Crisp de ameixa sem adição de açúcar

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Um crocante de frutas de verão fácil feito com ameixas e frutas vermelhas. Esta batata frita mais saudável é naturalmente vegana e fácil de fazer sem glúten.

Não é nenhum segredo que eu amo meus doces. Mas também gosto de ter energia para brincar com meus filhos e correr alguns quilômetros empurrando o carrinho – e o açúcar me faz sentir nojo. As crianças também ficam mais felizes com o açúcar – embora definitivamente discordem desse ponto. Esta batata frita é saudável o suficiente para ser saboreada no café da manhã, mas deliciosa o suficiente para servir como uma sobremesa decadente com uma bola de sorvete.

Todo verão, quando as ameixas, pêssegos e damascos aparecem pendurados nas árvores e empilhados no mercado dos fazendeiros, fico muito animado. Frutas de caroço podem ser meus produtos favoritos de verão. Qual é a sua maneira favorita de usá-los'>



Embora uma ameixa madura seja praticamente uma sobremesa, eu gosto de fazer uma ameixa crocante especial com ela pelo menos uma vez durante o verão. Uma bola de sorvete de baunilha o torna delicioso demais e sem açúcar no crocante, acho que há espaço para um pouco de indulgência.

Desde que comecei a escrever este post venho cantando as rimas do livro infantil JAMBERRY. “Uma baga, duas bagas, pegue um mirtilo para mim…” É um dos favoritos em nossa casa. Você tem esse livro também?

Esta sobremesa fácil de verão é lindamente roxa, brilhante, um pouco azeda e picante, e perfeita com uma bola de sorvete ou como um café da manhã com iogurte. O sabor e a doçura podem realmente variar de ameixa para ameixa. Se as suas são ameixas locais super doces e suculentas, você não precisará de tanto adoçante quanto usaria as azedas.

Atualização: Se você está procurando uma cobertura crocante de frutas saudável, a usada nesses pêssegos assados é o meu favorito!

Crisp de morango e ruibarbo sem glúten é outro favorito do verão! Esta cobertura de crumble é feita com farinha de amêndoa e nozes.

Continuar para o conteúdo   Crisp de ameixa

Ingredientes

  • 6 xícaras de ameixas fatiadas sem caroço (com pele)
  • 1 xícara de mirtilos frescos, framboesas, amoras ou uma combinação
  • 2 colheres de chá de estévia seca* (usei Tuvia que está disponível na maioria dos supermercados. Atualização: veja as notas)
  • 1 1/4 xícara de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1/2 xícara de farinha (pode omitir para sem glúten)
  • 1/4 xícara de amêndoas fatiadas
  • 1/3 xícara de óleo de coco derretido ou manteiga vegana
  • sorvete de baunilha (opcional, mas altamente recomendado)

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 375 graus F. Unte levemente uma assadeira quadrada de 8 polegadas com spray de cozinha.
  2. Em uma tigela média, misture pedaços de ameixa, frutas vermelhas e 1 colher de chá de estévia. Despeje na assadeira preparada.
  3. Em outra tigela média, misture a aveia, a farinha, as amêndoas, a colher de chá restante de estévia e o óleo de coco.
  4. Polvilhe a mistura de aveia sobre as frutas. Asse por 1 hora ou até que a fruta esteja borbulhando e a cobertura esteja dourada. Verifique na metade do tempo e cubra com papel alumínio se a cobertura estiver ficando muito marrom.
  5. Deixe esfriar 5 minutos e cubra com sorvete de baunilha.
  6. * A estévia é um adoçante natural de zero calorias que não eleva o nível de açúcar no sangue. É muito doce, então tome cuidado para não adicionar muito.

Notas

Atualização: originalmente usei uma mistura de estévia que não recomendo mais. Minha estévia natural favorita é o líquido orgânico da Trader Joe's, mas lembre-se de que algumas gotas ajudam bastante. Você também pode usar xarope de bordo ou mel. Eu usaria cerca de 2 colheres de sopa de xarope de bordo no recheio e 1/4 xícara de coco ou açúcar mascavo na cobertura.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 389 Gordura total: 20g Gordura saturada: 13g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 5g Colesterol: 15mg Sódio: 34mg Carboidratos: 50g Fibra: 6g Açúcar: 24g Proteína: 6g