Pote de Quinoa Instantâneo

Ir para a receita

Não há necessidade de vigiar o fogão com esta quinoa instantânea fácil. Uma ótima receita para iniciantes do Instant Pot que é versátil, saudável e saborosa.

  Uma jarra de vidro cheia de quinoa cozida e guarnecida com ervas frescas fica na frente de uma panela de pressão Instant Pot.

Depois de muitos anos cozinhando quinoa, descobri que o método mais fácil e infalível de cozinhar quinoa é o Instant Pot. Esta receita fácil é ideal para quando estou com fome e não tenho tempo ou energia para cozinhar. Coberto com alguns legumes grelhados ou assados ​​e um fio de molho de tahine é meu favorito.

Como nosso Instant Pot Arroz Sushi , sai perfeitamente fofo, úmido e uniformemente cozido todas as vezes. A quinoa Instant Pot é saborosa no estado em que se encontra, recém cozida e quente, ou usada em saladas como a nossa Salada de quinoa de grão de bico com romã . Encontre mais receitas saudáveis ​​​​de Instant Pot à base de plantas aqui ou no meu livro de receitas, Vegano em um Instante !



  Uma xícara de quinoa seca, colher de sopa de azeite, água e uma peneira de malha fina em uma bancada de mármore antes de cozinhar a quinoa no Instant Pot.

Relação Quinoa/Água

Instant Pot Quinoa é fácil como 1 xícara e 1 minuto. Quinoa é a coisa mais fácil de cozinhar no Instant Pot, e você nunca mais precisará de uma receita se lembrar do 1-1-1. Uma xícara de quinoa, uma xícara de água, um minuto . Embora a quinoa no fogão use uma proporção de 1: 2, metade da quantidade de água é necessária ao cozinhar sob pressão, pois há muito pouca evaporação. Se você achar que sua quinoa está muito mole, reduza um pouco a água no futuro, enquanto se estiver muito seca, adicione não mais que 1/4 de xícara a mais.

Você tem que enxaguar Quinoa'>

Lave sempre a quinoa a não ser que você está usando minha marca favorita, Colheita Antiga , que é pré-lavado. Se cozinhar quinoa seca, aumente a água para 1¼ xícaras por xícara. Por que lavamos a quinoa'>

Temperos e Variações de Quinoa

Se você estiver usando sua quinoa cozida em receitas como hambúrgueres vegetarianos ou saladas, recomendo deixá-la simples. No entanto, se você quiser como acompanhamento, sozinho ou como parte de uma tigela de grãos, aqui estão algumas das minhas maneiras favoritas de temperar a quinoa.

  • Erva de alho: Refogue 2 dentes de alho no azeite por apenas um minuto. Adicione a quinoa, água e 1 colher de chá de ervas secas, como tomilho e orégano, ou uma mistura como ervas da Provence. Depois de cozinhar, misture outro dente de alho picado e ¼ xícara de salsa fresca picada.
  • Limão Coentro: Misture ¼ xícara de coentro picado e 2 colheres de sopa de suco de limão fresco na quinoa cozida. Tempere a gosto com sal e pimenta.
  • Erva de limão: Cozinhe a quinoa com 1 colher de chá de ervas secas, como tomilho e orégano, ou uma mistura de ervas da Provence. Atire ¼ xícara de salsa fresca picada, 2 colheres de sopa de suco de limão fresco na quinoa cozida. Tempere a gosto com sal e pimenta.

dicas e truques

  • Para dobrar sua quinoa na Instant Pot, o tempo de cozimento será o mesmo, mas a panela levará mais tempo para atingir e depois liberar a pressão.
  • A xícara que vem com o Instant Pot é menor do que um padrão de 8 oz. copo medidor. Eu uso um copo medidor padrão para esta receita, mas você pode usar qualquer tamanho, seguindo a proporção 1:1 de quinoa para água.
  • Guarde as sobras de quinoa cozida em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana, ou no freezer por até 8 meses.
  • Ao cozinhar a quinoa em sopas e ensopados como o nosso Chili Vegetariano Instant Pot , você não precisa cozinhá-lo primeiro, basta adicioná-lo a seco / enxaguado, mas adicione um pouco mais de líquido.
  • Deixe sua quinoa esfriar um pouco antes de adicionar saladas como este abaixo, que inclui: couve picada, grão de bico, pepino, azeitonas, tomates e molho mediterrâneo caseiro (um favorito para preparação de refeição ).

  Uma foto de close-up de uma salada de quinoa com couve, grão de bico, tomate, pepino, azeitonas e ervas.

Continuar para o conteúdo   Uma jarra de vidro cheia de quinoa perfeitamente cozida coberta com ervas. Um Instant Pot em segundo plano.

Ingredientes

  • 1 xícara de quinoa (branca ou multi)
  • 1 colher de azeite
  • 1 xícara de água
  • 1/2 colher de chá de sal marinho

Instruções

  1. Lave a quinoa em uma peneira de malha fina e sacuda a maior parte da água para que fique apenas úmida. Isso ajudará a remover o revestimento de saponina que pode causar amargura.   Vegan em um instante: 103 receitas à base de plantas para o seu pote instantâneo
  2. Adicione o óleo, quinoa lavada, água e sal ao forro Instant Pot. O óleo ajuda a evitar a aderência e a formação de espuma e adiciona sabor.   Panela de Pressão Programável Multiuso Instant Pot Ultra 6 Qt 10 em 1
  3. Trave a tampa, com vedação da válvula. Selecione panela manual/pressão (alta) para 1 minuto . A panela levará cerca de 7 minutos para atingir a pressão antes que a contagem regressiva comece. Você pode ver alguns respingos da válvula, o que é normal.
  4. Deixe a pressão sair completamente naturalmente. Isso levará cerca de 13 minutos, mas você pode deixar a quinoa descansar na panela em 'manter aquecido' até que esteja pronto, até uma hora.
  5. Remova a tampa. Use uma colher de pau ou a colher de plástico Instant Pot para afofar a quinoa.
  6. Aprecie sua quinoa recém-cozida imediatamente sozinha, como acompanhamento ou coberta com vegetais. Ou esfriar e usar em saladas. Ele dura em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana ou no freezer por até 8 meses.

Notas

Esta receita usa a quantidade mínima de água, pois acho que a quinoa recém-lavada adiciona mais líquido e queremos evitar a quinoa mole. Se você achar que está muito seco, tente adicionar 1 colher de sopa a ¼ de xícara a mais de água no futuro. Se estiver usando quinoa seca pré-lavada, como Ancient Harvest, aumente a água para 1 ¼ xícaras para começar.

Para dobrar esta receita, mantenha o tempo de cozimento o mesmo, mas lembre-se de que levará mais tempo para a pressão aumentar e sair.

Você pode omitir o óleo e o sal, se quiser, mas eu gosto do sabor que eles adicionam. Além disso, o óleo ajuda a evitar que a quinoa espume e a mantém úmida.

Veja o artigo principal para variações de sabor como Alho Herb e Cilantro Lime.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 3 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 114 Gordura total: 6g Gordura saturada: 1g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 5g Colesterol: 0mg Sódio: 360mg Carboidratos: 13g Fibra: 2g Açúcar: 1g Proteína: 3g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.