Panela de Pressão ou Panela Lenta Ratatouille

Ir para a receita

Um Ratatouille rústico tradicional facilitado na sua panela de pressão ou panela lenta. Este post foi patrocinado por Muir Glen. Todos os pensamentos e opiniões são meus.

  Uma bela tigela de ratatouille. Como fazer Instant Pot fácil ou pote de barro Ratatouille. Esta receita tradicional de prato francês ratatouille é uma bela entrada vegetariana ou vegana.

Todo final de verão até o início do outono eu faço ratatouille pelo menos uma ou duas vezes. A berinjela é uma das comidas favoritas do Yummy Hubby, então quando está na época eu tento usar o máximo possível para coisas como massas, pizzas, caponata, o Melhor lasanha vegetariana , ou saudável Parmesão de berinjela vegana .

Minha maneira favorita de usar produtos sazonais é mantê-lo simples. Uma abordagem menos é mais que permite que os ingredientes se destaquem. Muitas vezes, simplesmente corto e adiciono abobrinha, cogumelos portobello, pimentão, tomate e berinjela na grelha externa e cubro com um pouco de pesto caseiro, chimichurri ou molho de tahine.



Ratatouille é um ótimo exemplo de simplesmente preparar vegetais sazonais. Embora seja normalmente feito no fogão (eu uso meu forno holandês), usar o Instant Pot ou o fogão lento para fazer ratatouille torna mais fácil do que nunca e mantém a cozinha fresca.

O que é Ratatouille'>

Ratatouille é um ensopado de legumes francês rústico tradicional originário de Nice. Interpretações modernas de ratatouille incluem legumes fatiados lindamente rodados . Esta panela de pressão ou ratatouille de panela lenta é a versão de ensopado rústico tradicionalmente simples.

  Ingredientes para ratatouille saindo de uma sacola de compras.

Ingredientes do Ratatouille

Peguei todos os ingredientes que precisava na minha mercearia Vons local. Essa é a loja mais próxima da minha casa. Adoro poder encontrar facilmente todos os ingredientes orgânicos de que preciso. Peguei os produtos na seção orgânica e os tomates enlatados e azeitonas na seção de vegetais enlatados. Há também um aplicativo móvel Vons onde você pode encontrar cupons.

O ratatouille tradicional é feito com apenas alguns ingredientes simples:

  • Berinjela: 1 berinjela grande em cubos.
  • Abobrinha (abobrinha se você estiver na Europa): fatiada ou em cubos.
  • Pimentas: em cubos.
  • Tomates: Usei tomates orgânicos em cubos Muir Glen nesta receita, que são cultivados na Califórnia e vão do campo para a lata em 8 horas ou menos.
  • Cebolas: as cebolas amarelas são melhores aqui.
  • Alho: adicione mais alho no final se o sabor desaparecer muito durante o cozimento.
  • Tomilho: adoro muitas ervas frescas, por isso também adiciono manjericão e/ou salsa para enfeitar.
  • Azeite

Como fazer panela de pressão ou panela lenta Ratatouille

  Uma colher de pau mexe as cebolas amarelas em um Instant Pot no modo refogado.

Refogue a cebola e o alho.

  Pimentão vermelho, berinjela e cebola em um Instant Pot para fazer ratatouille.

Coloque os legumes por cima.

  Os ingredientes para o ratatouille rústico são colocados em uma panela de pressão Instant Pot.

Começo com berinjela no fundo e finalizo com abobrinha. É importante não cortar a abobrinha muito pequena, ou ela ficará cozida demais.

  Uma lata de tomate em cubos é despejada em uma panela de barro ou Instant Pot para fazer ratatouille.

Cubra os legumes com tomates orgânicos em cubos Muir Glen. Ao cozinhar sob pressão com tomates, é importante nunca mexer a mistura antes de fechar a tampa e cozinhar, ou os tomates provavelmente queimarão no fundo. Isso não é um problema quando o cozimento lento, no entanto. Os tomates orgânicos em cubos Muir Glen são perfeitos para quando você deseja ver tomates em cubos lindos e ter um sabor limpo, brilhante e doce.

  Uma tigela de ratatouille rústico.

Após o cozimento, haverá um pouco de líquido. Use uma escumadeira para transferir o ratatouille para uma travessa e descarte o líquido extra ou guarde-o para a sopa para outro dia.

Junte as azeitonas. Se você achar que seu ratatouille precisa de mais sabor neste momento, misture mais dois dentes de alho esmagados e tempere com sal e pimenta. Eu gosto de flocos de pimenta vermelha esmagados para adicionar calor nesta receita. Eu também acho que o sabor é muito melhor um dia depois de cozinhar.

  Uma tigela de ratatouille servida com quinoa e manjericão fresco. O tradicional ratatouille rústico pode ser feito na panela de barro ou na panela de pressão Instant Pot.

O que servir com Ratatouille

Ratatouille é servido como acompanhamento ou como prato principal com um pedaço de pão ou polenta ao lado. Aqui estão algumas idéias para servir ratatouille como prato principal.

  • Com um pedaço de bom pão de fermento crocante.
  • Em uma tigela com polenta macia.
  • Coberto com queijo de cabra ou uma alternativa cremosa à base de plantas.
  • Ao lado ou em cima de massas regadas com azeite para uma opção para crianças.
  • Esta receita de ratatouille fica ainda mais saborosa aquecida no dia seguinte.
Continuar para o conteúdo   Panela de Pressão ou Panela Lenta Ratatouille

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem, dividido
  • 1 cebola amarela grande, em cubos
  • 5 dentes de alho, fatiados
  • 1/3 xícara de água ou vinho branco (somente para Instant Pot)
  • 1 berinjela grande, dados de 1 polegada
  • 1 pimentão vermelho, dados de 1”
  • 3 abobrinhas, 1” diz
  • 4 ramos de tomilho fresco
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
  • 2 latas (15 onças) de tomates orgânicos em cubos Muir Glen
  • 1 xícara de azeitonas sem caroço (Nicoise, Kalamata, etc.)
  • 1 maço de manjericão fresco, para decorar

Instruções

Panela de pressão

  1. Aqueça 1 colher de sopa de azeite na panela de pressão no modo refogado. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida, cerca de 3 minutos. Adicione o alho e refogue mais um minuto ou dois.
  2. Adicione a água ou o vinho para deglaçar a panela, raspando os pedaços que possam estar grudados no fundo. Selecione cancelar.
  3. Camada de berinjela, pimentão, abobrinha, tomilho, louro, sal e pimenta. Cubra com os tomates picados e não mexa.
  4. Trave a tampa, com a válvula ajustada para vedação. Coloque na pressão por 2 minutos. O Instant Pot levará cerca de 16 minutos para atingir a pressão antes. Quando o cozimento sob pressão terminar, solte imediatamente a pressão com cuidado e rapidez. Retire a tampa com cuidado e certifique-se de que a berinjela esteja macia. Caso contrário, recoloque a tampa e cozinhe por mais 1 minuto.
  5. Use uma escumadeira grande para transferir o ratatouille para uma travessa. Eu gosto de usar uma caçarola que pode ir ao forno ou microondas para reaquecer. Haverá um pouco de líquido restante na panela, que você pode descartar ou guardar e adicionar a uma sopa outro dia.
  6. Junte as azeitonas. Tempere a gosto com mais sal, pimenta e 1 dente de alho picado. Regue com o azeite restante. Sirva quente. Veja sugestões de serviço nas notas abaixo.

Fogão Lento

  1. Coloque os legumes e o tomilho na panela lenta. Polvilhe com sal e pimenta e regue com azeite. Cubra com os tomates picados.
  2. Cozinhe em fogo baixo por 7 horas ou alto por 2-3 horas, apenas até que os legumes estejam macios.

Notas

Como servir:

  • Com um pedaço de bom pão de fermento crocante.
  • Em uma tigela com polenta macia.
  • Coberto com queijo de cabra ou alternativa cremosa à base de plantas.
  • Ao lado ou em cima de massas regadas com azeite para uma opção para crianças.
  • Esta receita de ratatouille fica ainda mais saborosa aquecida no dia seguinte.
Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 252 Gordura total: 12g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 9g Colesterol: 0mg Sódio: 843mg Carboidratos: 31g Fibra: 9g Açúcar: 13g Proteína: 5g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.