Pappa al Pomodoro - Sopa de pão italiano

Ir para a receita

Pappa al Pomodoro é uma receita clássica de sopa de pão toscana feita. É feito com ingredientes simples, mas é absolutamente delicioso e uma ótima maneira de aproveitar o pão velho – do jeito italiano. Esta receita foi originalmente publicada em 2010 e atualizada em 2021.

  Red pappa al pomodoro (sopa de pão italiano) coberto com manjericão em uma tigela de cerâmica branca. Um pedaço de pão crocante ao fundo.

Você pode estar pensando: “Pão'>Sério?” Mas prometo que é bom. Pappa al Pomodoro é uma sopa típica da Toscana pela qual me apaixonei no Restaurante Di Cambi em Florença.



Esta sopa é o jantar perfeito no final do verão para usar uma abundância de tomates frescos, mas os tomates enlatados de boa qualidade também podem ser usados ​​​​(você vai pular a etapa de assar e aumentar o tempo de cozimento no fogão). A boa comida italiana tem tudo a ver com ingredientes frescos e simples de boa qualidade. É isso. Não tenho certeza se o Pappa al Pomodoro é tradicionalmente feito com tomates assados, mas assar só pode intensificar e adoçar o sabor do tomate, então acho que é uma ótima ideia (que tirei de uma receita do Jamie Oliver).

A sopa de pão é feita na Toscana há séculos como uma maneira barata de evitar o desperdício de alimentos. Outros exemplos de cozinha pobre (comida ruim) receitas que usam o velho pão toscano são ribollita e Panzanella .

Por que esta receita funciona

Tomate, manjericão, alho e azeitona são uma das melhores combinações de sabores italianos. Quando cozidos com pão amanhecido, eles criam uma sopa espessa, sedosa, saudável e saborosa.

Pappa al Pomodoro é uma das receitas clássicas para usar pão velho. É um favorito da família na Toscana e apreciado por todos, desde bebês a idosos.

  Corte os tomates temperados com sal, pimenta e azeite em uma assadeira com alho e cebolinha.

Esta receita funciona bem com qualquer tomate que você tenha, desde que sejam tomates maduros ou enlatados de boa qualidade. Eu faço um pouco diferente o tempo todo.

Na foto acima, eu assei tomates grandes cortados ao meio e depois os descasquei. Acho que assar tomates realmente realça seu sabor e é mais simples do que branquear. Você pode descascar depois de assados ​​ou usar um liquidificador de imersão para misturar as peles. Se você deseja que seus tomates frescos estejam livres de peles ou sementes, aprenda Como descascar tomates aqui .

O que você precisa para o autêntico Pappa al Pomodoro

  • Pão. O pão toscano é muito sem graça e obsoleto, pois não é salgado. Certifique-se de usar um pão duro aqui, em vez de pão de sanduíche.
  • Alho e Cebola.
  • Tomates. Eu uso tomates frescos no verão e enlatados no inverno. Você pode até usar tomate cereja aqui, que é um dos meus favoritos para assar. Pappa al Pomodoro é gostoso de qualquer maneira.
  • Manjericão.
  • Azeite. Cozinhe a sopa com azeite e regue um pouco mais por cima.

  Tomates frescos de Roma do jardim na videira.

Mais receitas toscanas autênticas de minhas viagens

Continuar para o conteúdo   Uma tigela branca cheia de pappa de tomate al pomodoro coberto com manjericão.

Ingredientes

  • 1 libra pequenos tomates maduros frescos (como tomate cereja)
  • 1/2 xícara de azeite
  • 1 cebola branca ou amarela, picada
  • 4 dentes de alho descascados e cortados em fatias finas
  • pitada de flocos de pimenta vermelha
  • 1 lata de tomate San Marzano pelado inteiro
  • sal, a gosto
  • 3/4 de libra de pão duro, rasgado em pedaços de 1 polegada (cerca de 5 xícaras)
  • 1 xícara de folhas de manjericão fresco, rasgadas

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 350 graus F.
  2. Pique os tomates frescos e coloque em uma assadeira. Regue com duas colheres de azeite e tempere com sal e pimenta. Asse até ficar suculento, cerca de 20 minutos.
  3. Enquanto isso, em uma panela grande, refogue a cebola em cerca de 3 colheres de sopa de azeite até ficar macia, cerca de 5 minutos. Adicione os flocos de alho e pimenta vermelha e cozinhe por cerca de um minuto a mais.
  4. Adicione os tomates enlatados com sucos, tomates assados ​​e 2 xícaras de água na panela. Tempere com uma pitada de sal e leve ao fogo. Cozinhe por cerca de 15 minutos, até os tomates desmancharem, mexendo ocasionalmente e quebrando os tomates com uma colher de pau.
  5. Misture os pedaços de pão e metade do manjericão nos tomates fervendo. Cozinhe por 10 minutos, adicionando mais água para diluir conforme necessário. Use sua colher de pau ou um espremedor de batatas para misturar o pão na sopa. Misture o restante do manjericão. Pappa al Pomodoro deve ser grosso e sedoso, como um mingau.
  6. Adicione sal a gosto.
  7. Sirva em taças com um fio de azeite por cima e saboreie quente.