Mais de 45 comidas italianas populares pela qual a Itália é famosa

Ir para a receita

Vamos aprender tudo sobre comidas italianas autênticas! Veremos 47 das melhores comidas pelas quais a Itália é famosa, de antepastos a dolci.

Aah, comida italiana, é a comida mais deliciosa do mundo'>

Há muitas coisas que adorei em morar e visitar a Itália, mas a comida está no topo da lista. Aqui estão comidas italianas autênticas que você precisa conhecer.



  Um mapa azul da Itália mostrando as várias regiões.

A melhor comida italiana por região

Colocar “comida italiana” em uma categoria seria um erro, pois a cultura e a culinária variam de região para região. Enquanto massas e sorvetes são alimentos pelos quais a Itália é famosa em todo o mundo e popular em toda a Itália, existem outras receitas que são exclusivas de regiões específicas.

Aprendi a cozinhar morando em Florença, então aprendemos pratos tradicionais da Toscana, como bruschetta, Panzanella, pappardelle al ragu e biscotti – tudo isso enquanto tomamos Chianti Classico, é claro. Quando visitamos nossos amigos em Bolonha, muitas vezes vemos Tortellini em Brodo. E ao visitar o Lago de Garda, notamos uma forte influência alemã.

As comidas italianas tradicionais são influenciadas pelos países vizinhos, clima e história da região. Alguns pratos de comida italiana têm origens regionais desconhecidas, ou várias regiões lutam para reivindicar que os inventaram.

  Uma mão com esmalte vermelho segura uma famosa comida italiana: uma trufa negra.

Comida italiana mais popular: ingredientes

Muitos alimentos italianos têm até proteções para garantir qualidade e autenticidade, como rótulos DOP. Por exemplo, Prosciutto di Parma deve ser de Parma, Basamico di Modena deve ser produzido em Modena, Parmigano Reggiano deve ser produzido dentro dos mandatos Parmigiano Reggiano DOP, Tomate San Marzano deve ser cultivado e embalado na área específica da Campânia, e o Chianti Classico deve ser feito a partir de uvas cultivadas na região de Chianti.

Esses alimentos italianos devem ser produzidos nas regiões especificadas, devem ser feitos de maneira tradicional e usando apenas ingredientes da região. É essa atenção e dedicação à autenticidade e qualidade que me faz amar tanto a comida italiana.

Alguns dos ingredientes italianos mais populares incluem azeite, vinagre (especialmente balsâmico e vinho tinto), trufas , tomates , molho de tomate (como marinada e pizza molho), pesto , legumes (especialmente farro, grão de bico e feijão branco), pão, macarrão, carne (javali, carne, frango, coelho, vitela, porco), carnes curadas (salame, presunto), peixe, frutas, legumes e ervas.

  Um cão olha para a entrada de um restaurante italiano típico da Toscana. O sinal acima diz"Il Guerrino" in red.

Restaurante Il Gurrino em Montefioralle, Toscana, Itália.

Comidas italianas mais populares por curso

Os menus italianos são tradicionalmente divididos em aperitivos (antepastos), primeiro prato (primeiros pratos), segundo prato (segundos pratos), acompanhamentos (acompanhamentos) e sobremesas (doces).

Os antepastos podem ser apreciados no happy hour com um copo de vinho ou antes do jantar. Primi piatti geralmente inclui saladas, massas e outros pratos mais leves, mas pode ser pedido como prato principal. Pode haver alguma sobreposição, por exemplo, uma salada pode ser incluída como primi ou contorni.

ANTIPASTOS | Iniciantes

O antepasto é o primeiro prato de um jantar tradicional italiano. Geralmente consiste em pequenas porções e pode ser servido em um prato (como charcutaria). Salada como Caprese também pode ser considerado um antepasto.

1. CICHETTI VENEZIANO

  Três Cichetti em uma mesa em Veneza Itália com dois copos de vinho branco.

Região: Vêneto

Cichetti é um aperitivo veneziano clássico. Muitas vezes são apreciados com um copo de vinho ou Spritz em um bar de vinhos. Semelhante à bruschetta, as fatias de pão são cobertas com todos os tipos de ingredientes.

Verificação de saída All'Arco para alguns dos melhores e mais criativos Cicchetti de Veneza.

2. MARISCO FRITO (MARISCO FRITO OU LULA)

  Um cone de papel recheado com o típico fritto misto italiano ou lula. Fatias de limão e água também estão na mesa.

Região: todas as regiões costeiras

Lula é popular em vários pratos italianos. Aqui é empanado e frito e servido com um pouco de suco de limão. Muitas vezes é comprado como comida de rua. Eu comprei cones de papel de fritto misto em mercados de fazendeiros ao redor Lago de Garda .

3. BRUSCHETTA DE TOMATE (BRUSCHETTA AL POMODORO)

  Bruschetta de tomate tradicional em um prato branco. Fatias de pão torrado em uma extremidade e cobertura de tomate na outra. Uma famosa comida italiana da Toscana.

Região: Lácio, Abruzzo e Toscana

Ao contrário da crença popular, bruschetta refere-se ao pão torrado esfregado com alho, não uma cobertura de tomate. Existem muitos tipos de bruschetta. Um dos meus favoritos na Toscana é a bruschetta de feijão branco. Brusqueta com Tomate é definitivamente o mais popular e comum.

4. ALCACHOFRAS (ALCACHOFRAS)

  Uma placa de madeira redonda com alcachofras italianas estilo fazendeiro romano com ervas frescas em um restaurante na Toscana.

Região: Toscana e Lácio

As alcachofras da foto acima eram da Cantinetta de Rignana e foram as mais deliciosas que já provei.

5. PRESUNTO E MELÃO

  Três fatias de melão cobertas com fatias de presunto e rúcula para uma comida tradicional italiana servida como antepasto.

Região: Emília Romagna

Carnes curadas, como salame e presunto, são populares em toda a Itália. Um emparelhamento famoso é canteloupe e presunto para uma combinação doce e salgada.

6. CAUDA MOLHADA

  Uma mulher's hand dips a piece of bread into a small bowl of bagna cauda that sits above a platter of vegetables.

Região: Piemonte

Bagna Cauda é uma comida tradicional italiana do Piemonte, no noroeste da Itália. Este antepasto é um molho feito com azeite e anchovas. É servido semelhante ao fondue, quente com legumes para mergulhar.

PRIMI | Primeiros cursos

Os primeiros pratos em um jantar italiano geralmente consistem em massas, sopas ou saladas. Apesar de serem classificados como “Primi Piati” nos menus, não há problema em pedir um como prato principal.

7. SALADA CAPRESE

  Um prato de salada caprese feita com tomates frescos, mussarela e manjericão.

Região: Campânia

Salada Caprese ficou famoso pela primeira vez na ilha de Capri quando um pedreiro patriota a criou nas mesmas cores da bandeira italiana. Pode ser servido como antepasto ou primi.

8. PIZZA

  Uma tradicional pizza Margherita com manjericão fresco em uma bancada de mármore branco.

Região: Campânia

Talvez a mais famosa de toda a comida italiana, a pizza é originária de Nápoles. Tente fazer seu próprio italiano autêntico Massa de pizza e Molho !

9. PANZANELA

  Um close-up na salada de panzanella feita com tomate cereja, pão, alcaparras, pepino, cebola e ervas.

Região: Toscana

A salada Panzanella pode ser encontrada na maioria dos cafés da Toscana durante o verão. Esta receita típica italiana feita com pão de um dia é um ótimo exemplo de como os cozinheiros toscanos não desperdiçam comida.

10. POLENTA

  Uma tigela escura cheia de polenta cremosa coberta com cogumelos e salsa fica em um balcão de madeira escura.

Região: Veneto, Friuli, Lombardia e Piemonte

A polenta cremosa é uma receita italiana clássica, quente e aconchegante. Polenta é um mingau de fubá que vem do norte da Itália. Muitas vezes é coberto com um ragu saudável ou (meu favorito) cogumelos salteados.

11. TORTELINI EM CALDO

  Tortellini in brodo (tortellini em caldo) em uma tigela branca com uma colher levantando dois tortellini. Uma pequena tigela de queijo ao fundo.

Região: Emilia-Romagna

Tortellini in Brodo é um primi piato muito simples, mas quente e satisfatório. É muito comum encontrar em menus em Bolonha. A primeira vez que comi este prato foi no restaurante Diana em Bolonha, e eu o comi como prato principal junto com uma salada para começar.

12. MASSA COM MOLHO DE javali (PAPPARDELLE COM MOLHO DE javali)

  Uma jovem come pappardelle com molho de javali em um restaurante da Toscana com videiras ao fundo.

Região: Toscana e Úmbria

Uma das comidas italianas mais famosas da Toscana e da Úmbria é o javali. Como vegetariano, não como este prato, mas caçadores e chefs afirmam que a população de javalis deve ser controlada. Este prato é feito cozinhando lentamente a carne de javali até ficar um ragu macio.

13. RAVIÓLI MEIA-LUA COM COGUMELOS E TRUFAS (MEZZELUNE AL TARTUFO)

  Uma tigela de cerâmica branca recheada com três raviólis de mezzelune cobertos com molho de creme e lascas de trufas negras.

Região: Toscana e Úmbria

Quase todos os restaurantes que visitamos na Toscana tinham algum tipo de Brigadeiro massas no cardápio. Trufas combinam bem com cogumelos, e ravióli de trufas e cogumelos são muito populares.

14. MASSA PESTO (PASTA PESTO)

  Macarrão gravata borboleta com pesto verde, folhas de manjericão e tomate cereja cortado ao meio. Uma comida italiana típica da Ligúria.

Região: Ligúria

Pesto é uma famosa receita italiana de Gênova, na região da Ligúria. Este molho saboroso é feito com manjericão, pinhões, alho, Parmigiano e azeite. É fácil de fazer em casa em um processador de alimentos.

Pesto é uma maneira maravilhosa de adicionar sabor a massas, pizzas e bruschettas. Tente fazer o tradicional Molho pesto ou pesto vegano em casa!

15. MASSA ALLA NORMA

  Uma tigela de cerâmica branca cheia de macarrão alla norma - um ragu de berinjela e tomate servido com rigatoni e coberto com manjericão.

Região: Sicília

Pasta à Norma é uma receita italiana simples e deliciosa da Sicília. Consiste em um ragu de berinjela misturado com macarrão.

16. ESPAGUETE COM AMÊICULAS (ESPAGUETE COM AMÊICULAS)

  Uma tigela branca de espaguete italiano com mariscos em um fundo de concreto.

Região: Campânia

Um prato mediterrâneo clássico, este é um simples espaguete carregado com mariscos frescos. Geralmente é feito com um leve molho de azeite, alho e vinho branco.

17. PUTTANESCA

  Uma tigela cinza cheia de espaguete alla puttanesca feito com tomate, alcaparras, azeitonas e alho.

Região: Campânia e Lácio

Puttanesca é um famoso molho de macarrão italiano carregado com sabor de tomate, alcaparras, azeitonas e alho. Puttanesca se traduz como 'dama da noite' e tem um história interessante .

18. MASSA DE QUEIJO E PIMENTA (CACIO E PEPE)

Região: Lácio

Cacio e Pepe é uma das massas romanas mais famosas. É simples de faço misturando vigorosamente o queijo e a pimenta no espaguete recém-cozido.

19. MASSA COM ALHO E ÓLEO (ALHO E ÓLEO)

Região: Lácio

Macarrão com Aglio (alho) e óleo (azeite) é tão simples quanto parece. Basta refogar um pouco de alho no azeite e adicionar um pouco de espaguete cozido.

20. MASSA DE MARISCO DE TINTA DE SQUID

  Macarrão de tinta de lula preta em um prato branco coberto com camarões inteiros e tomate cereja.

Região: Vêneto

A tinta de Cuttlefish é usada para fazer espaguete preto, um prato de massa popular em Veneza, Itália.

vinte e um. ESPAGUETE COM OURIÇO-DO-MAR (OURIÇO-DO-MAR)

  Espaguete coberto com pedaços de Uni (ouriço-do-mar) na Itália.

Região: Pulia, Campânia, Sardenha, Sicília

O uni (ouriço do mar) é muito popular na culinária japonesa e você pode até ter experimentado o uni sushi. O ouriço-do-mar também é popular nas regiões costeiras do sul da Itália. A comida italiana mais famosa feita com ouriço-do-mar é o espaguete cremoso.

22. LASANHA

  Uma assadeira de cerâmica branca recheada com uma lasanha vegana com um quadrado faltando no meio.

Região: Campânia

Lasanha é outra comida italiana mundialmente famosa que todo mundo adora. Como muitos outros pratos com Tomate San Marzano e molho , esta comida italiana teve origem em Nápoles.

Há muitas maneiras de fazer lasanha, com ou sem carne. adoro fazer um Lasanha Vegana com base de amêndoa ricota .

23. GNOCCHI DE BATATA (GNOCCHI DE BATATA)

  Uma tigela de massa de cerâmica branca recheada com pequenos nhoques em molho de tomate coberto com um pouco de queijo ralado.

Região: Lombardia

Gnocchi são pequenos bolinhos de batata geralmente servidos com molho de tomate, pesto ou creme. Esta comida tradicional italiana é semelhante à massa, mas feita com batatas.

24. SALADA DE FARRO

  Uma tigela de cerâmica branca cheia de uma salada farro toscana com tomate, cebola roxa, manjericão e rúcula.

Região: Toscana

Como Panzanella, salada de farofa com azeite, tomate e manjericão é uma salada muito comum na Toscana durante os meses quentes de verão.

25. RISOTO

  Uma tigela branca recheada com risoto de cogumelos.

Região: Lombardia

Quente e cremoso, o risoto vem das regiões mais frias do norte da Itália. O ingrediente principal é o arroz arbóreo e pode ser feito com vários tipos de vegetais. Experimente o nosso Risoto de cogumelo que é fácil de fazer no Instant Pot.

26. PIADINA

  Uma piadina recheada com mussarela e tomates cortados em triângulos em uma tábua de madeira. Uma tigela de pesto ao lado.

Região: Emilia-Romagna

piadina é um pão sírio italiano com recheios saborosos. Semelhante a um sanduíche, esta receita geralmente é encontrada como comida de rua em cafés para viagem.

27. SOPA DE PÃO E TOMATE

  Uma tigela branca cheia de pappa de tomate al pomodoro coberto com manjericão.

Região: Toscana

Aqui está outra famosa comida italiana tradicional feita com pão de um dia e tomate. Pode parecer incomum, mas pappa al Pomodoro é absolutamente delicioso e muito comum na Toscana.

28. RIBOLITA

  Uma panela branca recheada com sopa caseira de Ribollita com couve e feijão branco.

Região: Toscana

Ainda outra pobre cucuna receita feita para usar pão velho. Esta é uma sopa toscana clássica carregada de ingredientes nutritivos como couve e feijão branco.

29. SOPA DE VEGETAIS DO FARRO

  Uma tigela de cerâmica cinza cheia de uma sopa de legumes italiana com farro.

Região: Toscana

Este nutritivo Sopa Italiana de Legumes é uma das minhas sopas italianas favoritas de sempre. Farro torna o minestrone um pouco mais encorpado e mais recheado.

SEGUNDO | Cursos principais

Os pratos principais na Itália são normalmente servidos à la carte. Contorni (acompanhamentos) devem ser pedidos separadamente ao lado. Pratos principais de comida italiana (secondi) são geralmente algum tipo de peixe, frango ou carne. No entanto, muitas pessoas, inclusive eu, optam por um primi piato como macarrão como prato principal.

30. BERINGELA PARMESÃO (BERINGELA PARIMIGANA)

  Uma frigideira com molho pomodoro caseiro fica ao lado de uma tábua de madeira coberta com fatias de berinjela grelhadas.

Região: Calábria, Campânia e Sicília

A berinjela é um ingrediente popular no sul da Itália. Parmigiana di Melanzane é uma famosa comida italiana que é perfeita para vegetarianos e fácil de fazer vegana também. Aqui está minha receita para berinjela assada mais saudável.

31. Almôndegas (POLPETTE)

  Uma tigela branca cheia de almôndegas italianas em molho de tomate e guarnecida com folhas de manjericão. A tigela fica em uma mesa de madeira.

Região: Veneto ou Lácio

Polpette são sempre servidos como um secondi e nunca com massas. O espaguete com almôndegas é uma invenção totalmente americana.

32. ROBAIXO

  Um peixe Branzino inteiro em um prato branco com metades de limão e endro.

Região: Regiões Costeiras

Branzino é um robalo inteiro assado que é servido geralmente servido com limão. Em algumas áreas, é cozido em sal para evitar que o peixe seque.

33. BIFE FLORENTINO

  Uma placa de madeira que lê"bistecca alla Fiorentina"

Região: Toscana

A Toscana é a capital do churrasco na Itália. Meu restaurante favorito em Chianti, Cantina de Riganna , tem uma cozinha aberta. Os chefs podem ser vistos grelhando grandes pedaços de carne durante a noite.

Bistecca alla Fiorentina é o mais popular e é um bife T-bone grelhado.

34. MILANESA

Região: Lombardia

“Milanês” significa simplesmente no estilo de Milão. Este é um método de cozinhar carne em que fatias finas de carne são dragadas em ovos e migalhas de pão e depois fritas. Esta é uma famosa comida do norte da Itália que geralmente é feita com vitela ou frango.

ACOMPANHAMENTOS | Acompanhamentos

Como os principais pratos de comida italiana normalmente não vêm com acompanhamentos, os “contorni” geralmente são pedidos ao lado.

35. LEGUMES GRELHADOS (VERDURE GRIGLIATE)

  Um prato branco retangular coberto com abobrinha grelhada, berinjela e pimentão em uma mesa coberta com toalha de mesa branca na Toscana.

Contorni geralmente são simplesmente vegetais cozidos de algum tipo. Este prato de legumes grelhados em um restaurante na área de Chianti, na Toscana, é um acompanhamento típico.

36. ESPINAFRE SALTEADO (SPINACI ALL'AGRO)

37. BROCOLINI

38. BATATAS ASSADAS

39. FEIJÃO BRANCO

40. SALADA MISTA

DOCES | Sobremesas

Itália como algumas das melhores comidas do mundo, e isso inclui sobremesas (dolci)! Aqui estão alguns dos mais famosos.

41. SORVETE

  Uma mão segura um cone de maracujá e gelato de framboesa com uma colher pequena em frente ao rio Arno, em Florença.

Região: Sicília

Gelato é um alimento pelo qual a Itália é famosa. Embora a Sicília seja conhecida como o berço do gelato, é famosa em toda a Itália.

42. AFOGADO

  Uma mão derrama uma dose de café expresso sobre sorvete de baunilha para fazer affogato, uma sobremesa de comida italiana.

Região: desconhecida

Uma sobremesa simples, mas deliciosa, Afogado casa dois alimentos básicos italianos – expresso e gelato. Affogato se traduz em “afogado” em inglês, o que faz sentido porque o gelato é afogado em uma dose de café expresso.

Esta receita de sobremesa italiana é fácil de fazer em casa e tudo que você precisa é de um pouco de gelato e café expresso.

43. TIRAMISÚ

  O cacau em pó é peneirado sobre dois copos individuais cheios de tiramisu caseiro com camadas de palitos de dama e recheio de creme. Os copos ficam em um balcão de cozinha branco com um pote de moka ao fundo.

Região: Vêneto

O tiramisu é uma das sobremesas italianas mais famosas. O nome Tiramisu se traduz em “pegar-me” ou “animar-me”.

O tiramisu é feito por camadas de biscoitos ladyfinger embebidos em espresso com chantilly e mascarpone. É finalizado com uma camada de pó de coca. Você pode pensar nisso como uma ninharia italiana.

44. CANOLI

  Uma pilha de cannoli com pedaços de chocolate coberto com açúcar de confeiteiro.

Região: Sicília

Cannolo se traduz em “pequeno tubo” em inglês. Estes pequenos tubos de massa frita são recheados com um recheio doce de queijo ricota.

45. PIZZA

  O açúcar em pó é peneirado sobre biscoitos pizzelle caseiros em uma grade de resfriamento.

Região: Abruzzo

Algumas pessoas dizem isso Pizzelle são os biscoitos mais antigos da história! Estes biscoitos finos italianos são feitos pressionando a massa em uma ferro , um pouco como um waffle. Eles são deliciosos como lanche ou sobremesa, mas também podem ser moldados em tigelas ou cones e recheados com creme de confeiteiro ou gelato.

46. ​​CANTUCCI

  Uma pilha de biscoitos de cantucci de amêndoa em uma bancada branca com um pote de mais cantucci e uma caneca de café ao fundo.

Região: Toscana

Cantucci são pequenos biscoitos de amêndoa que são muito populares em toda a Toscana. Eles são frequentemente servidos com um pequeno copo de vinho Vin Santo no final de uma refeição italiana.

Considerações finais sobre comida italiana

Pizza e massas podem ser os alimentos pelos quais a Itália é mais famosa, mas a autêntica cozinha italiana vai muito além. Da próxima vez que você estiver na Itália ou jantar em um autêntico restaurante italiano, você saberá exatamente como pedir.

Continuar para o conteúdo   Comidas italianas populares

Ingredientes

Aperitivos

  • Cichetti
  • Lula
  • Brusqueta
  • Alcachofras
  • Bagna Cauda com Legumes

Primeiros cursos

  • Caprese
  • pizza
  • Panzanella
  • Massa
  • Lasanha
  • Polenta
  • nhoque
  • Risoto
  • Sopas de Legumes

Segundos Cursos

  • Berinjela à Parmegiana
  • Almôndegas
  • Peixe
  • Carne (bife florentino, milanês, etc.)

Acompanhamentos

  • Vegetais grelhados
  • Batatas assadas
  • Feijão Branco

Sobremesas

  • Sorvete
  • Afogado
  • Tiramisu
  • cannoli
  • Pizzelle
  • Tempo em Cantucci
  • Salada de acompanhamento

Instruções

  1. Se você quiser experimentar um pouco da melhor comida italiana pela qual a Itália é famosa, crie seu próprio menu. Escolha algumas das receitas listadas no artigo.

Notas

Esta é uma lista rápida para impressão, mas consulte o artigo completo para obter todas as melhores informações e links sobre comida italiana.