Molho San Marzano Marinara

Ir para a receita

O Molho San Marzano é o melhor marinara clássico rápido e fácil. Aprenda a fazer do jeito italiano.

  Uma foto aérea de uma grande frigideira de aço inoxidável cheia de molho de tomate caseiro San Marzano com manjericão fresco.

Há muitas maneiras de fazer molho de tomate. Uma das minhas receitas mais populares de sempre é a nossa Marinara com tomates frescos do jardim . Depois, há o Veggie Loaded Marinara no meu primeiro livro de receitas e até mesmo um Molho de espaguete instantâneo receita.

Uma das maneiras mais clássicas de fazer molho marinara caseiro, no entanto, começa com ingredientes básicos da despensa – uma lata de tomate San Marzano. Este simples molho de tomate San Marzano é feito em 20 minutos, tem cor vermelha brilhante e sabor doce. Este é um dos top comida italiana receitas. Veja como fazer e usar.



O que é Molho Marinara'>

O molho marinara é um molho à base de tomate que normalmente é feito com azeite, alho e cebola. Também pode incluir ervas como manjericão ou orégano.

A palavra Marinara vem da palavra italiana para “marinheiros” ou “marinheiros”. Isso porque o molho foi originalmente criado por marinheiros como forma de conservar os tomates em longas viagens.

  Na foto aérea dos ingredientes do molho San Marzano em uma bancada de mármore branco. Uma lata de tomate San Marzano DOP, manjericão fresco, azeite, flocos de pimenta vermelha, sal e alho.

Ingredientes do Molho San Marzano

Para o melhor molho de tomate, é importante usar os melhores ingredientes simples. A qualidade dos tomates varia muito nos supermercados. Para este delicioso molho marinara, é importante usar tomates inteiros descascados e embalados sem conservantes, como sal ou ácido cítrico.

Além dos tomates, use azeite extra virgem de verdade, alho e/ou cebola e manjericão fresco. Os flocos de pimenta vermelha adicionam um sabor italiano mais autêntico a este molho vermelho do que a pimenta preta, e você pode aumentar o calor adicionando o quanto quiser.

  Uma lata aberta de tomates San Marzano DOP em uma bancada de mármore branco.

Por que Tomate San Marzano DOP?

Há um artigo aprofundado sobre tudo Tomate San Marzano DOP que recomendo a leitura. Existem muitos tipos de tomates de ameixa enlatados disponíveis, mas San Marzanos cria o melhor molho com sabores italianos autênticos. Estes são mais doces, com menos sementes e baixa acidez. Embalados em um suco espesso, os tomates San Marzano inteiros e carnudos criam um delicioso molho de tomate sem a necessidade de pasta de tomate.

A certificação DOP garante que você está usando tomates San Marzano de alta qualidade que não são apenas a linhagem genética correta de tomate, mas foram cultivados em uma região específica da Itália no rico solo vulcânico perto do Monte Vesúvio.

A lata mostrada acima foi fornecida por Eu amo San Marzano DOP para fins educacionais e não está disponível em supermercados. San Marzano dell’Agro Sarnese – Os tomates Nocerino não são uma marca, mas sim um tipo de tomate.

  O queijo parmesão ralado é polvilhado sobre uma tigela bronzeada cheia de espaguete com molho marinara San Marzano.

Como usar o molho San Marzano

Embora o espaguete ou outra massa favorita possa ser o primeiro uso para um molho marinara que vem à mente, também é fantástico em sanduíches italianos (como almôndega ou berinjela), ricota Concha recheada , lasanha , ou meu assado favorito Berinjela Parmesão . Você pode até usá-lo em Sopa de Lasanha . O molho San Marzano é simples o suficiente para também ser usado como molho de pizza.

Para um molho mais “carnudo”, adicione berinjela assada por um Pasta à Norma .

Que tipo de massa combina com Molho Marinara'>

A melhor massa para combinar com molho marinara é um macarrão longo, como espaguete, linguine ou fettuccine. O molho vai grudar no macarrão e proporcionar um sabor delicioso em cada mordida.

  Foto de close-up de espaguete caseiro com molho de tomate San Marzano coberto com manjericão fresco e parmesão em um balcão de mármore branco.

Armazenando o molho de macarrão caseiro

Molhos vermelhos caseiros como este podem ser feitos com antecedência. Esta receita não é para conservas caseiras, pois a acidez é baixa. Armazene em um recipiente hermético, como um frasco de pedreiro, na geladeira por até 3 a 4 dias. Este molho também pode ser congelado por até 6 meses em um saco ziplock próprio para freezer.

Continuar para o conteúdo   Uma foto aérea do molho vermelho San Marzano em uma panela grande em um balcão de cozinha branco.

Ingredientes

  • 1 28 onças. pode tomate San Marzano DOP
  • 3 colheres de azeite extra virgem
  • 6 dentes de alho descascados e cortados transversalmente
  • pitada de flocos de pimenta vermelha esmagados
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1/4 xícara de folhas de manjericão fresco rasgadas

Instruções

  1. Para preparar o molho San Marzano, despeje os tomates e o suco em uma tigela e esmague os tomates com as mãos.
  2. Aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione o alho e refogue até dourar, mas não deixe dourar.
  3. Despeje os tomates e sucos San Marzano, flocos de pimenta vermelha e sal e mexa para combinar.  Leve ao fogo e cozinhe por cerca de 15-20 minutos, até engrossar.
  4. Retire do fogo e misture o manjericão. Prove e adicione mais flocos de sal e pimenta, se desejar.
  5. Use seu molho caseiro San Marzano em massas, berinjela à parmegiana e muito mais.

Notas

Substituições:

Você pode adicionar ou substituir 1/3 xícara de cebola branca em cubos, se desejar.

Dicas para cozinhar esta receita clássica de molho marinara

Use uma frigideira grande feita com um material não reativo. Eu recomendo aço inoxidável ou ferro fundido esmaltado. Cozinhe o alho fresco e o molho em fogo médio-baixo e mexa com uma colher de pau.

Se preferir um molho mais espesso, basta ferver mais. Se ficar muito grosso, adicione um pouco de água. Se você gosta do seu molho bem suave, use um liquidificador de imersão para fazer um purê no final.