Quiche Spanakopita com Crosta Filo

Ir para a receita

Filo, fillo ou phyllo, seja qual for a forma como você soletra, é uma deliciosa opção mais leve para quiche. Esta versão com espinafre é a favorita da nossa família – e uma ótima maneira de comer mais verduras.

  Quiche com espinafre, queijo feta e crosta de massa filo em um prato de torta azul.

Nossas meninas adoram quiche, e quiche de espinafre em particular. Está na nossa rotação regular de jantar, mas me canso da crosta de manteiga pesada. Então, esta semana, peguei uma caixa de massa filo, adicionei algumas ervas e queijo feta e Voilà!! Quiche de Spanakopita. Não tenho certeza se meus ancestrais gregos aprovariam isso, mas foi delicioso! Eu já mencionei que nos primeiros 23 anos da minha vida eu tinha um sobrenome ridiculamente grego com muitos 'o's e 'u's nele'>

Normalmente fillo pode me deixar um pouco nervoso porque seca e fica quebradiço com tanta facilidade, mas esta receita é tão rápida que nem é um problema.



Eu tinha todos os ingredientes em casa antes mesmo de planejar fazer isso para o jantar – espero que você também tenha! Esta receita é bastante infalível, então sinta-se à vontade para fazer substituições. Se você não tiver cebolinha, pode deixá-las de fora e ficar à vontade para usar seu queijo ou ervas favoritas.

  Lindos ovos de galinha de quintal azul e marrom em um prato de ovo.

Meu único problema com esta receita é que eu desperdicei muita massa de fillo extra. Acho que a solução é fazer duas quiches e dar uma para um amigo. Ou talvez esta seja uma boa desculpa para fazer uma folha de baklava no dia seguinte'>

Continue lendo para o resto!

A massa fillo precisa de tempo para descongelar, então leve-a do freezer para a geladeira um dia antes de fazer isso.

  Quiche de espinafre com crosta de filo em um fundo branco do lado de fora.

P.S. Quiche não é apenas para brunch. Adoramos para um jantar simples com salada.

Opção sem glúten: sempre gosto de incluir variações sem glúten nas receitas, mas essa é difícil. Infelizmente, não consegui encontrar nenhuma massa filo sem glúten. Se você gostaria de fazer massa filo caseira sem glúten, aqui é uma receita. Alternativamente, faça uma quiche sem crosta!

Continuar para o conteúdo   Uma saborosa quiche de espinafre e queijo feta com crosta filo.

Ingredientes

  • 8 folhas de massa filo congelada, descongelada de acordo com as instruções da embalagem
  • spray para cozinhar
  • 4 ovos grandes
  • 1 xícara de leite integral
  • 3 onças de iogurte grego simples
  • 1 xícara de queijo ralado (usei mussarela, mas use o seu favorito - fontina, gouda, etc.)
  • 1/3 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 cebolinha verde, em fatias finas
  • 1 colher de chá de salsa seca
  • pitada de pimenta recém rachada
  • 1 (10 onças) pacote de espinafre congelado, descongelado e água espremida
  • 2 colheres de sopa de queijo feta esfarelado

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 350 graus F.
  2. Cubra levemente um prato de torta com spray de cozinha. Coloque uma folha de massa fillo sobre o fundo do prato. Cubra levemente a massa com spray de cozinha. Coloque uma segunda folha de massa fillo e cubra com spray de cozinha. Continue sobrepondo até ter 8 folhas. Pressione a massa no prato. Usando uma tesoura de cozinha ou uma faca, corte a massa que está pendurada na borda. Dobre as bordas da massa para baixo.
  3. Asse a massa até dourar, cerca de 8 minutos.
  4. Em uma tigela média, misture os ovos, leite, iogurte, queijo ralado, parmesão, cebolinha, salsa e pimenta. Misture o espinafre.
  5. Despeje a mistura de ovos na casca da massa fillo. Polvilhe queijo feta por cima. Asse por 45-50 minutos, até que a quiche esteja inchada e firme. Cubra o fillo exposto com papel alumínio até a metade para que não queime. Deixe esfriar um pouco antes de servir
  6. Para reaquecer, coloque a quiche cozida em um forno de 300 graus por 10 minutos.

Notas

Opção sem glúten: sempre gosto de incluir variações sem glúten nas receitas, mas essa é difícil. Infelizmente, não consegui encontrar nenhuma massa de recheio sem glúten. Se você gostaria de fazer massa caseira sem glúten, aqui é uma receita. Alternativamente, faça uma quiche sem crosta!

Informação nutricional:
Colheita: 8 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 274 Gordura total: 15g Gordura saturada: 7g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 6g Colesterol: 127mg Sódio: 486mg Carboidratos: 20g Fibra: 2g Açúcar: 3g Proteína: 16g