Como fazer uma autêntica bruschetta de tomate

Ir para a receita

Descubra como fazer uma autêntica bruschetta de tomate italiana com esta receita fácil! Esta bruschetta al pomodoro é perfeita para qualquer ocasião de verão.

  Um belo prato de bruschetta grelhada com cobertura de tomate é perfeito para qualquer festa de verão.

Bruschetta al Pomodoro foi uma das primeiras receitas que aprendi a fazer quando fiz uma aula semanal de culinária em Florença, anos atrás. Faz sentido que nosso professor tenha escolhido essa receita em particular para ensinar. A bruschetta de tomate é um item que vejo em quase todos os cardápios aqui na Toscana. No verão, quando os tomates são vermelhos escuros, doces e suculentos, não há melhor maneira de comê-los do que em cima de pão crocante grelhado com alho, manjericão e um pouco de bom azeite. Se há uma receita italiana simples e autêntica para conhecer, é esta bruschetta.



O que é Bruschetta e como faço'>

Tecnicamente bruschetta refere-se à forma como o pão é preparado e não à cobertura. Muitos americanos pensam que bruschetta é a cobertura de tomate que você vê aqui. Até o Trader Joe’s vende “molho de bruschetta” feito com tomates Roma, azeite e alho. Na Itália, existem inúmeros tipos de bruschetta, desde pão torrado simples com alho, sal e azeite, até bruschetta com feijão branco, até o pesto bruschetta que é popular na Ligúria. Esta bruschetta de tomate, certamente é a versão mais tradicional aqui da Toscana.

  Um restaurante na charmosa cidade de Greve in Chianti, na Itália, tem uma placa que diz Bruschetteria.

Na cidade de Greve in Chianti, um dos toldos do restaurante até diz “bruschetteria”. É um lugar encantador para parar para um aperitivo e lanche da tarde.

Bruschetta al Pomodoro é um ótimo lanche ou aperitivo, seja em casa ou para levar para uma festa de verão. Quando tenho cobertura extra de bruschetta de tomate, adoro adicioná-la a saladas, quinoa ou lentilhas.

  Um prato de bruschetta clássico de tomate e pesto é um aperitivo fácil.

  Bruschetta de tomate simples servida em um restaurante em Radda in Chianti.

Alguns lugares servem bruschetta al pomodoro de forma ainda mais simples. Esta bruschetta de tomate desconstruída foi de um restaurante na charmosa cidade de Radda in Chianti. No calor da Toscana, os tomates frescos e as torradas combinavam muito bem com uma salada de grão de bico.

  Uma tigela de bruschetta de tomate tradicional italiana servida com pão grelhado.

A tradicional bruschetta de tomate, ou bruschetta al pomodoro, é uma das minhas coisas favoritas para comer, seja um simples lanche em casa ou como aperitivo de festa. Sirva com um clássico Aperol Spritz para um autêntico aperativo italiano. Para receitas italianas mais tradicionais, não perca o meu Molho de Pizza Fácil , Melhor massa de pizza , Molho de tomate , e Berinjela Parmesão . Para a versão espanhola desta bruschetta de tomate, experimente Pão com tomate .

Continuar para o conteúdo   Brusqueta com Tomate

Ingredientes

  • 5 tomates Roma ou outros de tamanho médio
  • 5 folhas de manjericão fresco
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem, e mais
  • sal marinho, a gosto
  • pimenta preta, a gosto
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico (opcional)
  • 1 pão rústico italiano ou francês pequeno, cortado em fatias de 1/2' de espessura
  • 1 dente de alho, descascado e cortado ao meio transversalmente

Instruções

  1. Pique os tomates e coloque em uma tigela de tamanho médio. Rasgue ou pique o manjericão em pedaços pequenos e adicione aos tomates. Adicione o azeite e tempere a gosto com sal e pimenta. Adicione o balsâmico se estiver usando. Cubra e coloque na geladeira.
  2. Para o pão, grelhe em uma churrasqueira ou grelha, ou toste no forno até. Enquanto a torrada ainda está quente, esfregue os lados cortados do alho sobre um lado de cada pedaço de torrada. Regue com um pouco de azeite e polvilhe com uma pequena pitada de sal e pimenta. Cubra com a mistura de tomate e divirta-se!
Informação nutricional:
Colheita: 8 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 43 Gordura total: 2g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 2g Colesterol: 0mg Sódio: 122mg Carboidratos: 5g Fibra: 0g Açúcar: 1g Proteína: 1g