Ostras: qual é o gosto e como comê-las

Ir para a receita

Você já se perguntou como comer ostras'>

  5 ostras cruas na meia concha com gelo picado e duas taças de champanhe em um fundo cinza. Leituras de sobreposição de texto

Aproximadamente 95% das ostras consumidos em todo o mundo são criados em fazendas. Embora estejam em alta demanda, muitas pessoas nunca experimentaram ostras cruas na meia concha. Como resultado, eles estão perdendo um dos pratos mais românticos do mundo. Eles também estão na nossa lista de Alimentos mais caros .

Neste artigo, respondemos a perguntas como: Qual é o sabor das ostras'>



Como nosso outro guia para o que podem ser ingredientes misteriosos, como Cogumelos , trufas , Uni , e Caviar , este é um artigo abrangente. Continue lendo para saber tudo sobre ostras para sua próxima refeição de ocasião especial.

  6 ostras cruas na meia concha acabaram de ser descascadas e estão em uma tábua de corte de madeira.

O que são ostras'>

As ostras são um tipo de marisco do oceano, especificamente moluscos bivalves. Eles vivem em águas costeiras e se reúnem em torno de píeres, grandes rochas ou conchas antigas. À medida que crescem, eles fundir juntos e criar uma estrutura semelhante a um recife de coral.

Ao criar uma estrutura que funciona como habitat para outros animais e plantas, eles também ajudam a filtrar a água alimentando-se de algas.

As ostras são veganas'>

A resposta para a pergunta “as ostras são veganas” depende da definição individual de vegano. Alguns vegetarianos e veganos se sentem à vontade para comer moluscos, como mexilhões e ostras, porque não têm sistema nervoso central ou cérebro.

Como moluscos bivalves, as ostras definitivamente não são plantas, então elas não seriam consideradas à base de plantas . No entanto, sem cérebro, é improvável que os moluscos sintam dor da mesma forma que outros animais e peixes. Por esse motivo, alguns veganos comem ostras e, como veremos, elas podem ser uma boa fonte de zinco e vitamina B12.

  Uma foto subaquática de ostras crescendo em cachos em cordas penduradas.

Imagem: Shutterstock

Sustentabilidade do Marisco

De acordo com o agricultor oceânico, Bren Smith em A solução do oceano filme, ostras e mexilhões são um dos alimentos mais sustentáveis. A carne bovina tem cerca de 28 kg de C02 por 1 kg de carne bovina, enquanto os mexilhões podem ter 0,6 kg de C02 por kg de carne de mexilhão, o que é menor do que a maioria das fontes veganas de proteína.

Eles não são apenas sustentáveis, mas a criação de mariscos pode realmente ser benéfica para o meio ambiente, pois limpa o oceano e cria um ecossistema subaquático próspero para outras formas de vida marinha.

Como um dos alimentos mais verdes, as ostras são uma fantástica opção de proteína ecologicamente correta.

As ostras são boas para você'>

Uma pergunta comum dos comedores de ostras é: 'as ostras são boas para você?' A boa notícia é que, independentemente das variedades de ostras que você prefere, uma ostra oferece muitos benefícios à saúde.

Como outros tipos de mariscos, as ostras são baixas em calorias. Embora as ostras cozidas, como as ostras fritas, sejam menos saudáveis ​​para o coração, elas ainda são uma opção de baixa caloria melhor do que outros alimentos fritos.

Eles também são rico em nutrientes essenciais como vitamina d, cobre, ferro, b12 e zinco.

Aqueles que estão grávidas ou têm o sistema imunológico enfraquecido devem evitar mariscos crus.

As ostras estão vivas'>

Você pode se surpreender ao saber que, quando você come ostras na meia concha, elas estão realmente vivas. Se você está comendo ostras cruas, você definitivamente quer ter certeza de que elas estão frescas, vivas e frias. Claro, se você os cozinhar no forno ou na grelha, eles não estarão vivos quando consumidos.

As ostras são afrodisíacas?

Um afrodisíaco é um alimento ou substância que afeta a experiência sexual de uma pessoa. Os afrodisíacos podem aumentar a atração, o desejo ou o prazer sexual. Como as ostras são consideradas um alimento romântico, muitas pessoas se perguntam: 'as ostras são um afrodisíaco?'

Enquanto aqueles que gostam de ostras experimentam um aumento no humor ao comê-las, não há evidências científicas sugerindo que as ostras sejam afrodisíacas. No entanto, desde a resposta para “As ostras são saudáveis ​​para você?” é sim, eles podem contribuir para um desejo sexual saudável.

As ostras contêm altos níveis de nutrientes, vitaminas e minerais que melhoram o humor, como os ácidos graxos essenciais DHA e EPA.

  Uma foto de close-up de uma ostra de Blue Point crua na meia concha.

Qual é o sabor das ostras?

A maioria das pessoas entende que as ostras são frutos do mar, mas como elas se comparam a outros tipos de frutos do mar e qual é o sabor das ostras? A resposta depende de vários fatores, como a variedade da ostra, localização geográfica e muito mais. Tal como o vinho e outros produtos agrícolas, as ostras têm um terroir único. Seu sabor é influenciado pela água em que vivem.

Como outros frutos do mar, as ostras não devem ter gosto de peixe. Pelo contrário, eles têm um sabor de peixe muito sutil, gosto do oceano, com notas minerais que variam dependendo do tipo.

Embora as ostras cruas não tenham um sabor forte, elas geralmente são servidas com limão ou molho que adiciona sabor. O sabor da ostra se intensifica quanto mais tempo eles são cozidos.

Algumas pessoas podem ter experimentado apenas uma ou duas variedades de ostras em suas vidas e assumem que elas têm um sabor específico. Se viajarem para outro lugar, podem se surpreender ao encontrar ostras com sabores e texturas completamente diferentes.

Sal

Uma das primeiras características definidoras das ostras na meia concha é o sabor salgado. O sal é a primeira coisa que muitas pessoas notam ao provar uma ostra. Como eles assumem a salinidade de seu ambiente, esse aspecto de seu sabor pode mudar drasticamente.

Se você achar uma ostra muito salgada para o seu gosto, considere adicionar um esguicho de suco de limão fresco a ela. O limão anulará um pouco da salinidade e lhe dará um toque extra de sabor.

Textura

A textura é outro aspecto crucial para responder: “Qual é o sabor das ostras?” A textura está relacionada com a frescura da ostra e com a temperatura da água que a originou.

As ostras cruas mais frescas oferecerão uma textura fiel à sua natureza. As ostras frescas de águas frias são mais firmes do que as encontradas em águas quentes. A menos que a ostra seja velha ou de baixa qualidade, a escolha é uma questão de preferência pessoal.

Doçura

Depois de notar o sal e a textura da sua ostra crua, você notará o sabor final. Cada ostra tem seu nível de doçura que permanece depois de engolida.

Alguns comparam o sabor a pepinos ou melões. Outras variedades de ostras têm notas de cobre, algas marinhas ou sabores terrosos . Isso muda com base em onde a ostra se origina e se é preparada como uma ostra crua ou cozida.

  7 ostras Blue Point em uma tábua de corte antes de serem descascadas.

Ostras Blue Point da Costa Leste

Variedades

Diversas variedades de ostras estão disponíveis para compra em restaurantes e mercados, cada uma com suas características únicas. A principal diferença entre as diferentes variedades é a sua localização geográfica.

Embora isso possa parecer sem importância, afeta visivelmente seu sabor, textura, tamanho e muito mais. Existem mais de 200 espécies de ostras no mundo, mas apenas cinco são vendidas nos Estados Unidos.

atlântico

As ostras do Atlântico são as ostras mais comuns vendidas em mercados e servidas em restaurantes em todo o mundo. Isto é em parte devido ao seu ciclo de crescimento. Em 18 meses, eles podem estar prontos para o mercado com cerca de 3 a 7 polegadas de comprimento.

Eles são mais comumente encontrados ao longo da costa do leste dos Estados Unidos. Por causa das águas mais frias encontradas nesta região, as ostras cruas são batatas fritas e têm sabores intensos do oceano. Eles são salgados e cremosos com notas de notas terrosas.

Ponto azul são uma das variedades mais populares da Costa Leste. Eles são melhores ao vivo na meia concha ou na grelha com manteiga de alho.

Apartamentos Europeus

Os apartamentos europeus originam-se ao longo da costa da Europa Ocidental. Depois de uma tentativa inicial fracassada de introduzir a espécie na costa leste dos Estados Unidos, as planícies selvagens da Europa começaram a prosperar ao longo da costa da Nova Inglaterra.

Ao contrário das ostras do Atlântico na meia concha, esta espécie é muito menos salgada e é ligeiramente mais doce. Também é identificado por sua textura firme e sabor metálico. Essa textura os torna perfeitos para qualquer prato de ostras cozida.

Kumamoto

As ostras de Kumamoto podem ser encontradas ao longo da costa do Pacífico na América do Norte e são populares entre os consumidores de ostras iniciantes e chefs experientes. Isto é devido ao seu sabor único e tamanho pequeno.

Se você está se perguntando, 'qual é o gosto das ostras', as ostras de Kumamoto são uma das variedades mais doces de ostras. Com quase nenhum sabor 'peixe', estas são ótimas ostras para os novatos experimentarem.

Ostras Olympia

As ostras Olympia são do noroeste do Pacífico, especificamente Puget Sound, no estado de Washington. Sua forma oval é única quando comparada a outras espécies.

Embora leve na carne, essas ostras têm um sabor forte e salgado. A textura é cremosa e semelhante à encontrada nas ostras europeias.

Ostras do Pacífico

Assim como as ostras Olympia, as ostras do Pacífico são encontradas no noroeste do Pacífico dos Estados Unidos. No entanto, eles são nativos do Japão. Este tipo popular de ostra é melhor para iniciantes devido às suas semelhanças com as ostras de Kumamoto.

Eles têm um sabor doce e textura suave, além de uma cremosidade que permanece depois de comê-los. Se você não gosta do sabor pesado do sal típico de algumas variedades de ostras, estas são uma ótima opção.

  Três ostras cruas na meia concha em um prato de gelo com uma pequena tigela de molho mignonette e fatias de limão.

Como comer ostras na meia concha

Muitas pessoas se perguntam: 'as ostras estão vivas quando você as come'>

No entanto, também depende se você pedir ostras cozidas ou ostras cruas na meia concha. Muitos chefs e críticos gastronômicos recomendam comer ostras cruas para obter o máximo sabor. No entanto, a escolha é finalmente sua. Se você não se sente à vontade com a ideia de ostras cruas, pode começar com um prato como ostras Rockefeller .

Se você optar por comer ostras cruas na meia concha, precisa aprender a comer ostras corretamente. Tomar a abordagem certa lhe dará a melhor experiência.

  Um pequeno garfo pega uma ostra crua na meia concha.

Solte a ostra

Recomendamos comer suas ostras cruas com um garfo pequeno por vários motivos. A primeira razão é que permite garantir que a ostra seja liberada de sua concha. Se ainda estiver anexado, você terá mais dificuldade em comê-lo.

Outra razão é que o método 'slurping' impede que você tenha toda a experiência de aprender a comer ostras. Além disso, comer sua ostra da meia concha pode deixá-lo com a boca cheia de água salgada. Em algumas áreas, isso não é o ideal.

Adicione o molho certo

O molho certo pode aumentar sua experiência de comer ostras. Embora recomendemos começar com ostras cruas com um pouco de suco de limão para entender bem o sabor, existem outros molhos para tornar sua experiência ainda melhor.

Um dos melhores molhos para ostras é um ressaca molho. É feito com cebolinha, vinagre e pimenta rachada. Combina bem com o sabor salgado do mar das ostras frescas. No entanto, molho de coquetel ou rábano são boas opções também.

Certifique-se de mastigar

Se você já assistiu alguém em um filme comer uma ostra, eles parecem atirar de volta como se fosse uma dose de álcool. No entanto, recomendamos contra slurping. Em vez disso, reserve um tempo para mastigar sua ostra.

Enquanto a textura das ostras afasta algumas pessoas, mastigar é a melhor maneira de obter toda a experiência de comer uma ostra. Você começa a apreciar a textura enquanto libera todo o sabor. Para muitas variedades de ostras, esta é a melhor maneira de liberar sua doçura.

Escolha o emparelhamento certo

o bebida você emparelha com suas ostras pode afetar o sabor tanto quanto o molho que você usa com ela. Recomendamos vinho branco, como um sauvignon blanc ou champanhe.

Pegue suas ostras na meia concha

Se você é novo no mundo das ostras cruas na meia concha ou se são uma de suas refeições favoritas, não há como negar que as ostras são uma opção saborosa, sustentável e saudável para sua próxima ocasião especial.

Eles estão disponíveis durante todo o ano em muitos supermercados e mercados de peixe, e atualmente custam cerca de US $ 2,00 cada. Se você mora em uma área costeira, pode até encontrá-los no mercado local.

Claro, se você planeja servi-los sozinho, primeiro precisará aprender a descascar ostras. Minha recomendação é experimentá-los em um restaurante primeiro.

  Ostras cruas na meia concha em um prato de gelo com uma pequena tigela de molho mignonette.

Continuar para o conteúdo Rendimento: 6 ostras

Como comer ostras cruas na meia concha

Tempo de preparação 5 minutos Tempo total 5 minutos

Você pode estar se perguntando, 'qual é o gosto das ostras?' e como comê-los. Aqui está o que você precisa saber, seja em um restaurante ou servindo ostras cruas em casa.

Ingredientes

Instruções

  1. Coloque algumas xícaras de gelo em um saco do tamanho de um galão e bata com um rolo para esmagar. Cubra um prato grande de servir (um prato de jantar funciona bem) com o gelo.
  2. Mantenha suas ostras refrigeradas até a hora de servir. Se você estiver descascando as ostras sozinho, precisará de uma faca para descascar ostras, que você insere na junta da ostra e abre. Quando as ostras são descascadas, deve haver um pouco de água do oceano que permanece. Tente manter essa água na ostra para que ela não seque.
  3. Disponha as ostras na meia concha em cima do prato de gelo. Isso manterá as ostras frias e ajudará a mantê-las na posição vertical.
  4. Pouco antes de comer, cubra suas ostras com sua escolha de apetrechos - molho mignonette, molho picante ou um pouco de limão fresco.
  5. Use um garfo pequeno para retirar a ostra da casca.
  6. Ao comer ostras, não as engula como você às vezes vê nos filmes. Mastigue e observe os diferentes sabores.

Notas

Qual é o sabor das ostras


Como outros frutos do mar, as ostras não devem ter gosto de peixe, mas gosto do oceano. As ostras têm um sabor muito sutil, mas você pode torná-las mais saborosas adicionando molho ou suco de limão. O sabor único varia dependendo de onde as ostras viviam. Como vinho ou azeite, você pode notar diferentes notas minerais em diferentes tipos de ostras.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1 ostra
Quantidade por porção: Calorias: 41 Gordura total: 1g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 1g Colesterol: 25mg Sódio: 53mg Carboidratos: 2g Fibra: 0g Açúcar: 0g Proteína: 5g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.