Parmesão de berinjela vegana

Ir para a receita

Parmesão de berinjela vegana assada mais leve com camadas quentes de berinjela grelhada, molho pomodoro, ervas frescas e sabor de queijo é um delicioso jantar italiano de estilo familiar.

  Uma caçarola branca recheada com parmesão de berinjela vegana assada coberta com farinha de rosca dourada e guarnecida com manjericão fresco.

Berinjela à parmegiana sempre foi um dos pratos favoritos do  Yummy Hubby. Posso contar com ele pedindo sempre que vamos a restaurantes italianos. Era um prato também amado por seu pai, cuja família era originária da região de Basilicata, no sul da Itália. A berinjela à parmegiana teve origem no sul da Itália, então esse amor deve estar no sangue dele.



Embora deliciosas, muitas receitas de berinjela com parmesão são bastante gordurosas. As fatias de berinjela são empanadas e fritas antes de serem mergulhadas em molho e mussarela. Eu aprendi um novo método mais leve recentemente, enquanto desfrutava do livro de receitas de Jamie Oliver, Jamie's Italy em um dia chuvoso perto do fogo. De fato, muitas receitas americano-italianas são muito mais pesadas do que começaram na Itália. Em vez de empanar e fritar as fatias de berinjela, elas são simplesmente carbonizadas na grelha ou na chapa. E ao contrário da berinjela empanada que não fica crocante por muito tempo, esta tem a farinha de rosca topo onde permanecem secos e não moles. Eu usei queijo sem laticínios neste parmesão de berinjela vegano e seria muito fácil fazer sem glúten também. Assim como o meu MELHOR Lasanha Vegana , este clássico tem um sabor tão bom quanto.

Ingredientes de berinjela assada vegana com parmesão

  As berinjelas são cortadas em uma tábua de madeira com manjericão.

A berinjela é uma safra de verão, mas para ser honesto, fazemos parmesão de berinjela assada o ano todo porque é tão quente e reconfortante. Para esta receita você vai precisar de:

Tenho que salgar a berinjela'>   Fatias de berinjela douradas em uma chapa são o começo do parmesão de berinjela assada.

Me ensinaram que a berinjela globo pode ser um pouco amarga e deve-se sempre fatiar, salgar e deixar a berinjela descansar por uma hora enquanto o sal retira qualquer amargor. O sal é então enxaguado e as berinjelas secas. Para esta receita eu pulo completamente esta etapa, e é assim que a receita de Jamie também é escrita. Nunca notei nenhuma amargura.

Como fazer berinjela vegana assada com parmesão

  Lindas fatias de berinjela douradas sentam-se em uma tábua de corte pronta para serem montadas em um parmesão de berinjela assada vegan saudável.

Grelhe a berinjela. Este é o passo mais demorado, então você vai querer usar a maior superfície de cozimento ou várias panelas. No verão eu planejo fazer isso na churrasqueira ao ar livre, mas no inverno eu uso a chapa.

  Uma panela cheia de molho pomodoro fica em uma bancada ao lado de fatias de berinjela cozidas prontas para serem montadas em parmesão de berinjela vegana assada saudável.

A berinjela continuará cozinhando no forno; por enquanto queremos apenas um belo sear marrom. Você pode fazer isso seco ou com um pouco de azeite. Eu gosto de temperar ao longo do caminho com sal e pimenta.

  O molho Pomodoro fica no fundo de uma caçarola para começar a fazer camadas de parmesão de berinjela.

Enquanto isso, faça o seu molho. Este parmesão de berinjela assado usa poucos ingredientes e a maior parte do sabor vem do molho, então certifique-se de que tem um sabor incrível antes de prosseguir. Usa isto Molho de tomate robusto como você vê aqui, ou purê. Este é um molho simples para fazer o ano todo, mas no verão você pode usar meu Marinara de Tomate Fresco aqui também.

  Fatias de berinjela em cima do molho pomodoro em uma assadeira.

Faça uma camada de berinjela parmesão. Comece com uma camada de molho no fundo de um refratário.

  Uma caçarola branca coberta com berinjela, molho de tomate e parmesão vegano.

Em seguida, adicione as fatias de berinjela em uma única camada.

  A camada superior de berinjela é montada em cima de molho de tomate e parmesão vegano para uma receita saudável de berinjela e parmesão vegana.

Cubra com o molho e o queijo. Você pode usar parmesão ou mussarela vegana, ou ambos.

  Caçarola de parmesão de berinjela assada vegan saudável coberta com farinha de rosca e orégano está pronta para o forno.

Dependendo do tamanho das berinjelas e da caçarola, você pode ter duas ou três camadas. Após a última camada ou berinjela, cubra com o último do seu molho.

  Como fazer berinjela à parmegiana vegana. Esta receita vegana de berinjela e parmesão fácil, saudável e assada é um ótimo jantar em família italiana.

Cubra com farinha de rosca. É daí que vem essa grande textura. Mexa a farinha de rosca com um pouco de azeite para umedecer e tempere com sal, pimenta e orégano fresco.

Como servir berinjela vegana parmesão

Fiz este prato para jantares e servi com Risoto com Ervilhas e Alcachofras e um grande Salada de Beterraba . Alternativamente, cozinhe um lote de espaguete aglio olio para servir com o parmesão de berinjela assado. Sirva com um bom pão italiano crocante para absorver qualquer molho extra.

Dicas e truques veganos de berinjela e parmesão

  • A berinjela em si não é muito saborosa, portanto, certifique-se de que o molho e a cobertura de farinha de rosca estejam bem temperados, saborosos e deliciosos. Prove-os antes de adicionar ao prato para verificar os temperos.
  • Você pode colocar a caçarola em camadas cedo e assar antes de servir.
  • Se você gosta de queijo tradicionalmente derretido por cima, use uma mussarela vegana. Para uma versão mais leve, uma pitada de parmesão é boa.
  • Tente o Versão Pizza inspirado em Julia Child.

  Parmesão de berinjela assada vegana

Continuar para o conteúdo

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem, dividido
  • 2 berinjelas grandes, cortadas em fatias de 1/2' de espessura transversalmente
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 molho Pomodoro
  • 1 1/2 xícaras de parmesão vegano ralado (recomenda-se seguir seu coração)
  • Mussarela vegana, opcional (recomendado por Miyoko)
  • 1/2 xícara de farinha de rosca seca (recomenda-se panko ou fermento caseiro)*
  • 1 colher de sopa de folhas frescas de orégano, picadas

Instruções

  1. Cubra a maior grelha, chapa ou frigideira que tiver com um pouco de azeite ou spray de cozinha e coloque em fogo alto. Com cuidado, coloque as rodelas de berinjela na superfície quente e cozinhe, virando com uma pinça, até que ambos os lados tenham boas marcas escuras de grelha / carvão, temperando com sal e pimenta à medida que avança. Deixou de lado.
  2. Pré-aqueça o forno a 400 graus F.
  3. Para começar a colocar a berinjela parmesão em camadas, cubra uma caçarola com uma camada do molho pomodoro (cerca de 1/3 dele)
  4. Coloque as fatias de berinjela grelhadas em cima do molho e polvilhe generosamente com o parmesão vegano. Repita com uma segunda camada de molho, depois berinjela, parmesão e uma camada superior ou molho. Polvilhe uma camada final de parmesão sobre o molho e mussarela rasgada, se estiver usando.
  5. Em uma tigela pequena, misture a farinha de rosca, 1 colher de sopa de azeite, orégano fresco e um pouco de sal e pimenta. Polvilhe a mistura de farinha de rosca por cima.
  6. Asse por 30 minutos, até borbulhar e dourar por cima. Verifique com frequência e cubra com papel alumínio se o topo ficar muito marrom. Aproveite quentinho.

Notas

Você pode facilmente fazer este prato sem glúten usando farinha de rosca sem glúten.

Para queijo extra pegajoso, adicione fatias de mozz de Miyoko no topo antes da farinha de rosca.

Receita adaptada de Jamie Oliver.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 267 Gordura total: 11g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 6g Colesterol: 0mg Sódio: 579mg Carboidratos: 36g Fibra: 7g Açúcar: 9g Proteína: 9g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.