Como fazer sopa de tomate com tomates frescos

Ir para a receita

Tomates frescos são assados ​​e depois triturados no liquidificador com manjericão nesta bela e fácil sopa de verão.

  Uma tigela de sopa de tomate feita com tomates frescos assados ​​e manjericão faz uma deliciosa refeição vegana leve de verão.

Todos os anos, por volta de março, planto pequenos tomateiros. Às vezes a partir de sementes e outras vezes de transplantes. É muito divertido vê-los crescer. Em maio eles estão cobertos com pequenas flores amarelas e em julho essas flores se transformaram em tomates suculentos e doces. Este não foi o meu melhor ano de jardinagem desde que estivemos fora da cidade durante a maior parte de junho, mas temos alguns tomates. Embora a maioria dos nossos tomates sejam consumidos diretamente da videira (por nossa família e pelos pássaros), também adoro usá-los em receitas que realmente os mostram. Estou trabalhando em um post de resumo das minhas receitas favoritas usando tomates frescos de verão, mas por enquanto eu queria compartilhar esta sopa de tomate fresco.

A sopa de tomate é um clássico reconfortante. Muitas receitas pedem tomates enlatados e creme de leite. Há alguns anos, fiz uma sopa de pimenta vermelha assada em uma aula de culinária e fiquei impressionado com a cremosidade da sopa sem usar nenhum laticínio. Eu fiz esta sopa de tomate da mesma maneira e adicionei uma pimenta para outra camada de sabor.



  Tomate, cebola, alho e pimentão são assados ​​juntos para esta sopa de tomate fresco.

Nesta receita fácil de sopa de tomate fresco, quase todos os ingredientes são assados ​​juntos em uma assadeira grande. Os ingredientes são puros e simples, que é a minha maneira favorita de cozinhar. Os sabores se aprofundam e os tomates, cebolas e pimentões ficam tão lindos e caramelizados. Foi difícil não apenas comê-los diretamente da panela! Descascar ou não descascar'>   Sopa de tomate vegan fácil feita com tomates frescos e manjericão.

A sopa de tomate feita com tomates frescos tem um sabor mais leve e brilhante do que a da conserva. Depois de passar muito tempo tirando fotos, descobri que esta sopa também é deliciosa comida fria como um gaspacho.

  Sopa de Tomate Fresco

Tomates frescos e manjericão com um pouco de alho e cebola são uma combinação fantástica de verão. Para fazer esta receita realmente brilhar, eu gosto de adicionar uma pequena pitada ou garoa de óleo de trufa ou sal antes de comer. Creme de caju, grão de bico crocante ou uma colher de ricota de amêndoa tornariam uma tigela desta sopa ainda mais substancial.

Não perca o pequeno vídeo!


Continuar para o conteúdo

Ingredientes

  • 1 cebola amarela grande, descascada e cortada em pedaços grandes
  • 5 dentes de alho, descascados
  • 1 pimentão vermelho, sem sementes e cortado em rodelas grandes
  • 8 xícaras de tomates cortados ao meio
  • 2 colheres de azeite extra virgem
  • 1 colher de chá de sal marinho, a gosto
  • pimenta preta moída na hora
  • 1 punhado de folhas de manjericão fresco
  • 2 xícaras de caldo de legumes (sem glúten, se necessário)

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 425 graus F. Coloque a cebola, alho, pimentão e tomate em uma assadeira. Regue com azeite e tempere bem com sal e pimenta. Atire para revestir. Asse no forno por cerca de 40 minutos, até que todos os ingredientes estejam bem macios, virando de vez em quando os vegetais que possam estar começando a queimar.
  2. Deixe a mistura de tomate assado esfriar um pouco para não se queimar. Neste ponto, você pode remover algumas ou todas as peles de tomate e pimenta. Eu os deixo, mas algumas pessoas não gostam de partes difíceis. Transfira esta mistura para um liquidificador ou panela de sopa se estiver usando um liquidificador de imersão. Adicione uma xícara de caldo de legumes e purê. Adicione mais caldo até atingir a consistência desejada. Misture o manjericão, deixando algumas folhas para enfeitar. Eu prefiro usar um liquidificador comum aqui, mas tome cuidado para não fechar completamente a tampa. Mantenha a tampa entreaberta e segure uma toalha por cima para evitar respingos e queimaduras. Tempere a gosto com sal e pimenta.
Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 158 Gordura total: 8g Gordura saturada: 1g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 6g Colesterol: 0mg Sódio: 881mg Carboidratos: 21g Fibra: 5g Açúcar: 12g Proteína: 5g