Curry amarelo com grão de bico e legumes assados

Ir para a receita

Esta receita fácil de curry amarelo vegano é carregada com grão de bico, leite de coco e legumes assados. Faz uma refeição deliciosa, reconfortante e nutritiva durante a semana.

  Caril de coco de grão de bico amarelo tailandês com legumes faz um jantar vegano delicioso e saudável.

Faço curry há anos, pois é uma antiga tradição familiar, mas meus curries de coco estilo tailandês sempre ficaram aquém. Comecei a fazê-los com curry em pó, mas sempre faltou o sabor que eu queria, não importa quanto pó eu adicionasse. Então comecei a usar molho pré-fabricado, como o molho de curry amarelo do Trader Joe ou outra marca na seção refrigerada do supermercado. Enquanto estes tinham o sabor, eles também tinham ingredientes que eu não amava. Recentemente, coloquei minhas mãos em pasta de curry amarela e tive aquele “momento aha”.

Como fazer curry amarelo fácil

O curry amarelo basicamente se resume a pasta de curry amarelo e leite de coco. Quando finalmente percebi esse fato, me senti além de bobo por comprar molho de curry pré-fabricado! Realmente leva cerca de 5 minutos para misturar um molho de curry de coco caseiro. A partir daí, você pode adicionar o que seu coração desejar. Grão de bico e legumes são minhas adições de curry favoritas.



Yummy Hubby estava me fazendo rir enquanto comia este jantar e as sobras no dia seguinte para o almoço. Seus comentários incluíram: “Este é o melhor jantar que você já fez”. E “Adorei cada minuto disso”. Este curry amarelo é reconfortante, saudável e levemente picante.

Eu sempre fico ansioso para almoçar quando envolve sobras de curry de coco e arroz de grão de bico! Ele é embalado lindamente em recipientes de armazenamento de vidro para ser levado ao trabalho.

O que diabos é curry amarelo'>

Ok, então já determinamos que este é um curry de estilo tailandês em vez de indiano. Existem vários tipos de curry tailandês, do vermelho ao verde ao amarelo e além. Os curries vermelhos obtêm sua cor e sabor ardentes das pimentas moídas, os curries verdes são conhecidos como os mais picantes e feitos de pimentas tailandesas frescas. O curry amarelo é, na minha opinião, o mais familiar, pois o rico e cremoso leite de coco atenua as especiarias do curry. A pasta de curry é uma mistura super saborosa e aromática de ervas e especiarias moídas. O curry amarelo tem muito açafrão anti-inflamatório.

  A pasta de caril amarelo é a base para esta receita de caril de coco amarelo tailandês.

Enquanto eu não fui 100% caseiro e fiz minha própria pasta de curry, você pode, e eu aspiro a um dia… Um dia em que eu tenha 45 minutos extras. Aqui está uma receita de pasta de curry caseira de Pinch of Yum que parece incrível. Por enquanto, a pasta de curry preparada é um ótimo atalho. A pasta de curry amarela pode ser um pouco difícil de encontrar. Experimente mercearias asiáticas ou faça como eu fiz e encomende na Amazon. O link abaixo é a pasta que eu uso (link de afiliado da Amazon). Os ingredientes são ingredientes simples e reais que eu usaria se fizesse a pasta em casa: alho, capim-limão, sal, chalota, galanga, pimenta vermelha seca, semente de coentro, casca de limão Kaffir, curry em pó, cominho, canela, açafrão, cardamomo e noz-moscada. Muita coisa vem nesta banheira, então poderei fazer alguns curry com ela.


  Esta deliciosa tigela de curry amarelo é recheada com leite de coco, grão de bico e legumes. Faz um jantar de curry vegetariano fácil.

Você pode servir os vegetais assados ​​no estilo Buddha bowl, nu em cima do curry, ou misturá-los. Meus filhos preferem os vegetais separados, mas eu gosto dos meus misturados. normalmente são mais suaves. Isso não quer dizer que não haja nenhum chute nisso, no entanto. Duas colheres de sopa de pasta de curry para uma lata de leite de coco é a quantidade perfeita nesta receita, mas se você estiver servindo boquinhas sensíveis, pode começar com uma colher de sopa e ir a partir daí. Você sempre pode adicionar mais ao molho, mas não pode tirá-lo.

  Os vegetais nesta receita de curry amarelo são assados ​​com perfeição no forno.

Enquanto costumo cozer os legumes na mesma frigideira com o caril, desta vez decidi assá-los no forno. Assar torna qualquer vegetal muito mais saboroso e fez uma grande diferença neste curry. Em vez de legumes moles, tivemos batatas crocantes por fora e macias por dentro, e cenouras e brócolis perfeitamente caramelizados. Sinta-se à vontade para misturar os vegetais e usar o que você tem. Batata-doce e espinafre vêm à mente com um sabor fantástico aqui.

  Tigela de curry de grão de bico de coco com arroz, brócolis, cenoura e batata. Continuar para o conteúdo   Curry amarelo com grão de bico e legumes assados

Ingredientes

  • 3 cenouras cortadas em pedaços pequenos
  • 10 batatas alevinos, cortadas em fatias médias
  • 1 cabeça pequena de brócolis, cortada em buquês
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite, dividido
  • 1 cebola amarela, descascada, cortada ao meio e fatiada
  • 2 colheres de sopa de pasta de caril amarelo
  • 1 lata de leite de coco
  • 2 colheres de chá de açafrão moído
  • 2 colheres de chá de açúcar (cana, coco, mascavo, etc.)
  • 1 lata de grão de bico, escorrida e lavada
  • 1 xícara de água
  • 2 xícaras de arroz cozido para servir
  • coentro fresco, para decorar
  • 1 lima fresca, cortada em gomos, para servir

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 400 graus F. Cubra uma assadeira com papel manteiga ou spray de cozinha. Coloque as cenouras, batatas e brócolis na assadeira preparada. Cubra com 1-2 colheres de sopa de óleo e tempere com sal e pimenta. Asse até ficar macio. O brócolis estará pronto após 15-20 minutos. Retire e continue assando os vegetais mais duros, se necessário, por mais 5 minutos.
  2. Enquanto isso, aqueça uma colher de sopa de óleo em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até ficar macia. Adicione a pasta de curry (você pode querer começar com 1 colher de sopa e adicionar mais a gosto se estiver servindo crianças) e mexa. Misture o leite de coco, açafrão e açúcar até ficar homogêneo. Adicione o grão de bico e cozinhe em fogo baixo enquanto os legumes terminam de assar. Dilua com água conforme necessário.
  3. Adicione os legumes assados ​​à mistura de grão de bico e sirva sobre o arroz. Decore com coentro fresco e fatias de limão.
Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 633 Gordura total: 34g Gordura saturada: 26g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 6g Colesterol: 0mg Sódio: 896mg Carboidratos: 75g Fibra: 11g Açúcar: 18g Proteína: 14g