Purê de batata vegano

Ir para a receita

O melhor purê de batata vegano feito na panela de pressão Instant Pot ou no fogão! Este purê de batatas é aromatizado com alho, azeite e trufas, para que você não perca os laticínios.

  Um prato de purê de batatas vegano com azeite e sal de trufas em uma mesa pronta para ser servida. Este delicioso purê de batatas vegano pode ser feito no fogão ou no Instant Pot.

Nenhuma refeição de férias está completa sem o bom e velho purê de batatas! Minhas meninas adoram purê de batatas e esta é a nossa maneira favorita de fazê-las!



Estas batatas fáceis e cremosas de puré de azeite vegano têm um ingrediente secreto que as torna ainda mais saborosas. Apenas 4 ingredientes é tudo o que você precisa para um purê de batatas com azeite de alho com um toque de sabor de trufa. Este purê de batatas não contém laticínios, mas é decadente o suficiente para servir no Dia de Ação de Graças ou no jantar de Natal.

  Batatas Yukon Gold em uma tábua com um descascador e alho.

Que tipo de batatas usar para purê de batatas

Você pode usar qualquer batata amarela para esta receita, mas eu recomendo Yukon Gold. Eu geralmente tiro a maior parte da pele, mas deixo apenas um pouco porque eu pessoalmente amo a textura extra.

  Batatas cruas, alho e água em uma panela de pressão Instant Pot pronta para fazer purê de batatas.

Como fazer purê de batatas no pote instantâneo

Eu não fiz purê de batatas de outra maneira desde que comprei meu Instant Pot alguns anos atrás. Fazer purê de batatas na panela de pressão Instant Pot é tão fácil e não requer drenagem se você usar a quantidade certa de água! Eu amo usar o Site do pote instantâneo como recurso para tempos de cozimento para criar minhas próprias receitas.

Se você não tem um Instant Pot, também estou compartilhando o método tradicional do fogão.

  Batatas cozidas e alho em uma panela com um espremedor de batatas.

Panela Instantânea: Cozinhe na pressão as batatas e o alho por 8 minutos. Não drene! Deve haver a quantidade perfeita de água com amido na panela (veja o vídeo).

Fogão: Ferva as batatas e o alho até ficarem macios e depois escorra, mas reserve um pouco dessa água com amido para diluir mais tarde.

  Tigelas pequenas de azeite e sal trufado. Esses dois ingredientes fazem o melhor purê de batatas vegano!

Como fazer o melhor purê de batatas vegano

Existem algumas maneiras diferentes de fazer purê de batatas vegano. Algumas pessoas adicionam leite de soja e manteiga sem laticínios. Eu também faço isso às vezes.

Enquanto o purê de batatas é totalmente americano, esta versão tem um toque italiano. Em vez de manteiga, uso um bom azeite extra-virgem. O azeite adiciona sabor e umidade, então esse purê de batatas vegano nunca fica seco e nunca fica grudento. Vamos ao meu ingrediente secreto – trufas! A trufa adiciona um sabor tão irresistível que até meus filhos agora pedem sal de trufa com purê de batatas. Eu também uso no meu ricota vegana !

Para adicionar sabor de trufa ao purê de batatas, você pode usar trufas inteiras raspadas, mas, a menos que esteja em Toscana , eles são difíceis de encontrar e bastante caros. Usar sal de trufa ou óleo de trufa é muito mais barato, mas é cheio de sabor. Eu tenho um pequeno pote de sal de trufas que dura para sempre.

  Purê de batata vegano cremoso com um fio de azeite e polvilho de trufa. Estes são os melhores purês de batatas veganos e podem ser feitos na panela instantânea ou no fogão.

É simples assim! Eu gosto do meu purê de batatas no lado grosso, então eu uso um espremedor de batatas.

  Um prato vegano de Ação de Graças ou Natal com purê de batatas vegano, Wellington e salada.

O que servir com purê de batatas vegano

  Um belo menu de jantar vegano de férias (Ação de Graças ou Natal) com purê de batatas vegano com trufas de azeite, Wellington vegetariano e salada de espinafre com laranjas e romã.

  O melhor purê de batata vegano feito na panela de pressão Instant Pot ou no fogão! Este purê de batatas é aromatizado com alho, azeite e trufas, então você ganhou't miss the dairy. 

Continuar para o conteúdo   Purê de batata vegano

Ingredientes

  • 2 libras de batatas Yukon Gold (cerca de 5 médias)
  • 1 xícara, mais 2 colheres de sopa de água
  • 8 dentes de alho, descascados
  • ¼ xícara de azeite
  • 1 colher de chá de sal trufado

Instruções

  1. Descasque as batatas e corte-as em pedaços de 2 polegadas.
  2. Método de panela de pressão: coloque os pedaços de batata, alho e água (1 xícara, mais 2 colheres de sopa) no Instant Pot. Coloque o topo e ajuste para selar. Cozinhe no manual por 8 minutos. Solte a pressão com cuidado e rapidamente e retire a tampa. As batatas devem estar macias com apenas um pouco de água restante na panela.
  3. Método do fogão: Leve uma panela grande de água para ferver no fogão. Adicione as batatas e o alho e cozinhe até ficarem macios, cerca de 15 minutos. Escorra, mas reserve uma xícara da água de batata com amido.
  4. Use um espremedor de batatas para amassar as batatas tenras e o alho. Bata ou misture o azeite e o sal trufado. Adicione lentamente a água da batata reservada (fogão) para diluir conforme necessário.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 6
Quantidade por porção: Calorias: 121