Como fazer molho teriyaki

Ir para a receita

Descubra como fazer o molho teriyaki caseiro mais irresistível. Esta receita fácil leva apenas 5 minutos para bater no liquidificador e é perfeita em suas receitas favoritas de salteados, legumes cozidos no vapor, tofu, tempeh e arroz.

  O molho teriyaki de sementes de gergelim caseiro é colocado sobre uma tigela com tempeh teriyaki, arroz, edamame, brócolis e cenoura.

Eu uso molho teriyaki como marinada e condimento há muitos anos. É uma maneira tão fácil de adicionar sabor. Na faculdade eu costumava cozinhar no vapor uma grande tigela de legumes e jogá-los com molho teriyaki para um jantar fácil. As marcas que tenho comprado são a Soy Vey Island Teriyaki, que acredito ser a mesma da Trader Joe’s Island Soyaki. Adoro o pequeno toque de ananás e as sementes de sésamo.

Algumas semanas atrás, eu estava prestes a fazer meu refogado de noite movimentada e percebi que não tinha mais garrafas de molho teriyaki. Estou tão feliz que isso aconteceu porque me forçou a descobrir como fazer minha própria versão caseira do meu molho teriyaki favorito. Demorou algumas tentativas, mas finalmente tenho uma receita quase idêntica à versão comprada na loja. É ainda melhor, porque é feito com ingredientes frescos e posso controlar a qualidade. Eu usei açúcar de coco em vez de açúcar branco refinado, e esta receita de teriyaki seria fácil de fazer sem glúten e sem soja.



O que é Molho Teriyaki'>   Ingredientes do molho teriyaki caseiro em uma placa de corte.'s vegan and gluten free.

O molho teriyaki nasceu no Japão e, segundo Enciclopédia Britânica , se traduz em “brilhar brilhante”. É um método de cozinhar peixe (normalmente) com um esmalte de molho de soja, mirin e açúcar. Teriyaki claramente evoluiu à medida que se espalhou. Embora isso possa não ser um esmalte teriyaki completamente tradicional e autêntico, é delicioso. O molho teriyaki tem aquela combinação maravilhosa de umami doce e salgado que adiciona muito sabor aos pratos salgados. Se você já se perguntou o que há no molho teriyaki, eu vou te mostrar. Uma das melhores coisas sobre fazer molho caseiro é que você pode torná-lo sem glúten e vegano, se desejar.

Como fazer molho teriyaki fácil

  Ingredientes para o molho teriyaki caseiro no liquidificador Vitamix.

O molho teriyaki caseiro é tão fácil quanto fazer um smoothie. Meus sabores favoritos para o molho teriyaki incluem gengibre, cebola, alho, suco de abacaxi, açúcar de coco e molho de soja. Molho de soja sem glúten é fácil de encontrar em mercearias naturais. Usar aminoácidos de coco é outra opção para fazer teriyaki sem glúten.

  Molho teriyaki caseiro no liquidificador Vitamix. Uma receita fácil de molho teriyaki vegano sem glúten.

Todos esses ingredientes simples são jogados no liquidificador e girados juntos. Podemos muito bem deixar o liquidificador fazer o corte.

  O molho teriyaki engrossa em uma panela no fogão.

Uma vez misturado, você notará que o molho teriyaki é bastante fino. Já está delicioso neste momento e pode ser usado como marinada. Mas e se você quiser um esmalte teriyaki grosso'>

Como engrossar o molho teriyaki

  Molho teriyaki caseiro servido com uma tigela vegana de tempeh teriyaki. Esta receita fácil de molho teriyaki é tão deliciosa e fácil.

Minha maneira favorita de engrossar o molho teriyaki é com amido de araruta. Você deve se lembrar que usei araruta várias vezes em meus biscoitos sem glúten. Araruta é uma boa alternativa ao amido de milho. Testei esta receita de teriyaki com amido de milho, mas não engrossou tão bem. Eu coloco a araruta direto no liquidificador com os outros ingredientes e depois fervo o molho no fogão. O calor ativa as propriedades de espessamento da araruta, mas não aqueça por muito tempo, ou pode quebrar. Apenas um minuto deve fazê-lo! Este molho teriyaki continua a engrossar à medida que esfria.

Como usar o molho teriyaki

  A receita de molho teriyaki caseiro é usada para espetos de legumes e abacaxi grelhados.
Embora o teriyaki possa ter sido originalmente criado para grelhar peixe, ele pode ser usado de muitas outras maneiras! Alguns dos meus favoritos incluem:

  • Teriyaki Bowls com arroz, legumes e uma proteína vitrificada teriyaki.
  • Misture o molho teriyaki com legumes cozidos no vapor.
  • Adicione o teriyaki ao seu refogado favorito.
  • Marinar kabobs em teriyaki e grelhar no churrasco.
  • Faça um hambúrguer teriyaki havaiano com abacaxi grelhado e molho teriyaki.
  • Regue sobre as couves de Bruxelas assadas.
  • Marinar cogumelos portobello em teriyaki.
  Um pote de molho teriyaki caseiro com sementes de gergelim.

Espetinhos de Legumes Grelhados são uma das minhas maneiras favoritas de usar este molho.

Continuar para o conteúdo

Ingredientes

  • ¼ cebola amarela
  • 1 t de gengibre picado
  • 2 dentes de alho, descascados
  • 2/3 xícara de molho de soja sem glúten
  • 1 xícara de suco de abacaxi
  • 1 colher de óleo de gergelim
  • 1/3 xícara de açúcar de coco
  • 2 colheres de chá de araruta

Instruções

  1. Coloque a cebola, o alho, o molho de soja, o suco de abacaxi, o óleo de gergelim, o açúcar de coco e a araruta no liquidificador. Misture até que a cebola esteja bem picada, cerca de 30 segundos.
  2. Transfira o molho para uma panela pequena em fogo médio. Leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando até engrossar um pouco, cerca de 1 minuto. Transfira cuidadosamente para um frasco de armazenamento e deixe esfriar à temperatura ambiente antes de guardar na geladeira ou use em suas receitas favoritas imediatamente.

Notas

Se você quiser fazer o Teriyaki Tempeh Bowl retratado neste post, cubra o tempeh fatiado com o molho teriyaki caseiro e asse em forno a 400 graus F. até caramelizar, cerca de 20 minutos. Sirva com arroz ou quinoa com legumes assados, edamame e coentro fresco.

Informação nutricional:
Colheita: 8 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 77 Gordura total: 2g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 1g Colesterol: 0mg Sódio: 1174mg Carboidratos: 14g Fibra: 0g Açúcar: 11g Proteína: 2g