Molho de Cogumelos Vegano

Ir para a receita

Este delicioso molho de cogumelos vegano rico, saudável e repleto de umami. É o melhor molho vegetariano/vegano para o Dia de Ação de Graças.

  Uma tigela de purê de batatas com couve-flor coberta com molho vegano de cogumelos. Como fazer o melhor molho vegetariano e vegano de cogumelos marrons. O molho de cogumelos selvagens é perfeito para purê de batatas, Ação de Graças e Natal.

Crescendo, eu me lembro dos jantares de Ação de Graças com um peru enorme como peça central, e minha avó e meu pai misturando um molho feito com os pingos. Hoje em dia, eu nem faço peru, e pulo direto para os lados. Purê de batatas está sempre em nossos menus de férias, e este ano vamos com um belo molho de cogumelos selvagens saborosos ao lado. Se você está servindo com peru ou um prato principal vegetariano como o nosso Cogumelo Wellington ou pão de lentilha , este molho de cogumelos é o acompanhamento mais delicioso.

Vamos ver como fazer o melhor molho vegetariano e vegano de cogumelos marrons. O molho de cogumelos selvagens é perfeito para Purê de batatas com azeite , Purê de couve-flor de alho , Ação de Graças e Natal!



  Os ingredientes para o molho vegano de cogumelos são colocados em uma tábua de corte. Cogumelos secos e frescos, chalotas, manteiga, farinha e caldo de legumes.

Ingredientes do Molho de Cogumelos

Muitas das receitas de molho de cogumelos que encontrei usam uma lata de creme de sopa de cogumelos. Deixe-me dizer-lhe agora, o molho vegetariano de cogumelos é tão fácil de fazer a partir do zero. Começamos com chalotas e alho. Para obter essa consistência espessa e cremosa, você precisará de um roux (gordura e farinha). É diluído com caldo de legumes, que acho que tem mais sabor do que caldo.

  Uma tigela de cogumelos porcini secos de molho em um pequeno prato de água quente.

Para umami saboroso e rico, usaremos os melhores cogumelos que pudermos encontrar / pagar. Uma mistura de cogumelos selvagens secos e frescos cria o melhor sabor, mas até o bebê fatiado da Bella serve. Isso é bem parecido com o nosso Risoto Farro de Cogumelos . Na imagem acima, temos cogumelos ostra, cogumelos maitake e cogumelos porcini secos.

Se você não está familiarizado com o uso de cogumelos secos, agora é um ótimo momento para aprender. Muitas vezes você encontrará cogumelos shiitake secos em mercearias, e eles são perfeitos para pratos asiáticos como o nosso tigelas de ramen caseiro . Aqui você vai querer uma mistura de cogumelos selvagens secos ou cogumelos porcini secos. Eu costumo comprá-los no Whole Foods ou Mercado mundial .

Para reidratar os cogumelos secos, despeje água fervente sobre eles e deixe descansar por 10 a 15 minutos enquanto prepara o restante da receita. Se você não encontrar cogumelos secos, pule esta etapa.

Como fazer molho de cogumelos marrom vegano

  Cogumelos selvagens salteados em uma frigideira de ferro fundido enquanto fazem molho de cogumelos vegano.

Quando os cogumelos secos estiverem de molho, comece por refogar as chalotas, o alho e os cogumelos frescos fatiados ou rasgados em azeite e manteiga. Quando os cogumelos estiverem macios, retire do fogo e passe para o roux.

  Um roux para molho de cogumelos vegano é batido em uma panela Staub.

Para fazer o roux, a farinha é misturada à manteiga/azeite até ficar tostada. O meu parece marrom mais escuro aqui, pois usei farinha de trigo integral, embora esta seja a cor que você deve procurar. O roux vai inchar ligeiramente. Aqui está um bom passo a passo em fazer roux. Se você não tem glúten, isso deve funcionar tão bem usando uma farinha sem glúten 1: 1.

  O molho vegano de cogumelos ferve em uma panela Staub no fogão.

Uma vez que a farinha cozinhou por um minuto ou dois para eliminar o sabor da farinha crua, o caldo e os cogumelos podem ser misturados lentamente. A mistura engrossará em um bom molho espesso em cerca de 10 minutos. Adicione mais caldo para diluir conforme necessário.

  Uma molheira branca recheada com molho de cogumelos. Esta receita fácil de molho de cogumelos é vegana, vegetariana e sem glúten.

Se você estiver fazendo seu molho de cogumelos com antecedência, deixe esfriar e guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Para reaquecer, aqueça em uma panela em fogo médio, mexendo e adicionando caldo de legumes, se necessário.

Continuar para o conteúdo   Molho de Cogumelos

Ingredientes

  • ¼ xícara de cogumelos selvagens ou porcini secos
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem, dividido
  • 3 colheres de sopa de manteiga vegana, dividida
  • 2 chalotas, picadas
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 libra de cogumelos crimini, ostra ou chanterelle, ou uma combinação de cogumelos selvagens, cortados em fatias grossas de 1/2'
  • ¼ xícara de farinha
  • 3-4 xícaras de caldo de legumes
  • Sal e pimenta a gosto

Instruções

  1. Em uma tigela média, despeje cerca de 1 xícara de água fervente sobre os cogumelos secos. Deixe de molho até amolecer, cerca de 10-15 minutos.
  2. Aqueça 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione as chalotas e refogue até ficarem macias, cerca de 3 minutos. Adicione o alho e os cogumelos.
  3. Tempere com sal e pimenta e refogue até que os cogumelos estejam macios, cerca de 5-10 minutos. Escorra e misture os cogumelos reidratados.
  4. Em uma panela grande, aqueça a manteiga restante e o óleo. Misture a farinha e cozinhe em fogo médio-baixo até dourar, 5 minutos. Adicione um pouco mais de manteiga ou óleo, se necessário, para fazer o roux.
  5. Adicione os cogumelos ao roux. Lentamente, misture o caldo e cozinhe em fogo baixo, cerca de 10 minutos. O molho vai engrossar enquanto cozinha e ainda mais quando esfria. Tempere a gosto com sal e pimenta. Adicione mais caldo até atingir a consistência desejada.
  6. Sirva quente com purê de batatas ou Portobello Wellington .

Notas

  1. Cogumelos secos adicionam muito sabor. Eu os compro no Whole Foods, World Market ou online. Se você não conseguir encontrá-los, pode omiti-los e este molho de cogumelos ainda será delicioso.
  2. Para fazer com antecedência, guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Reaqueça em uma panela em fogo médio, adicionando mais caldo se o caldo ficar fino.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 8 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 201 Gordura total: 9g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 5g Carboidratos: 16g Fibra: 1g Açúcar: 3g Proteína: 13g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.