Pão com tomate

Ir para a receita

Aprenda a fazer Pan con Tomate com esta deliciosa e fácil receita de pão de tomate espanhol. É o aperitivo, acompanhamento ou lanche de tapas perfeito para fazer com tomates frescos de verão.

  Uma bela foto de comida de quatro fatias de pan com tomate guarnecida com salsa fresca. Um jarro de azeite ao fundo.

Depois de muitos anos cultivando nossos próprios tomates de verão, temos um post dedicado a Receitas de tomate fresco . Uma das minhas receitas de tomate favoritas de todos os tempos é esta Bruschetta de tomate autêntica .

Pan con Tomate, também conhecido como pan tumaca em espanhol e pa amb tomàquet em catalão, é como a versão espanhola do pão de tomate da bruschetta italiana. Feito com pão torrado coberto com polpa de tomate maduro, azeite, sal, pimenta e salsa, esta receita é simples e surpreendente. Leva-me de volta a desfrutar de tapas em Barcelona anos atrás. Se você gosta de receitas como esta, não perca nosso Receitas da dieta mediterrânea . Há uma receita grega semelhante feita com pão torrado e pasta de tomate chamada Bertes .



Como fazer Pan com Tomate

Existem algumas maneiras diferentes de fazer pan com tomate. A maneira mais simples é torrar o pão rústico, esfregar meio dente de alho sobre ele ainda quente, depois esfregar um tomate bem rasgado ao meio e finalizar com um pouco de sal, pimenta e azeite.

Minha preferência pessoal, no entanto, é usar tomate ralado, pois o pão não fica rasgado e há mais tomate por cima.

  Um tomate é ralado em uma tigela.

Para obter a melhor polpa fina dos tomates, use um ralador. Você pode usar um ralador Microplane como este ou um ralador de caixa. Desta forma, as sementes e a casca não se misturam com a polpa.

  Uma tigela de polpa de tomate com azeite fica em uma bancada cinza ao lado de outra tigela de salsa.

Na mesma tigela, tempere a polpa de tomate com alho, bom azeite espanhol, sal e pimenta. Se você sentir que esta mistura precisa de um pouco de ácido, sinta-se à vontade para adicionar um pouco (uma ou duas colheres de chá) ou xerez ou vinagre de vinho branco.

  Uma bela foto aérea de 5 pedaços de pan con tomate em uma tábua de madeira em um fundo cinza claro.

Espalhe a saborosa mistura de tomate no pão crocante levemente grelhado. Baguete ou pão espanhol funciona bem.

Dicas e sugestões de veiculação

  • Com ingredientes tão simples, é importante usar ingredientes da melhor qualidade possível. Você vai querer tomates saborosos, maduros e suculentos aqui. Tomates caseiros ou cultivados localmente são preferíveis.
  • Sinta-se à vontade para fazer a cobertura de tomate com horas de antecedência, mas não cubra o pão até pouco antes de servir.
  • Algumas pessoas cobrem o Pan con Tomate com jamon espanhol ou anchovas, embora seja vegetariano, esse não é o meu estilo.
  • Pan con Tomate combina bem com outras tapas e receitas espanholas como esta Tábua de Queijos Espanhóis , Sangria ou Paella. Esta salada de lentilha mediterrânea seria ótimo ao lado também.
  História da receita do molho Yum Yum   História de copos de pudim de sujeira saudável   O QUE É TEMPEH + MELHOR HISTÓRIA DE RECEITAS DE TEMPEH   História de smoothies para perda de peso   Salada de melancia com história de rúcula, queijo feta e mirtilos Continuar para o conteúdo   Pan con tomate em uma tábua de madeira guarnecida com salsa.

Ingredientes

  • 3-4 Tomates Maduros
  • 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem, além de mais (espanhol preferido)
  • 2 dentes de alho bem picadinhos ou ralados
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • pimenta do reino moída a gosto
  • 4 Mini Baguetes (ou 8 fatias de pão grosso e crocante)
  • 2 colheres de sopa de salsa fresca (opcional, para decorar)
  • Sal marinho escamoso, como Maldon (opcional)

Instruções

  1. Usando um ralador de caixa ou Microplane, rale os tomates em uma tigela pequena. Descarte a pele do tomate.
  2. À polpa de tomate, adicione o azeite, o alho, o sal e a pimenta. Mexa para combinar. Prove e ajuste adicionando mais sal, pimenta ou alho.
  3. Divida as mini baguetes ao meio e coloque-as em uma grelha para torrar levemente. Alternativamente, coloque o pão fatiado em uma grelha para torrar levemente.
  4. Cubra o lado cortado do pão com os tomates. Regue com um pouco mais de azeite e decore com salsa fresca. Adicione uma pequena pitada de sal em flocos por cima.
  5. Sirva imediatamente.

Notas

Você pode fazer a mistura de tomate com horas de antecedência, mas não cubra o pão com ela antes de servir.

Sinta-se à vontade para usar qualquer pão rústico que você goste ou tenha à mão. Ciabatta, ou outro pão italiano, francês ou espanhol, funciona bem. Evite usar pão de sanduíche pré-fatiado.

Se você quiser um pouco de acidez, adicione um bom toque de vinagre de xerez (3 colheres de sopa) à mistura de tomate.

Informação nutricional:
Colheita: 8 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 126

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.