Panzanella: Pão Italiano e Salada de Tomate

Ir para a receita

Tomates maduros de verão, pepino e manjericão brilham nesta receita de salada de panzanella toscana. A salada italiana de tomate e pão é uma ótima maneira de usar pão amanhecido.

  Uma fotografia de close-up de salada de panzanella. Esta salada italiana de tomate e pão tem alcaparras de pepino, manjericão e cebola. Uma bela salada de verão.

Há muitas coisas que eu amo na comida e na culinária toscana. Ingredientes simples e de alta qualidade são a estrela, e há muito pouco desperdício. Panzanella é um exemplo perfeito. O pão toscano é tipicamente sem sabor e seco e, após o primeiro dia, muitas pessoas simplesmente o jogam fora, mas em receitas como bruschetta de tomate tradicional , ribollita, pappa al pomodoro , e panzanella, ele pode ser trazido de volta à vida.

Comecei a trabalhar nesta receita há um ano na Toscana e estou feliz por finalmente compartilhá-la. Vamos dar uma olhada em como a panzanella é tradicionalmente feita na Toscana e como eu gosto de fazer em casa.



Veja esta postagem no Instagram

Esqueci o quanto eu amo uma boa salada de panzanella! O pão toscano pode ser seco e sem sabor, e esta é a maneira perfeita de desperdício zero de usá-lo. Eu adicionei muita rúcula e grão de bico ao meu. Vou escrever a receita para você quando chegar em casa, se quiser 😊

Uma postagem compartilhada por Marina Delio (@yummymummykitchen) em

O que é Panzanella '>   Pão e biscoitos vendidos em um fazendeiro

Panzanella tradicional em um café Radda in Chianti.

Panzanella é uma salada típica da Toscana feita com pão amanhecido, tomate, cebola e manjericão. É embebido em um molho simples de óleo e vinagre. Esta é uma foto da tradicional e autêntica panzanella toscana que eu tirei em um café em Radda in Chianti, Toscana . Como você pode ver, esta salada é principalmente pão encharcado desintegrado, com alguns tomates picados, cebolas e manjericão misturados.

Minha família prefere a panzanella feita com pedaços maiores de pão torrado, como croutons, enquanto a panzanella que encontrei na Toscana era muito macia, pois o pão estava embebido em água. Eu também gosto de adicionar pepinos, alcaparras ou azeitonas e muitas ervas. A escolha é sua, quer você queira seguir a rota tradicional ou a minha.

Como fazer Panzanella

  Tomate, manjericão e abobrinha à venda em um fazendeiro's market in Tuscany Italy.

Pão toscano no mercado de um fazendeiro em Chianti, Toscana.

Pão Panzanella

Enquanto eu peguei todos os ingredientes para a panzanella no mercado de agricultores na Toscana, você pode encontrá-los em qualquer mercearia. Você vai querer usar um pão rústico, não pão de sanduíche fatiado. Eu gosto mais de massa fermentada, ciabatta ou baguete, se você não encontrar o painel toscano.

Corte o pão em cubos de 1 polegada e, em seguida, toste em uma panela no fogão com um pouco de azeite e uma pitada de sal ou asse no forno até dourar. Encontrei a maioria das receitas americanas, como uma no livro de receitas de Ina Garten, preparam o pão dessa maneira, enquanto as receitas que encontrei na Itália molhavam o pão em água.

  Os ingredientes para a receita da salada de panzanella são mostrados dispostos em uma saladeira branca. Tomates, pepinos, cebolas, pão torrado, manjericão e alcaparras são retratados nesta salada italiana de tomate e pão com molho em uma jarra ao lado. Esta imagem mostra como fazer salada de panzanella.'s market in Tuscany.

Belos produtos no mercado de fazendeiros de Greve in Chianti.

Outros ingredientes

A chave para uma panzanella realmente deliciosa é usar os melhores tomates de verão maduros e suculentos que você pode encontrar. Eu gosto de usar uma combinação de tomates vermelhos e amarelos e muito manjericão fresco. Cebolas e azeitonas ou alcaparras adicionam toneladas de sabor.

  Leguminosas em um fazendeiro italiano

Molho Panzanella

Como a maioria das saladas italianas, esta é temperada com um leve azeite de oliva e vinagrete de vinho tinto (ou champanhe). Um pouco de mostarda Dijon ajuda a emulsionar e dar sabor ao molho.

Aditivos

  Uma tigela de salada de panzanella com grão de bico e rúcula. Esta foto foi tirada na Toscana enquanto fazia pão panzanella e salada de tomate.'s Market.

Leguminosas como lentilhas , feijão branco e grão de bico são muito comuns em toda a Toscana, e adoro adicionar grão de bico a esta receita de proteína extra. Mussarela fresca e abacate também são fantásticos. Atire em algumas folhas verdes como bebê Rúcula ou espinafre picado antes de servir, se desejar.

  Receita de Salada de Panzanella

A panzanella pode ser feita com até 4 horas de antecedência e refrigerada.

O que servir com Panzanella

Continuar para o conteúdo

Ingredientes

  • 3-4 xícaras de pão dormido em cubos de 1 polegada (painel toscano, massa azeda, ciabatta ou baguete)
  • 6 colheres de azeite extra virgem
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • 1 libra de tomates, cortados em pedaços pequenos (eu gosto de tomates vermelhos e amarelos)
  • 1 pepino de estufa, cortado transversalmente
  • 1/2 cebola roxa ou branca, em fatias finas
  • 1/3 xícara de alcaparras escorridas
  • 1 xícara de folhas de manjericão, cortadas ou rasgadas
  • 2 colheres de sopa de vinho tinto ou vinagre de champanhe
  • 1/2 colher de chá de mostarda Dijon
  • 2 dentes de alho, picados
  • 3 onças. rúcula (opcional)

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 425 graus F. Coloque o pão em cubos em uma assadeira e regue com 2 colheres de sopa de azeite. Tempere com uma pitada de sal. Asse até que esteja tostado e dourado, cerca de 8 minutos. Reserve para esfriar.
  2. Em uma saladeira grande, adicione os tomates, pepino, cebola fatiada, azeitonas e manjericão. Adicione o pão quando estiver frio.
  3. Em uma tigela pequena ou jarra, misture as 4 colheres de sopa restantes de azeite, vinagre, mostarda e alho. Tempere a gosto com cerca de 1/4 colher de chá de sal e 1/8 colher de chá de pimenta.
  4. Misture a salada com o molho e leve à geladeira por 1/2 hora a 4 horas antes de servir. Misture a rúcula, se estiver usando antes de servir. Tempere a gosto com qualquer sal e pimenta adicionais.

Notas

Adoro adicionar 1 1/2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido e / ou abacate a esta salada.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 202 Gordura total: 15g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 12g Colesterol: 0mg Sódio: 473mg Carboidratos: 16g Fibra: 3g Açúcar: 4g Proteína: 3g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.