Molho de tomate

Ir para a receita

Um molho pomodoro caseiro simples para massas, lasanhas e muito mais. Você nunca mais usará o molho de jarro depois de saber como fazer molho de tomate do zero!

  Uma panela grande cheia de molho de tomate pomodoro vermelho brilhante coberto com manjericão fresco.

Como você pode ou não saber, nossa família tem um amor especial por todas as coisas italianas. Yummy Hubby tem herança italiana, enquanto eu morava em Florença para estudar arte renascentista italiana por alguns meses na faculdade. E minha paixão por comida realmente explodiu durante uma aula de culinária no porão de um restaurante com uma mulher adorável que não falava inglês. Tentamos voltar para Itália aproximadamente a cada dois anos. De qualquer forma, isso é tudo para dizer que não somos estranhos à comida e massas italianas.

Eu compartilhei vários molhos de tomate caseiros aqui no passado. Nós passamos Como fazer Marinara com tomates frescos quando meu jardim de verão estava explodindo com tomates. Nós também fizemos Molho de Espaguete Crockpot carregado com legumes. Eu queria compartilhar como costumo fazer molho de macarrão em noites movimentadas, então aqui está! Este molho pomodoro caseiro fácil, básico e sem complicações tem um sabor muito mais leve, brilhante e fresco do que a variedade comprada na loja. Fica perfeito no espaguete, Minipizzas de berinjela , e Lasanha Vegana.



O que é Molho Pomodoro'>

A palavra tomate significa tomate em italiano. O molho Pomodoro é um molho de tomate simples usado para massas, pizzas e muito mais. Vou fazer referência a esta receita para algumas receitas de jantar futuras. O molho pomodoro costuma ser mais suave que o marinara e tem temperos mais leves. De acordo com Chowhound , o molho pomodoro deve ser mais suave e espesso, enquanto o marinara pode ser grosso e líquido. Outras receitas italianas de pomodoro incluem minha autêntica toscana favorita Brusqueta de tomate e Papa al Pomodoro. Os tomates são claramente um grande negócio na Itália.

Como fazer molho pomodoro caseiro

  Os ingredientes para o molho pomodoro em uma tábua de madeira: uma tigela de tomates pelados inteiros, manjericão fresco, cebola, alho, orégano fresco e sal.

Os ingredientes deste molho pomodoro caseiro são poucos e simples. Os ingredientes básicos do molho pomodoro são: tomate, alho, azeite e manjericão. Eu gosto de adicionar um pouco de orégano e cebola. Se você tem tomates ameixa caseiros, aprenda Como congelar tomates , e use-os nesta receita.

  Cebola, alho e orégano fresco refogue em uma panela com uma colher de pau.

Passo 1: Refogue uma cebola em cubos em um pouco de azeite em uma panela média-grande até ficar macia. Adicione o alho fatiado e um pouco de orégano fresco ou seco e um pouco de sal às cebolas.

  Uma panela cheia de molho pomodoro antes de ferver no fogão fica em uma tábua de madeira com manjericão fresco.

Passo 2: Enquanto as cebolas cozinham, esmague os tomates. Você pode usar as mãos, um espremedor de batatas ou cortá-las. Adicione os tomates e sucos à panela.

Passo 3: Deixe o molho pomodoro ferver, primeiro coberto e depois descoberto para engrossar. Eu gosto de adicionar uma pitada de flocos de pimenta vermelha também.

  Uma tigela de cerâmica italiana cheia de espaguete com molho pomodoro e manjericão fresco.

Passo 4: Bata o molho pomodoro no liquidificador até ficar homogêneo, ou use pedaços. Sirva sobre sua massa favorita. Se estiver usando molho pomodoro para pizza, eu recomendaria misturar bem e ferver até ficar bem grosso.

  Uma panela cheia de molho pomodoro caseiro e manjericão fica em uma superfície cinza ao lado de uma tábua de corte coberta com rodelas de berinjela cozidas.

Como usar o Molho Pomodoro

  Aprenda a fazer o molho Pomodoro. Este simples molho de tomate italiano é perfeito com macarrão, lasanha, berinjela e muito mais. Descubra o que é o molho pomodoro, pomodoro vs. marinara, e obtenha a receita fácil do molho pomodoro.

Continuar para o conteúdo   Molho de tomate

Ingredientes

  • 2 colheres de azeite extra virgem
  • 1 cebola amarela pequena, em cubos
  • 3 dentes de alho descascados e cortados em fatias finas
  • 1 colher de sopa de orégano seco ou 1/4 xícara de folhas frescas
  • 1 lata/jarra/caixa de tomate San Marzano inteiro pelado
  • sal marinho a gosto
  • 1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
  • punhado de folhas de manjericão fresco

Instruções

  1. Em uma panela em fogo médio, refogue a cebola com o azeite até ficar translúcida, cerca de 5 minutos. Adicione o alho e o orégano e continue refogando por mais alguns minutos até o alho amolecer. Enquanto isso, esmague os tomates com as mãos ou bata no liquidificador para obter um molho mais suave.
  2. Adicione os tomates e sucos à panela. Tempere com uma pitada de sal e os flocos de pimenta vermelha. Deixe ferver e depois reduza o fogo para baixo. Cubra e cozinhe por 20 minutos. Retire a tampa e continue fervendo até o molho engrossar até a consistência desejada, cerca de 10 minutos a mais.
  3. Junte o manjericão (pode ser folhas inteiras ou pedaços rasgados) e tempere a gosto com mais sal e pimenta. Você pode servir este molho em pedaços ou misturá-lo cuidadosamente no liquidificador.
  4. Sirva seu molho pomodoro quente com sua massa favorita, como molho para lasanha, berinjela parmesão, na pizza, etc.

Notas

Isso faz uma boa quantidade para um jantar de macarrão. Se você estiver fazendo uma lasanha ou um prato maior, recomendo dobrar esta receita.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 60 Gordura total: 5g Gordura saturada: 1g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 4g Colesterol: 0mg Sódio: 100mg Carboidratos: 5g Fibra: 2g Açúcar: 1g Proteína: 1g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.