Lentilha vegana à bolonhesa

Ir para a receita

A saudável lentilha à bolonhesa vegana é um jantar reconfortante e saudável. Sirva sobre barcos de espaguete de abóbora ou sua massa favorita. Esta receita à base de plantas é fácil de fazer naturalmente vegetariana, vegana e sem glúten, mas não economiza no sabor. Esta lentilha à bolonhesa está repleta de todos aqueles irresistíveis sabores italianos.

  espaguete à bolonhesa de lentilha

A noite do macarrão é uma coisa semanal em nossa casa. Como a maioria das crianças, as minhas adoram macarrão. Se eu pergunto o que eles gostariam de jantar, eles quase sempre dizem espaguete. Agora que o outono chegou, fui atraído por todas as diferentes variedades de belas abóboras. Fazia um tempo desde que eu tinha feito espaguete de abóbora, então eu peguei um casal no mercado esta semana.



Minha filha se divertiu muito pegando as sementes de abóbora espaguete (assim como uma abóbora!), cozinhando a abóbora comigo e vendo-a “magicamente” se transformar em espaguete. A abóbora espaguete é realmente um alimento divertido de cozinhar e o resultado é um espaguete completamente natural e não processado. Como o espaguete de abóbora é um pouco mais leve que o macarrão, eu queria um molho mais encorpado. Digite lentilha à bolonhesa.

Molho à bolonhesa tradicionalmente é um molho à base de carne moída. Uma das minhas fontes favoritas de proteína à base de plantas é a maravilhosa lentilha. Seu sabor suave e textura saudável o tornam o substituto perfeito para a carne neste bolonhesa vegetariana. Eu mantenho um saco de lentilhas verdes francesas secas na minha despensa o tempo todo, então cozinhei um lote antes de fazer esta receita.

Se você quiser um atalho de lentilha, pode usar as lentilhas cozidas no vapor encontradas na seção refrigerada de alguns supermercados como o Trader Joe's. Não há vergonha em tomar atalhos aqui e ali – todos estamos apenas fazendo o nosso melhor.

  Molho vegano de lentilha à bolonhesa em frigideira de ferro fundido vermelho.

Este molho à bolonhesa de lentilha é embalado com ingredientes nutritivos. Cebola, alho, cenoura, aipo, cogumelos e, claro, lentilhas entram neste molho carnudo, mas sem carne. Estava tão gostoso que não resisti e comi direto da panela. Até meu filho de 6 anos olhou para a panela e disse: “isso parece gostoso!”

Eu não tinha certeza de como meus pequenos reagiriam a essa noite de macarrão não convencional, mas fiquei felizmente surpreso. Quando na hora do jantar eu disse que já tinha comido um pouco do meu no início do dia, meu amorzinho disse: “Eu posso ver por quê! Isso é tão gostoso!” Isso é o que eu chamo de sucesso, pessoal.

  espaguete vegetariano com lentilha à bolonhesa

Você pode fazer seus barcos de espaguete à bolonhesa de lentilha com queijo ou não. Depende totalmente de você. Se você quiser que esta refeição seja completamente vegana, deixe o queijo de lado ou use uma mussarela sem laticínios.

Falando em alimentos à base de plantas, você deve pegar uma cópia do novo livro do Dr. Greger, Como não morrer . É mudar a vida da melhor maneira possível. Talvez eu escreva uma resenha aqui quando terminar o livro.

  espaguete à bolonhesa de lentilha

Quer pular a abóbora espaguete'>

Continuar para o conteúdo   Lentilha à Bolonhesa com Spaghetti Squash

Ingredientes

  • 2 abobrinhas pequenas
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem, dividido
  • 1 cebola amarela pequena, descascada e picada
  • 2 cenouras, picadas
  • 2 talos de aipo, picados
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1 xícara de cogumelos crimini, em cubos
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 colher de chá de manjericão seco
  • pitada de flocos de pimenta vermelha
  • 24 onças. tomate esmagado (usei um pote de Bionaturae passata)
  • 1 colher de sopa de massa de tomate
  • 1 ½ xícaras de lentilhas verdes francesas cozidas
  • sal a gosto
  • manjericão fresco para decorar
  • 1 xícara de queijo mussarela ralado (vegano, se desejar)

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 375 graus F. Corte a abóbora espaguete ao meio longitudinalmente. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e um fio de azeite. Coloque o lado cortado para cima em uma assadeira grande e asse por 35-45 minutos, até ficar macio. Legal. Use dois garfos para arranhar a abóbora para criar 'macarrão' dentro dos 'barcos' de abóbora.
  2. Enquanto isso, faça a lentilha à bolonhesa. Aqueça duas colheres de azeite em uma frigideira em fogo médio. Adicione as cebolas, cenouras e aipo e refogue até que os legumes amoleçam, cerca de 7 minutos. Adicione o alho, cogumelos, orégano, manjericão e flocos de pimenta vermelha e refogue até que os cogumelos comecem a amolecer. Adicione os tomates e a pasta de tomate e mexa para combinar. Adicione as lentilhas e cozinhe o molho por 20 minutos, até o molho engrossar e todos os legumes ficarem macios. Tempere a gosto com sal.
  3. Coloque a lentilha à bolonhesa sobre o macarrão de abóbora espaguete. Polvilhe o queijo por cima e coloque sob a grelha até que o queijo esteja borbulhando. Decore com manjericão fresco.
Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 426 Gordura total: 16g Gordura saturada: 4g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 11g Colesterol: 14mg Sódio: 848mg Carboidratos: 62g Fibra: 16g Açúcar: 24g Proteína: 17g