Como fazer Pesto alla Genovese

Ir para a receita

Adicione sabor e cor de verão brilhante aos seus pratos com esta receita fácil de pesto! Obtenha a receita clássica Pesto alla Genovese, além de variações para tornar seu pesto vegano, sem óleo e muito mais.

  Bela receita tradicional de pesto alla Genovese

A escola acabou para o verão e é aquela época mágica do ano em que minha horta de repente vai de esquelética para explodir com folhagem espessa e brilhante. Percebi, novamente, que plantei demais em cada caixa de plantio. Quando plantei as sementes e os transplantes de bebês em março, era difícil imaginar que essas plantinhas cresceriam tanto. Meio como crianças, certo'>

Mesmo que você não tenha tempo ou espaço para sua própria horta, um pequeno jardim de ervas pode ser divertido e gratificante. O manjericão é a minha erva favorita para crescer no verão. E este tradicional Pesto Genovese é a forma perfeita de o celebrar.



O que é Pesto, afinal'>

O pesto é um molho originário de Gênova, Itália, por volta do século XVI. O nome pesto veio da palavra italiana peste, que se traduz em libra, esmagar. O pesto é tradicionalmente feito moendo os ingredientes à mão com um almofariz e pilão. Na Itália, um pesto é qualquer molho feito dessa maneira. Por exemplo, há pestos de tomate seco ao sol vermelho. O pesto mais comum, no entanto, é o Pesto alla Genovese, que é feito moendo manjericão, pinhões, alho e queijo Parmigano em uma manteiga e depois misturando grandes quantidades de azeite.

Eu amo todas as áreas da Itália que visitei, mas Gênova é uma área particularmente impressionante na costa norte. Como vou voltar a esta área no final do mês, pensei que deveria dominar a arte do pesto alla Genovese.

  Um monte de manjericão fresco do mercado de agricultores para pesto caseiro.

Como fazer pesto de manjericão clássico

O pesto caseiro tem tudo a ver com ingredientes simples e frescos. Eu tento usar os melhores ingredientes que posso encontrar aqui, pois cada sabor realmente se destaca. Você vai querer grandes cachos de manjericão recém-colhido. Encontrei um belo manjericão em nosso mercado local e até no Trader Joe's.

  Os ingredientes do pesto incluem manjericão fresco, alho, pinhões, parmesão e azeite.

Embora o limão não seja necessariamente um ingrediente tradicional no pesto, gosto de adicionar um aperto para iluminá-lo de vez em quando. Eu também acho que o limão evita que o pesto escureça tão rapidamente. Como o manjericão, os limões crescem em abundância na Ligúria, então adicioná-lo aqui faz sentido para mim!
A parte divertida de fazer pesto é que existem muitas maneiras de fazer a receita do seu jeito e medir realmente nem é necessário. A tradição de fazer pesto diz para usar um dente de alho por 30 folhas de manjericão, mas na verdade é uma daquelas receitas que você pode ajustar à medida que avança, adicionando um pouco mais de sal ou alho aqui e ali. Embora eu adore a tradição de moer o pesto com um almofariz e pilão, admito que uso um processador de alimentos.

Variações de pesto

Pesto vegano: omita o queijo ou use levedura nutricional para obter um sabor “queijo” de nozes. Você vai querer adicionar um pouco mais de sal ao deixar de fora o queijo.
Óleo baixo: Substitua parte ou todo o óleo por água até que o pesto atinja a consistência desejada.
Kale pesto: Use metade da quantidade de manjericão e substitua a outra metade por couve ou espinafre.
Pesto de nozes: Substitua alguns ou todos os pinhões por nozes. Os pinhões podem ser caros, então trocar as nozes pode ajudar.

  Uma tigela de macarrão pesto caseiro com tomate.

Agora que sabemos fazer pesto, o que devemos fazer com ele? A resposta mais óbvia é misturá-lo em macarrão quente. Adicione um pouco da água do cozimento do macarrão para fazer o pesto passar da pasta ao molho. Eu tenho que te dizer, porém, macarrão não é minha maneira favorita de desfrutar de pesto. Com esses sabores frescos e brilhantes, gosto de saborear o pesto caseiro frio, pois o calor altera um pouco o sabor. Eu amo pesto fresco espalhado em um pedaço de bom pão crocante como eles fazem em Cinque Terre ou como um sanduíche. Também é ótimo na pizza, em sanduíches e em sopas. Aqui estão ainda mais maneiras de usar o pesto.

RECEITAS QUE USAM PESTO

Sopa Spring Veggie Minestrone da Yummy Mummy Kitchen

Sanduíche de salada de grão de bico, abacate e pesto esmagado de duas ervilhas e sua vagem

O sanduíche vegetariano final da perspectiva comestível

Salada de macarrão penne de 30 minutos do padeiro minimalista

Salada mediterrânea fácil de grão de bico com pesto da cozinha ambiciosa

Salada de pesto de batata assada da cozinha cearense

Batatas amassadas crocantes com pesto de alho da Minimalist Baker

Salada Detox de Couve com Pesto da Well and Full

Salada de Feijão Manteiga Pesto de Deliciously Ella

Sopa de Legumes Assados ​​em Panela de Sopa Viciada

Pão achatado grelhado com pêssegos e pesto de rúcula do Foodie Crush

Quesadilla de espinafre e tomate com pesto do The Garden Grazer

Tomates Assados ​​ao Pesto Primavera de Alho e Raspas

Risoto de Pesto de Parmesão com Tomate Cereja de Forno Integral e Celestial

Legumes grelhados ao pesto de verão com penne do forno inteiro e celestial

Salada de quinoa com pesto de aspargos e ervilha e espinafre do Closet Cooking

Se você gostou desta receita, também pode gostar de: Como fazer Marinara com tomates frescos!

  Esta receita de pesto pode ser feita em um processador de alimentos ou almofariz e pilão. Continuar para o conteúdo   Molho pesto

Ingredientes

  • 3-4 xícaras de folhas de manjericão fresco
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de pinhões
  • 1/3 xícara de queijo parmesão ralado fino (ou 3 colheres de sopa de fermento nutricional)
  • 1/4 xícara de azeite extra virgem
  • sal marinho a gosto
  • esprema de suco de limão fresco (opcional)

Instruções

  1. Lave e seque as folhas de manjericão.
  2. Se estiver usando um almofariz e pilão, coloque o alho e uma pequena pitada de sal marinho no almofariz. Moer para uma pasta. Adicione os pinhões e um punhado de manjericão de cada vez e triture de forma circular até que o manjericão seja esmagado em uma pasta. Misture o queijo. Regue com azeite suficiente para ligar a pasta. Tempere a gosto com sal marinho e um pouco de suco de limão. Você também pode usar um pouco de água para diluir o pesto. Se estiver usando um processador de alimentos, basta adicionar os ingredientes e pulsar até que o pesto atinja a consistência desejada.

Notas

Como armazenar o pesto: Se você não estiver usando o pesto imediatamente, transfira para uma jarra e cubra com um pouco de azeite. Deve permanecer fresco por vários dias na geladeira.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 143 Gordura total: 13g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 10g Colesterol: 5mg Sódio: 199mg Carboidratos: 6g Fibra: 1g Açúcar: 1g Proteína: 4g