Pasta à Norma

Ir para a receita

Pasta alla Norma é um clássico prato de massa siciliano feito com um ragu de berinjela. Esta é uma massa vegetariana reconfortante que é fácil de fazer em casa. Comece com ingredientes simples e de boa qualidade, como tomate DOP San Marzano, azeite, berinjela e manjericão.

  Uma tigela de massa de cerâmica branca cheia de ragu de berinjela Pasta alla Norma no rigatoni.

A massa de berinjela é uma receita clássica da Sicília que faz um prato reconfortante, barato e naturalmente sem carne.

Vamos descobrir como fazer este delicioso prato de massa de berinjela siciliano!



O que é Pasta alla Norma'>

Pasta alla Norma é um prato de massa da Catania, na Sicília, feito com um ragu de berinjela. O prato tem o nome da ópera Regra por Vincenzo Bellini.

Feito com tradicional Mediterrâneo sabores, Pasta alla Norma é simples, mas saborosa e deliciosa.

Uma teoria sobre as origens da pasta alla Norma é que ela foi criada no século 19 por um chef que trabalhava para o príncipe de Salina. O chef, chamado Nino Bergese, era de Nápoles e criou o prato para o Príncipe de Salina, que era fã da ópera Norma.

Pratos Sicilianos

Embora muitas vezes pensemos em “comida italiana” como um estilo, a culinária varia muito de região para região. Pratos sicilianos costumam apresentar berinjela, como na caponata e esta massa de ragu de berinjela.

  Duas berinjelas, uma lata de tomate san marzano dop, azeite, alho e ervas em uma tábua de madeira.

O que você precisará

  • Azeite
  • alho
  • orégano
  • flocos de pimenta vermelha
  • beringela
  • Tomates. Escolha tomates frescos no verão e DOP enlatado San Marzanos quando você não tem tomates maduros.
  • Ervas frescas. Manjericão ou salsa italiana é melhor.
  • Queijo. Tradicionalmente, apenas ricota salata (ricota salgada feita com queijo de leite de ovelha) deve ser usada. No entanto, sinta-se à vontade para usar Parmigiano.
  Cubos de berinjela assada em uma assadeira forrada de pergaminho. Esta berinjela assada será usada para o ragu de berinjela.

Como fazer ragu de berinjela

A berinjela é tradicionalmente fatiada e depois frita para fazer Pasta alla Norma. No entanto, para simplificar e acelerar o processo, os cozinheiros costumam assar ou assar a berinjela. Eu gosto de assar os cubos de berinjela enquanto faço o molho para acelerar as coisas. Este simples molho de macarrão de berinjela é apenas um passo além do tradicional San Marzano Marinara .

  Um pote Staub branco recheado com massa siciliana alla norma receita com ragu de berinjela e tomate. A panela fica em uma bancada de mármore com manjericão fresco e queijo parmesão ao lado.

Que tipo de massa usar

Pasta alla Normal é tradicionalmente feita com penne ou espaguete. No entanto, este molho de berinjela fica maravilhoso em qualquer formato de massa. Aqui usamos rigatoni.

Variações

Para proteína adicionada, adicione salsicha italiana cozida ou feijão branco no final. Minha família adora a adição de capas para um impulso extra de sabor.

Armazenar e reaquecer sobras

Esta massa vegetariana ainda é saborosa no dia seguinte. Depois de frio, guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Eu gosto de aquecê-lo em um prato que possa ir ao forno coberto com queijo.

Você também pode fazer o ragu de berinjela com um dia de antecedência, refrigerar e adicionar à massa cozida no dia seguinte.

O que servir com Pasta alla Norma

Esta massa à base de plantas pode ser servida como “primi piato” ou primeiro prato, ou como entrada. Sirvo como prato principal com uma salada. Uma salada italiana ou mediterrânea como Caprese é uma ótima opção.

Continuar para o conteúdo   Pasta alla ragu de berinjela normal em um prato de cerâmica branca.

Ingredientes

  • 1 ½-2 libras de berinjela (cerca de 2 berinjelas globo)
  • Azeite extra virgem
  • sal e pimenta
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1/8 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 28 onças. Tomate San Marzano (DOP)
  • 3/4 libras de macarrão
  • 1 xícara de folhas de manjericão fresco
  • ½ xícara de ricota salgada

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 400 ° F. Forre uma assadeira grande com pergaminho (ou azeite).
  2. Corte as berinjelas em cubos de 1 polegada. Misture com azeite (ou cubra com spray de cozinha de azeite). Tempere com sal e pimenta. Asse por 25-30 minutos, virando na metade do tempo, até ficar bem macio.
  3. Enquanto a berinjela assa, comece o molho de tomate Pasta alla Norma. Aqueça 1-2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande ou panela em fogo médio-baixo. Adicione os flocos de alho e pimenta vermelha e refogue por um minuto. Não deixe o alho queimar ou dourar. Junte o orégano e misture.
  4. Adicione toda a lata de tomates, incluindo o molho, e misture. Use uma colher de pau para quebrar os tomates.
  5. Cozinhe por 15 minutos, até engrossar um pouco. Tempere a gosto com sal e pimenta.
  6. Enquanto isso, cozinhe o macarrão em água e sal, de acordo com as instruções da embalagem.
  7. Adicione a berinjela assada no molho de tomate e mexa para combinar.
  8. Quando a massa estiver al dente, escorra e misture imediatamente com o ragu de berinjela.
  9. Sirva quente coberto com manjericão fresco e queijo.

Notas

Ricota Salata é o queijo tradicionalmente usado para Pasta alla Norma. É uma ricota siciliana salgada e envelhecida que funciona bem para ralar. Você substitui pecorino ou Parmigiano, ou um parmesão vegano, se necessário.

Este molho de ragu de berinjela pode ser feito com um dia de antecedência.

Tomates frescos podem ser usados ​​em vez de enlatados. Use 1 1/2 libras de tomates picados (cerca de 4 xícaras).

Embora não seja tradicional, minha família gosta de adicionar alcaparras ao nosso Pasta alla Norma no final.

Informação nutricional:
Colheita: 5 Porção: 1 tigela
Quantidade por porção: Calorias: 265 Gordura total: 7g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 4g Sódio: 162mg Carboidratos: 44g Fibra: 8g Açúcar: 11g Proteína: 9g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.