O que é Uni e qual é o gosto?

Ir para a receita

Se você frequenta restaurantes de sushi, pode ter ouvido alguém em uma mesa próxima pedindo sushi de ouriço-do-mar, deixando você se perguntando: “O que é uni'>

  Três ouriços-do-mar (Uni) abertos e colocados no gelo em uma tigela cinza escuro.

Como um comedor frequente de sushi, tive meu quinhão de desentendimentos com a universidade em restaurantes. Ver outras pessoas pedindo uni (ouriço do mar em japonês) me fez pensar sobre seu sabor, receitas e sustentabilidade. Também levou a uma discussão sobre a diferença entre nigiri vs. sashimi .

Não é de surpreender que muitas vezes eu veja uni vendido em minha cidade natal, Santa Barbara, já que Santa Barbara uni é uma das variedades mais procuradas do mundo. Todos os sábados de manhã os pescadores locais vendem as suas capturas no mercado do pescador no porto.



Recentemente, fui ao mercado dos pescadores para descobrir mais. Este artigo discute tudo relacionado ao uni, incluindo seu sabor, como comê-lo e o que exatamente é o uni. Ele lhe dará uma melhor compreensão de como essa iguaria é apreciada em todo o mundo, desde o sushi de ouriço-do-mar japonês até o Ricci di Mare italiano (espaguete com ouriço-do-mar).

  Uma pescadora segura um ouriço-do-mar roxo recém-capturado no Santa Barbara Fisherman's Market.

Um ouriço-do-mar roxo no Mercado dos Pescadores de Santa Bárbara.

O que é Uni'>

Uni é a parte comestível de um ouriço-do-mar, cientificamente conhecido como equinodermos globulares. Essas criaturas esguias estão relacionadas a estrelas do mar e pepinos do mar e residem no fundo do oceano.

950 várias espécies de ouriços-do-mar habitam o oceano, sendo apenas 18 variedades de ouriços-do-mar comestíveis. Algumas variedades comuns incluem o ouriço-do-mar vermelho e os ouriços-do-mar roxos. Eles são encontrados entre a costa e o oceano profundo em todo o mundo, muitas vezes em leitos de algas. Os ouriços-do-mar vivem apenas nos oceanos; eles não podem sobreviver em corpos de água doce.

Os ouriços-do-mar roxos são encontrados em toda a costa do Pacífico, da Baja California, México ao Alasca. Eles comem algas, incluindo algas gigantes, e um de seus principais predadores é a lontra marinha.

A parte externa dos ouriços do mar não é comestível, deixando apenas uma pequena porção de “carne” no interior que você pode comer. A seção comestível de uni é considerada uma iguaria conhecida como ovas de ouriço-do-mar, um nome enganoso.

Uni não são as ovas (ovos) dos ouriços-do-mar, mas os órgãos sexuais que produzem as ovas, um equívoco comum entre os gourmets. Dentro de cada ouriço-do-mar há cinco seções comestíveis de uni, que parecem longas tiras laranja. Eles têm uma consistência decadente, quase como uma mousse grossa quando comidos.

Uni é considerado um afrodisíaco, como ostras . Também é bastante caro , mas não tão caro quanto trufas ou caviar . Atualmente, um ouriço-do-mar custa US$ 10 no Santa Barbara Fishermen's Market, enquanto um atirador custa US$ 5.

De acordo com o Science Daily, você só deve comer uni durante os meses que contêm um “r”. De setembro a abril é ideal para desfrutar de unis frescas, pois você evitará a época de desova quando há menos carne nos ouriços-do-mar. A universidade fora de temporada também costuma ter um sabor aguado, por isso é melhor evitar comer essa iguaria de maio a agosto.

  Um dia de neblina no porto de Santa Bárbara.

Ética

Se você é vegano ou vegetariano, provavelmente evitará ouriços-do-mar. Como o ouriço-do-mar é um animal, ele não se encaixa em nenhuma das dietas. No entanto, se você é baseado em plantas por razões éticas, saiba que os ouriços-do-mar não têm cérebro. Se você é um pescatário, pode desfrutar de comida uni sem ir contra sua moral.

Como mencionei em posts anteriores, comer animais ou produtos de origem animal específicos (como ostras ) é uma decisão pessoal baseada em sua moral e estilo de vida. Como você pode ver, esses não são problemas em preto e branco, por isso é melhor aprender o máximo possível sobre de onde exatamente vem sua comida.

Sustentabilidade do ouriço-do-mar

Quanto à sustentabilidade, infelizmente, houve uma exploração massiva de ouriços-do-mar capturados na natureza. Cerca de 50 milhões de toneladas de uni são coletadas anualmente, causando uma diminuição de cerca de 90% da população de ouriços . Comer uni do oceano contribui para a colheita excessiva deste animal marinho, embora cada ouriço-do-mar produza alguns milhões de ovos de cada vez.

Em uma nota positiva, os ouriços-do-mar são colhidos à mão por mergulhadores, um dos métodos de pesca mais sustentáveis. Nos últimos anos, algumas pescarias estão mudando para uma abordagem mais sustentável, regulando a captura de ouriços-do-mar para proteger a população. Stephen Watts , um cientista do Alabama, acredita ter criado uma solução fazendo ouriços-do-mar cultivados em laboratório.

Isso não apenas ajuda com a questão da colheita excessiva, mas também permite que ele alimente o uni de maneira diferente do que o uni capturado na natureza. Assim, ele pode alterar o sabor de sua unidade para produzir um sabor diferente que seja mais rico em umami do que a unidade capturada no oceano.

A sobrepesca não é um problema em todos os lugares, no entanto. A Califórnia, na verdade, tem o problema oposto. Um dos maiores predadores de ouriços-do-mar roxos são as lontras do mar, e elas estão atualmente ameaçadas de extinção. Isso levou a uma explosão de ouriço-do-mar roxo e à dizimação de algas costeiras.

  Ouriço-do-mar unido de Santa Bárbara metades em uma bandeja de papel branco na frente de barcos no porto de Santa Bárbara.

Qual é o gosto da Uni'>

Um aroma de água salgada fresca do oceano acentua a textura rica, espessa e cremosa da Uni e o sabor amanteigado doce. Ao contrário de outros mariscos, o uni é macio e derrete na boca.

Uni tem um sabor e textura muito distintos que é considerado um gosto adquirido. Como a maioria dos frutos do mar e mariscos, o uni não deve ter gosto de peixe, mas deve ter gosto de mar. Tem um sabor umami proeminente acentuado por um sabor salgado.

Dependendo de onde o ouriço-do-mar vem, o sabor varia. Outros fatores que podem afetar o sabor dos ouriços-do-mar incluem o quão fresco é o uni e até mesmo o gênero do uni que você está consumindo.

  Um ouriço-do-mar roxo vivo é aberto e limpo antes de ser comido como uni no Santa Barbara Fishermen's Market.

Como comer ouriço do mar

Agora que você sabe o que é uni e qual é o seu gosto, você pode estar se perguntando como comê-lo. Uma das maneiras mais comuns que você verá uni oferecido é no sushi (mais sobre isso abaixo).

Se você quiser experimentar o verdadeiro sabor do uni, recomendo experimentá-lo servido cru direto da casca com um pouco de suco de limão e / ou molho picante, como um atirador uni ou como nigiri. Se você está em Santa Bárbara , compre um de Harry e Stephanie e eles vão te mostrar como abrir e comer uni como um profissional.

Você come Uni Cru ou Cozido'>

O ouriço-do-mar é geralmente comido cru, mas pode ser cozido. Se você gosta de uni cozido, provavelmente vai apreciá-lo em um molho de macarrão.

Muitas pessoas optam por comer uni direto da casca, pois oferece o sabor mais fresco por meio desse método. O primeiro passo é enxaguar a carne do ouriço-do-mar para evitar uma textura arenosa ou arenosa quando comida diretamente da casca.

Como o Uni é usado na culinária?

Existem muitas maneiras de incorporar uni na culinária, embora, como regra geral, combine bem com outras variedades de frutos do mar e massas. O processo típico para cozinhar ouriços-do-mar começa com a limpeza da unidade.

Para alcançar a carne, os chefs normalmente cortam o fundo da casca (oposto aos eixos). Há um pequeno círculo embaixo que pode ser cortado. Uma vez cortado, é necessário drenar qualquer líquido dentro. Em seguida, o restante da casca é removido.

Usando uma colher, os chefs removerão suavemente cada seção da concha e depois enxaguarão em água ou água salgada para remover os detritos. Depois, a carne uni está pronta para comer ou ser preparada em diversos pratos.

Receitas populares de uni

Existem muitas outras maneiras de desfrutar de uni que variam muito dependendo do tipo de cozinha que você está comendo. Ouriço-do-mar é apreciado em cozinha mediterrânea em crostini ou misturado em macarrão. No Japão, muitas vezes é servido cru com arroz. Abaixo, você encontrará uma lista de alguns dos pratos de ouriço-do-mar mais populares.

  Um chef de sushi coloca um pedaço de sushi uni (ouriço-do-mar) na chapa preta.

Sushi de ouriço do mar

O primeiro na lista de pratos populares é o sushi de ouriço-do-mar. Este prato é uma das maneiras mais comuns de desfrutar de uni no Japão e restaurantes de sushi. Normalmente, uni aparece no menu como nigiri, que inclui um pequeno pacote de arroz coberto com uma das tiras de uni. Esta receita uni simples permite que você saboreie sua riqueza e consistência de creme sem distrair molhos ou temperos de sabor forte.

O único ingrediente adicional encontrado no uni nigiri é uma pequena quantidade de wasabi entre o uni pedaço e o arroz. É típico que uma pequena quantidade de wasabi esteja no nigiri sushi, pois adiciona um leve calor e ajuda a realçar o sabor do peixe, ou neste caso, o uni.

  Uma tigela de massa branca recheada com macarrão uni cremoso (ricci di mare) coberto com salsa. Uma taça de vinho branco ao fundo.

Massa Uni

Spaghetti ai Ricci di Mare (espaguete com ouriço do mar) é um prato de massa popular no sul italiano áreas costeiras como Campânia, Sicília, Sardenha e Pulia. Este prato cremoso de massa de frutos do mar, muitas vezes feito com alho e vinho branco ou limão.

Atiradores Uni

Assim como os atiradores de ostras, os atiradores uni são uma combinação de carne fresca de ouriço-do-mar crua e aromas. O Santa Barbara Fishermen’s Market vende atiradores uni por US $ 5 cada e eles são feitos com uni, limão e molho ponzu. Pescador local da Uni atormentar também recomenda fazê-los com tequila.

Manteiga Uni

O ouriço-do-mar está se tornando um alimento cada vez mais popular nos EUA, com restaurantes da moda oferecendo manteiga uni em aperitivos e entradas. Esta propagação rica inclui manteiga, uni, suco de limão e sal. Você o verá em uso de várias maneiras, desde uma propagação em um biscoito até uma pincelada em cima de um bife de tira de NY.

Você pode até encontrar restaurantes que oferecem um prato de macarrão que usa manteiga uni em vez de molho de macarrão uni.

  Uma placa de quadro-negro emoldurada em vermelho com os dizeres 'Pescadores's Market" on the harbor in Santa Barbara.

Onde experimentar o ouriço-do-mar

Você pode ir a qualquer restaurante de sushi e pedir ouriços do mar sem medo, agora que você é um conhecedor de uni e sabe como é o gosto de uni. Embora nem todo mundo adore o sabor rico e cremoso do uni, é um alimento único que muitas pessoas escolhem experimentar pelo menos uma vez na vida. Se você está nervoso em preparar ou cozinhar uni em casa, experimente primeiro em um restaurante.

Se não estiver numa zona costeira, pode encomendar um bandeja de uni limpo fresco para usar para sushi ou uni congelado para usar na culinária.

Continuar para o conteúdo Rendimento: Serve 1-2

Como comer uni ouriço-do-mar

Tempo de preparação 5 minutos Tempo total 5 minutos

Você já se perguntou: 'Qual é o gosto do uni? ou como comer ouriço-do-mar vivo? Veja como comer ouriço-do-mar uni de algumas maneiras diferentes. Uni é uma iguaria apreciada na culinária japonesa e mediterrânea, de diferentes maneiras. Ouriço-do-mar de Santa Barbara é muito popular na minha cidade natal e em toda a costa do Pacífico.

  Três metades de ouriço-do-mar servidas em Santa Bárbara.

Ingredientes

  • 1 ouriço-do-mar roxo vivo grande (Uni)
  • limão fresco ou rodela de lima
  • molho picante

Instruções

  1. 1. Você pode usar luvas para proteger as mãos dos espinhos do ouriço-do-mar. Vire o ouriço-do-mar vivo de cabeça para baixo para que a boca fique voltada para cima. Use tesouras de cozinha para cortar e remover a boca.
  2. Use sua tesoura para cortar o ouriço-do-mar ao meio. Alternativamente, você pode usar duas colheres de costas para quebrá-lo bem aberto.
  3. Deixe a água escorrer do ouriço. Você notará uma gosma preta dentro, que é comida de ouriço-do-mar parcialmente digerida. Use um espeto de madeira ou pauzinho para limpar isso, de modo que apenas a 'carne' laranja permaneça na casca.  's hands separate live sea urchin halves.
  4. Use uma colher para levantar cuidadosamente o uni da concha. Adicione um pouco de limão e/ou molho picante para desfrutar de uni fresco e cru direto da casca.
  5. Alternativamente, adicione pedaços de uni fresco cru a pequenos pedaços de arroz de sushi para fazer sushi uni e servir imediatamente com molho de soja. Veja as notas para mais sugestões de servir para comer ouriço-do-mar.

Notas

Se você não quer lidar com a abertura e limpeza de um ouriço-do-mar, você pode comprar bandejas de unis limpas em peixarias.

Como é o gosto da Uni?


O uni fresco deve ter um aroma de água salgada do oceano, textura cremosa de creme e sabor doce de borboleta.

Receitas Uni


Uni combina bem com cozinha japonesa, ou outros frutos do mar, especialmente massas mediterrâneas e caviar.


1. Uni Sushi: Adicione carne fresca de uni em pequenos pedaços de arroz para fazer sushi nigiri.

2. Pasta de Ouriço do Mar: Adicione à massa de frutos do mar ou espalhe no crostini para uma receita mediterrânea.

3. Uni Shooters: Coloque um pedaço de carne fresca de uni em um copo e cubra com um pouco de tequila e limão.

4. Uni Crostini: Coloque um pedaço de uni carne em uma fatia de baguete torrada e decore com cebolinha fatiada.

5. Uni Don: Faça uma tigela de arroz de ouriço-do-mar. Encha uma tigela com uma porção de arroz e coloque o uni por cima. Sirva com wasabi e molho de soja e qualquer outra cobertura que desejar.

Obrigado a Stephanie e Harry por me ensinarem sobre a Santa Barbara Uni no Fishermen's Market!

Informação nutricional:
Colheita: 1 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 88 Gordura total: 2g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 1g Colesterol: 25mg Sódio: 60mg Carboidratos: 18g Fibra: 4g Açúcar: 4g Proteína: 6g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.