Pudim de Berry Chia

Ir para a receita

O pudim de chia de mirtilo, morango ou framboesa feito com leite de amêndoa é um café da manhã fácil de fazer com antecedência que tem gosto de sobremesa. Esta receita de pudim de chia está repleta de nutrição para alimentar o seu dia.

  Dois lindos potes de pudim de chia com frutas para um café da manhã saudável.

Por um tempo eu era muito bom em preparar pudim de chia antes de dormir e tomar um café da manhã super nutritivo pela manhã. De alguma forma, perdi o hábito e quase me esqueci do meu velho amigo pudim de chia. Já postei sobre pudim de chia. Você pode se lembrar do meu básico Como fazer pudim de chia post ou meu sonhador Pudim de Chocolate com Chia .

Recentemente, mudei as coisas e comecei a fazer pudins de chia. Eu tentei fazer pudim de berry chia de algumas maneiras diferentes. No passado, eu simplesmente amassava frutas frescas no pudim de chia. Eu amo cozinhar bagas em um molho. Você deve se lembrar que eu fiz isso com o meu Tigelas de café da manhã de superalimento de quinoa . O melhor de cozinhar as frutas em um molho é que isso intensifica o sabor e torna as frutas ainda mais doces. Você pode usar frutas frescas ou congeladas, e leva apenas alguns minutos.



Como fazer pudim de chia

  Sementes de chia em uma tigela, com leite de amêndoa, mexendo e gelando. Esta é uma receita básica de pudim de sementes de chia vegano.

Este pudim de chia de baga começa como pudim de chia comum. Sementes de chia e leite (eu uso leite de amêndoa ou coco) são misturados. Deixe-os misturar por cerca de 10 minutos e depois mexa novamente. Quando estou com pressa, pulo esta etapa, mas as sementes de chia tendem a afundar, e dar uma segunda mexida antes de refrigerar ajuda. Eu uso leite de amêndoa de baunilha sem açúcar e depois adoço a gosto, geralmente com algumas gotas de estévia líquida orgânica ou um pouco de xarope de bordo.

O que são sementes de chia

Se você ainda não é um devoto de chia, deixe-me te atualizar! As sementes de chia não são uma nova comida hippie. Diz-se que a chia foi usada pelos astecas já em 3500 a.C. Quando eu estava treinando para uma meia maratona há alguns anos, li um livro chamado Born to Run, que é baseado na tribo Tarahumara, “as pessoas que correm”. O Tarahumara correria 50-100 milhas de cada vez, aparentemente com facilidade e apenas por diversão. Um de seus alimentos básicos eram as sementes de chia.

Também ouvi as sementes de chia serem chamadas de “antiga comida asteca”. Eu mesmo me sinto mais energizado e saciado quando como pudim de chia com frutas no café da manhã. Embora eu não seja uma corredora de Tarahumara, acho o pudim de chia um ótimo combustível para meus treinos matinais. As sementes de chia são uma proteína completa e uma boa fonte vegetal de ácidos graxos essenciais e fibras. As sementes de chia também eram um item básico da despensa dos nativos americanos onde moro, os Chumash.

  Uma tigela de pudim de chia vegano e cremoso básico feito com leite de amêndoa. Pequenas tigelas de molhos de morango e mirtilo ao fundo.

O pudim de chia fica na geladeira durante a noite e está pronto para ser comido pela manhã! Embora seja um pouco de trabalho extra e mais alguns pratos sujos, a adição dos molhos rápidos de mirtilo e framboesa faz uma grande diferença. Para mim, foi a diferença entre “Yay, um saboroso café da manhã saudável”. e 'OMG ISSO É TÃO BOM'.

  Linda foto de pudim de chia preparado com camadas de frutas e hortelã fresca por cima.

Fico tão feliz em ver esses pequenos potes de nutrição na geladeira pela manhã. Eu sempre gosto de adicionar um pouco de crocância ao meu pudim de chia antes de comer. Granola ou nozes funcionam bem. Desta vez usei amêndoas tostadas fatiadas e alguns mirtilos frescos. Os molhos de frutas vermelhas podem ser misturados ao pudim em tigelas ou em camadas como parfaits. Eu gosto de fazer pequenos potes de pudim de chia em camadas para manter na geladeira por alguns dias.

  Dois potes de vidro cheios de camadas de pudim de chia e molho de frutas vermelhas cobertos com mirtilos frescos e amêndoas fatiadas. Eu fiz um vídeo de 60 segundos para que você possa ver como é fácil fazer seus próprios copinhos fofos de pudim de chia!


Continuar para o conteúdo   Copos de pudim de chia em camadas de mirtilo, framboesa, morango.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de sementes de chia
  • 1 1/2 xícaras de leite de amêndoa de baunilha sem açúcar
  • adoçante de sua preferência (usei cerca de 4 gotas de estévia líquida)
  • 1 xícara de framboesas, morangos ou uma combinação
  • 1 xícara de mirtilos
  • 1/4 xícara de amêndoas torradas fatiadas, para servir
  • algumas bagas frescas, para servir

Instruções

  1. Em uma jarra ou tigela de armazenamento, misture as sementes de chia, o leite de amêndoa e o adoçante. Deixe descansar e gele por cerca de 10 minutos. Mexa novamente, tampe e guarde na geladeira durante a noite.
  2. Enquanto isso, faça o(s) molho(s) de frutas vermelhas. Coloque as frutas em uma panela pequena. Usei duas panelas, uma para as frutas vermelhas brilhantes e outra para as frutas roxas escuras, para manter as cores separadas, mas isso não é necessário. Adicione cerca de 1/4 de xícara de água à panela, leve ao fogo baixo e tampe. Mexa de vez em quando e quebre as bagas com uma colher de pau ou espátula. Descubra e deixe as bagas cozinhar até formar um molho espesso agradável. Adicione mais água conforme necessário se secar. Transfira para tigelas de armazenamento e deixe esfriar, depois guarde na geladeira.
  3. Para servir, monte o pudim de chia e os molhos de frutas vermelhas em camadas em potes ou em uma tigela. Cubra com amêndoas e frutas frescas.

Notas

You can use fresh or frozen berries. Frozen berries are a good choice when fresh berries aren't in season. 
A splash of maple syrup also works well for sweetening your pudding if you don't like stevia.
Informação nutricional:
Colheita: dois Porção: 1/2 receita
Quantidade por porção: Calorias: 399 Gordura total: 21g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 18g Colesterol: 0mg Sódio: 95mg Carboidratos: 48g Fibra: 22g Açúcar: 19g Proteína: 12g