Molho Mignonette

Ir para a receita

Aprenda a fazer a receita clássica de molho mignonette para ostras ou outros frutos do mar.

  Uma pequena tigela branca cheia de vinagre de vinho tinto e molho mignonette de chalota para ostras. Uma pequena colher de prata fica na tigela em um balcão de mármore.

Se você leu nosso artigo sobre tudo Como comer ostras e quiser tentar servi-los em casa, você vai precisar de uma boa receita de mignonette. Existem vários apetrechos comuns servidos com ostras cruas, de limão a molho de tabasco.

Alguns restaurantes são criativos e criam seus próprios molhos. Uma ostra crua criativa que experimentei em um restaurante local tinha pérolas de caviar e abacate. Mas o molho clássico mais popular para ostras é a mignonette.



Significado de Mignonette

De acordo com Wikipédia , “O termo francês ressaca originalmente se referia a um sachê de pimenta, cravo e especiarias usados ​​para dar sabor a líquidos, mas agora significa simplesmente pimenta rachada.

Mignonette é um molho à base de vinagre, e qualquer que seja o molho que você escolher para ostras, você vai querer um pouco de ácido. Embora existam muitas opções de vinagre, a mignonette sempre contém cebolinha picada e pimenta rachada.

  Um prato branco de ostras cruas com uma tigela pequena de molho mignonette e fatias de limão.

Como fazer Mignonette de Ostra

Oyster mignonette vem junto em apenas alguns minutos. É uma boa ideia fazer com um dia de antecedência para que os sabores possam se misturar.

Os principais componentes da mignonette são:

  • Vinagre . O vinagre de vinho tinto é usado com mais frequência, mas o vinagre de champanhe é outra ótima opção. Sinta-se à vontade para se divertir com o vinagre e use um vinagre com sabor de alta qualidade, como vinagre branco de framboesa ou Vinagre de Champanhe Mimosa .
  • chalotas . Em uma pitada, você pode usar cebola roxa picadinha, mas as chalotas são tradicionais e têm um sabor mais sutil.
  • Pimenta . Você pode usar pimenta preta, branca ou rosa aqui.
  • Outras adições . Embora não seja tradicional, você pode tornar a mignonette mais emocionante adicionando ervas frescas picadas, como estragão ou um pouco de frutas cítricas. Torná-lo picante, adicionando um jalapeno picado, suco de limão e coentro.
  O molho Mignonette é colocado sobre uma ostra crua na meia concha.

Como usar o molho Mignonette

Mantenha o molho refrigerado até a hora de usar. Em seguida, use uma colher de chá para colocar o molho sobre as ostras ou outros frutos do mar e aproveite.

Continuar para o conteúdo   Quatro ostras cruas na meia concha com uma pequena tigela de molho mignonette no meio.

Ingredientes

  • 1/4 xícara de chalotas picadas (cerca de 1 chalota pequena)
  • 1/3 xícara de vinho tinto, vinho branco ou vinagre de champanhe
  • 1 colher de chá de pimenta recém rachada
  • pitada de sal marinho a gosto
  • pitada de açúcar a gosto (opcional)

Instruções

  1. Coloque as chalotas em uma tigela pequena.
  2. Despeje o vinagre por cima e misture a pimenta, o sal e o açúcar a gosto.
  3. Cubra e leve à geladeira por uma hora ou até um mês.
  4. Para servir, regue com uma colher de ostras cruas na meia concha ou outros frutos do mar que possam ter alguma acidez.

Notas

Variações

  • Os vinagres de vinho tinto e branco são os mais tradicionais, mas outros também podem ser usados. O vinagre de campagne é minha opção favorita. Muitas pessoas substituem metade do vinagre por vinagre de arroz temperado por um pouco de doçura, caso em que você não gostaria de adicionar açúcar.
  • Adicione algumas pitadas de ervas frescas picadas, como estragão, hortelã ou endro.
  • Seja criativo com o sabor, adicionando um pouco de suco cítrico ou um vinagre branco com sabor de boa qualidade.
  • Para uma mignonette picante, adicione jalapeno picado, coentro e limão.

Informação nutricional:
Colheita: 12 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 8 Gordura total: 0g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 0g Colesterol: 0mg Sódio: 12mg Carboidratos: 1g Fibra: 0g Açúcar: 0g Proteína: 0g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.