Como fazer Salsa Roja caseira

Ir para a receita

A salsa roja caseira é mais fácil e saborosa do que nunca com tomates enlatados (ou frescos) cozidos com pimenta chipotle em molho adobo.

  Uma tigela de salsa roja caseira fica em uma bancada com batatas fritas. Esta receita fácil de salsa cozida caseira é feita com tomates enlatados ou frescos, pimenta chipotle, coentro e limão.

Não podíamos deixar o Cinco de Mayo passar por nós sem partilhar uma receita saborosa! E desde o nosso Molho de Tomate Fresco é uma das receitas mais populares aqui (mais de 150 avaliações de 5 estrelas!), outra receita clássica de molho de tomate vermelho estava em ordem. Esta é uma salsa de tomate cozido e é perfeita para a nossa situação atual, pois usa principalmente calcinha ingredientes.

Esta receita fácil de salsa caseira é muito mais saborosa do que na jarra, leva menos de 30 minutos para ser preparada e pode ser leve ou picante. É um pouco doce e esfumaçado e perfeito para saborear com batatas fritas, Tamales , ou tigelas de burrito e um Margarida ou melancia rosé congelada .



  Os ingredientes para uma salsa caseira fácil estão em uma tábua de corte: tomates inteiros enlatados, cebola, jalapeno, alho, coentro e limão.

Ingredientes do molho vermelho caseiro

Se você tiver um monte de tomates frescos, vá em frente e use-os, apenas deixe ferver em um pouco de água primeiro. No verão temos cargas e sempre as usamos em marinada de tomate fresco , molho , e sopa de tomate . Como esta é uma receita de salsa cozida, costumo usar tomates inteiros enlatados ou jarros. O mesmo tipo que você usaria para italiano molho de tomate .

Para dar sabor a esta salsa, usamos cebola, alho e pimenta ou pimentão, e terminamos com um pouco de suco de limão fresco e coentro.

  Uma lata aberta de pimenta chipotle em molho adobo está em um balcão. Chipotles adicionam calor e sabor defumado às receitas caseiras de salsa cozida.

A Salsa Roja é tradicionalmente feita com pimentas secas, como guajillo ou arbol. Você pode torrar, depois mergulhar, limpar e picar e refogar com as cebolas, se quiser (cerca de 1 guajillo ou 6 chiles de arbol).

Como geralmente tenho uma lata de chipotle em adobo na despensa e raramente pimentas secas, uso-as em vez disso. Eu também os uso no meu Fritada de Chipotle receita e eles são ótimos em Pimenta . Essa troca também facilita a adição de mais calor. Caso você esteja se perguntando, não, pimentões e pimentas são não é o mesmo .

Como fazer Salsa Roja

  Cebola, alho e jalapenos refogue em uma panela no fogão.

Esta receita de salsa cozida começa com um refogado de cebola, alho e jalapeño. Se você não tiver um jalapeno fresco, pode ignorá-lo, pois os chipotles adicionarão muito sabor. Se você também estiver usando pimentas secas, encharcadas e picadas, adicione-as agora.

  Tomates enlatados inteiros foram triturados no liquidificador para fazer uma salsa cozida fácil com tomates enlatados.

Tomates inteiros enlatados são pulsados ​​algumas vezes para quebrar. Eu uso um garfo para remover os tomates da lata e deixo o molho para trás. No entanto, guarde o molho, pois você pode adicionar mais à panela se a salsa ficar muito seca ou refrigerar / congelar para outro uso.

  O purê de tomates é adicionado a uma panela com outros ingredientes da salsa no fogão.

Quando as cebolas estiverem macias, adicione o purê de tomate na panela e leve para ferver muito baixo. Mexa ocasionalmente e cozinhe até engrossar, cerca de 20 minutos.

  Coentro é mexido em uma receita caseira de salsa roja cozida feita com tomates enlatados.

Junte o coentro e o suco de limão e tempere a gosto com mais sal e pimenta, ou acrescente o fogo com um pouco mais de molho de adobo.

  Uma tigela de salsa roja chipotle caseiro com batatas fritas.

Sirva morno ou em temperatura ambiente. Depois de frio, guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 2 dias. Você pode purê esta salsa para fazer molho de enchilada!

Mais receitas de salsa que você vai adorar

Continuar para o conteúdo   Salsa Roja Chipotle Caseira

Ingredientes

  • 1 lata de tomates inteiros, escorridos (ou 2 libras de tomates Roma frescos - veja a nota)
  • 3 colheres de azeite
  • 1 cebola amarela, em cubos
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1 jalapeño, sem sementes e picado (opcional)
  • 1-2 pimentas chipotle em molho adobo, picadas (ver nota)
  • Sal e pimenta a gosto
  • suco de 1 limão
  • 1/4 xícara de coentro fresco picado

Instruções

  1. Coloque os tomates no liquidificador e pulse algumas vezes para purê. Guarde o molho para adicionar de volta à panela se a salsa ficar muito seca ou guarde para outro uso.
  2. Aqueça o óleo em uma panela média em fogo médio-baixo. Adicione a cebola, o alho e o jalapeño e refogue até ficarem macios, cerca de 5 minutos.
  3. Adicione os tomates e as pimentas chipotle e polvilhe com sal e pimenta. Cozinhe em fogo baixo até engrossar, mexendo ocasionalmente, por cerca de 20 minutos.
  4. Junte o suco de limão e o coentro.
  5. Tempere a gosto com mais sal, pimenta ou molho adobo para um calor esfumaçado.
  6. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Depois de frio, guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 2 dias. Você pode purê esta salsa para fazer molho de enchilada!

Notas

Se você preferir usar tomates frescos, coloque cerca de 2 quilos de tomates Roma. Cozinhe com água em uma panela até ficar macio, cerca de 15 minutos.

Chipotles em adobo são picantes e esfumaçados. Comece com uma pimenta para uma salsa suave, duas para média ou três para picante. Acrescente mais molho de adobo no final para obter mais calor esfumaçado.

Informação nutricional:
Colheita: 8 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 58 Gordura total: 5g Gordura saturada: 1g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 4g Colesterol: 0mg Sódio: 46mg Carboidratos: 3g Fibra: 1g Açúcar: 1g Proteína: 0g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.