Como fazer homus

Ir para a receita

Descubra como fazer o melhor homus caseiro suave e cremoso com esta receita fácil!

  Homus caseiro em uma tigela branca coberto com belas cenouras cruas, pepinos, ervilhas e rabanete para mergulhar.

Este ano, no meu aniversário (36!), minha família foi a um restaurante libanês favorito na cidade, Zaytoon . Depois de muito resmungar sobre o cardápio, meus filhos devoraram o homus e os pepinos e o proclamaram o melhor homus de toda a terra. Era absolutamente delicioso e diferente dos potes usuais de homus que compramos semanalmente no supermercado. Este era mais suave, mais sedoso, mais suave, mais fresco. Tivemos que recriá-lo em casa. Mas como'>



Partimos em uma busca para encontrar a resposta para a velha pergunta: “Como você faz hummus cremoso e suave?” Testamos várias teorias e descobrimos os segredos para aperfeiçoar o homus caseiro. Aqui estão os resultados deliciosos! Não esqueça o fácil Batatas fritas caseiras .

  Um frasco de vidro de grão de bico seco em um balcão de cozinha de mármore branco.

O que é Húmus'>

Primeiras coisas primeiro. A palavra “hummus” significa grão de bico em árabe. É um molho cremoso feito com grão de bico esmagado e alguns outros ingredientes. Várias culturas afirmam ser a criadora deste molho cremoso, mas é difícil identificar, pois é feito há muitos anos em todo o Oriente Médio. O próprio grão de bico é cultivado há milhares de anos, de Roma à Grécia e à Índia.

Ingredientes da receita clássica de homus

  Um pote de tahine, uma cabeça de alho e limões frescos em uma bancada branca.

Embora eu tenha compartilhado alguns sabores divertidos de homus no passado, como Edamame Basil , Beterraba , Batata doce , e Abóbora , a receita tradicional de homus é feita com poucos ingredientes.

  • grão de bico
  • tahine. Tahine é apenas sementes de gergelim moídas. É como a versão do Oriente Médio da manteiga de amendoim e você pode encontrá-la nessa seção de muitos supermercados. Eu amo isso em Molho de Tahine por Falafel e Molho de Salada de Tahine de Limão .
  • azeite (use aquafaba para sem óleo)
  • sal
  • suco de limão

Como fazer hummus clássico suave e cremoso

O fator mais importante que encontramos ao fazer homus caseiro foi comece com grão de bico seco . Eu sei que é tentador usar grão de bico enlatado, e isso é bom em uma pitada. Mas para uma boa qualidade autêntica de restaurante, hummus suave, vale a pena o passo extra de cozinhar grão de bico seco.

  Grão de bico recém-cozido em uma panela de pressão Instant Pot.

Passo 1: Cozinhe o grão de bico

Cozinhe o grão de bico seco no fogão ou de preferência no Instant Pot, que não requer imersão. Para o homus, é melhor usar grão de bico bem macio. Não descarte o líquido do cozimento, também conhecido como aquafaba. Não perca meu post sobre tudo Como cozinhar grão de bico .

  Um processador de alimentos cheio de grão de bico, tahine, cominho, alho e suco de limão antes de misturar em uma receita caseira de homus.

Passo 2: Adicione o grão de bico recém escorrido ao processador de alimentos.

Use uma escumadeira para transferir o grão de bico cozido para um processador de alimentos. Não há necessidade de enxaguar. Adicione o tahine, alho, cominho, suco de limão e sal neste ponto também.

  Hummus suave em um processador de alimentos em uma bancada branca.

Etapa 3: Misturar

Bata os ingredientes no processador de alimentos. Através do tubo de alimentação, despeje um bom azeite (método tradicional) ou aquafaba (para sem óleo). Este líquido adicionado ajudará a soltar e misturar o homus. Pare de vez em quando para raspar as laterais para que todos os ingredientes se misturem sem grumos. Continue até ficar bem liso.

Etapa 4: servir

Prove e adicione mais suco de limão, sal ou cominho. Transfira para uma travessa e sirva com seu pão pita favorito ou legumes.

Dicas para fazer um homus perfeito

  • Use grão de bico recém-cozido, de preferência ainda quente do cozimento.
  • Não deixe o grão de bico ficar fora do líquido ou eles vão secar.
  • Quando você drenar o grão de bico, certifique-se de reservar a aquafaba.

Perguntas comuns

Descascar o grão de bico deixa o homus mais suave'>

Achamos que, ao descascar as peles dos grãos de bico depois de cozidos, obteríamos um homus mais suave. Depois de testar a mesma receita nos dois sentidos (descascada e com casca), ficamos surpresos não poderíamos dizer a diferença . Brincamos que isso daria um excelente projeto de feira de ciências. Não posso dizer se isso faria ou não diferença com o grão de bico enlatado. Eu acho importante ao fazer Sanduíches de salada de grão de bico .

Cozinhar feijão com bicarbonato de sódio resulta em homus mais suave'>

Um pouco de bicarbonato de sódio na água do cozimento ajuda a amaciar o feijão, mas muitas fontes como isto um afirma que o bicarbonato de sódio destrói os nutrientes, especificamente a tiamina da vitamina B. Eu não cozinho meu feijão com bicarbonato de sódio por esse motivo.

Quanto tempo o homus dura na geladeira'>

O homus caseiro dura de 3 a 5 dias na geladeira ou 6 meses no freezer.

Posso fazer homus sem tahine?

Claro! O sabor não será exatamente o mesmo e você precisará de mais líquido.

Húmus é saudável?

O que é e o que não é saudável é subjetivo e depende de cada um dos nossos corpos individuais. No entanto, o feijão tem sido chamado de “o alimento número 1 da longevidade” por muitos no campo da nutrição da longevidade, incluindo Zonas Azuis e Dr. Greger .

O que comer com homus

Continuar para o conteúdo   Uma bela tigela de homus caseiro clássico coberto com cenouras coloridas, rabanete melancia e pepino.

Ingredientes

Instruções

  1. Escorra o grão de bico e coloque em um processador de alimentos. Adicione o tahine, suco de limão, alho, sal e cominho.
  2. Pulse algumas vezes para continuar. Com o processador em funcionamento, regue aos poucos a aquafaba ou o azeite.
  3. Continue batendo até ficar bem homogêneo e cremoso, parando de vez em quando para raspar as laterais com uma espátula de borracha. Adicione mais aquafaba conforme necessário para diluir. Eu usei até 1 xícara para hummus muito macio.
  4. Prove e ajuste os temperos, se necessário, como um espremer mais limão ou uma pitada de cominho. Transfira o homus caseiro para uma tigela ou recipiente de armazenamento de alimentos. Eu gosto de regar apenas um pouquinho de azeite por cima.
  5. Sirva com pão pita, batatas fritas ou legumes.

Notas

  • Guarde o homus caseiro em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias.
  • Quando você drenar o grão de bico, certifique-se de reservar a aquafaba para diluir o homus.
  • A informação nutricional foi calculada usando aquafaba, não azeite de oliva.
Informação nutricional:
Colheita: 8 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 82 Gordura total: 5g Gordura saturada: 1g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 4g Colesterol: 0mg Sódio: 270mg Carboidratos: 8g Fibra: 2g Açúcar: 1g Proteína: 3g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.