proteínas da O comerciante Joe , que é ainda mais firme que o tofu extra firme normal e não requer nenhuma pressão. Outro favorito conveniente é Tofu extra firme em cubos de Nasoya .

2. Adicionar amido de milho ou araruta adiciona outra camada ou crocante, mas é totalmente opcional.

3. Para receitas asiáticas, experimente trocar o sal e a pimenta por 1 colher de sopa de aminoácidos líquidos ou molho de soja.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 183 Gordura total: 13g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 10g Colesterol: 0mg Sódio: 158mg Carboidratos: 8g Fibra: 2g Açúcar: 1g Proteína: 13g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.