Receita de Feijão Pinto (Crock Pot, Instant Pot ou Stovetop)

Ir para a receita

O melhor pote de feijão pinto estilo mexicano de todos os tempos. Descubra como cozinhar feijão pinto no fogão lento, panela de pressão Instant Pot ou fogão.

  A melhor receita de feijão pinto estilo mexicano. Descubra como cozinhar feijão pinto no fogão lento, panela de pressão Instant Pot ou fogão.

Você pode fazer esta saborosa receita de feijão carioca inspirada no México de três maneiras diferentes. Eu testei esta receita de feijão pinto no fogão lento da panela de barro, na panela de pressão instantânea e no método tradicional de fogão. Todos os três métodos de cozinhar feijões secos resultam em um delicioso pote de feijão.

Como outros alimentos básicos à base de plantas de que falamos em profundidade, como cozinhar Feijão preto instantâneo , lentilhas , grão de bico , Quinoa , tempeh , e feijões pretos , cozinhar feijão pinto seco do zero é saboroso, nutritivo e barato. Onde moramos na Califórnia, a comida mexicana é extremamente popular. Meus filhos pedem burritos provavelmente semanalmente e sua versão favorita inclui feijão e arroz mexicano .



Enquanto eu costumava usar exclusivamente feijão enlatado, agora que sei cozinhar feijão do zero, nunca mais voltarei a enlatar. Conseguir uma panela de pressão foi um divisor de águas para cozinhar feijões secos e minha preferência, mas mostrarei como cozinhar feijão perfeito no fogão e na panela lenta também.

Como cozinhar feijão pinto do zero

  Uma jarra de vidro cheia de feijão.

Os feijões secos geralmente vêm em sacos de 1 libra ou em caixas a granel. Os feijões pinto são grãos de tamanho médio que são castanho claro com manchas marrons mais escuras.

Etapa 1: classificar e enxaguar os grãos

Os pacotes de feijões secos às vezes têm outros detritos, então é melhor recolhê-los e descartar feijões murchos ou outros materiais que não sejam feijões. Lave-os também.

  Uma tigela de vidro com água e feijão de molho.

Passo 2: Como deixar o feijão de molho

A menos que você esteja cozinhando feijões secos sob pressão, eles precisarão ser encharcados primeiro. Isso ajudará a reidratar o feijão antes de cozinhar.

  • Mergulho Rápido : Adicione 2 xícaras de feijão lavado e selecionado em uma panela grande com 6-8 xícaras de água. Leve ao fogo e ferva por 2 minutos. Retire do fogo e deixe de molho, coberto por 1 hora. Escorra e enxágue.
  • Imersão noturna : Adicione 2 xícaras de feijão lavado e selecionado em uma panela grande com 6-8 xícaras de água fria. Deixe de molho 6-8 horas ou durante a noite. Escorra e enxágue.
  • Sem imersão : você pode pular a imersão se estiver cozinhando feijões secos sob pressão.

Receita de Feijão Pinto

  Uma tábua de corte com os ingredientes para feijão mexicano. Cebola picada, cominho, alho e jalapeño.

Embora você possa cozinhar feijões secos em água para usar em outras receitas, eles não serão saborosos por conta própria. Esta receita, no entanto, tem um ótimo sabor e funciona bem como acompanhamento de estilo mexicano ou em burritos.

Ingredientes do Feijão Pinto Estilo Mexicano

  Cebola, jalapeno, cominho e alho refogue em uma panela.

Refogue Cebola, Alho, Jalapeno e Cominho

Refogue a cebola até amolecer e dourar, em seguida, adicione o alho, jalapeno e cominho. Isso criará uma base saborosa para nossos grãos. Se estiver usando um fogão lento, refogue os vegetais em uma frigideira no fogão e adicione à panela de barro.

  Feijão pinto embebido, caldo de legumes, cebola e jalapeno em uma panela de pressão Instant Pot pronta para cozinhar uma panela de feijão mexicano.

Adicione o feijão e o caldo

Cozinhar o feijão em caldo de legumes, em vez de água, resultará em grãos muito mais saborosos. Cozinhe até ficar macio, no fogão ou em uma panela de barro ou panela de pressão Instant Pot.

  Uma escumadeira levanta feijões caseiros fumegantes de uma panela de pressão Instant Pot.

Feijão Pinto Panela De Barro Lento

A panela de barro, ou fogão lento, é um ótimo método para cozinhar feijões secos porque é tão prático. Você pode configurá-lo de manhã e esquecê-lo até o jantar. Para fazer feijão pinto no fogão lento da panela de barro, adicione os legumes salteados à panela de barro, em seguida, adicione o feijão embebido e 4 xícaras de caldo. Cozinhe lentamente em alta por cerca de 5-6 horas ou baixa por 7-9 horas.

Feijão Pinto panela de pressão instantânea

Cozinhar feijões secos em uma panela de pressão, como o Instant Pot, é o método mais fácil, e é assim que cozinho meu feijão. Por fim, você não precisa planejar com antecedência, pois um pote de feijão pode ser feito sem deixar de molho. O outro benefício de usar uma panela de pressão elétrica é que você pode refogar uma cebola e outros ingredientes saborosos diretamente na panela, ao contrário da maioria das panelas lentas. Algumas pessoas preferem deixar o feijão de molho mesmo assim, pois isso reduz ainda mais o tempo de cozimento e ajuda a tornar o feijão mais fácil de digerir.

  • Cozinhe na pressão o feijão carioca embebido por: 6-9 minutos
  • Cozinhe o feijão pinto seco na pressão por: 25-30 minutos
  • Solte a pressão naturalmente. Isso levará cerca de 25 minutos.

Feijão Pinto Fogão

Cozinhe o feijão demolhado com 6 xícaras de caldo de legumes, com tampa cobrindo parcialmente, por 1 1/2 a 2 horas. Você precisará de mais líquido ao cozinhar no fogão para compensar a evaporação que não acontece no Instant Pot ou no fogão lento. Adicione mais caldo ou água conforme necessário e cozinhe com a tampa para evaporar mais líquido no final, se necessário.

Como Usar Feijão Pinto

  Um burrito vegano feito com feijão, arroz e guacamole.

Dicas para Cozinhar Feijão Pinto

  • Você pode encontrar feijão carioca seco na maioria dos supermercados na seção de feijão, outro ótimo lugar para procurar é em caixas a granel.
  • O feijão cozido dura em um recipiente hermético na geladeira por 3-5 dias, ou até 8 meses no freezer. Armazene em seus sucos, mas deixe algum espaço para expansão no congelamento.
  • O tempo de cozimento pode depender da idade do feijão. Os feijões velhos podem demorar mais para cozinhar ou nunca amolecer totalmente.
Continuar para o conteúdo   Feijão carioca

Ingredientes

  • 1 colher de chá de azeite extra virgem
  • 1 cebola amarela, em cubos
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1 jalapeño, sem sementes e picado
  • 1 colher de sopa de cominho
  • 2 xícaras de feijão carioca seco, lavado e colhido
  • 4-6 xícaras de caldo de legumes (ver nota)
  • 1 colher de chá de sal marinho

Instruções

  1. Aqueça o óleo em uma panela grande em fogo médio ou um Instant Pot/panela de pressão elétrica em refogado (médio). Adicione a cebola e refogue até amolecer e dourar, cerca de 5 minutos. Adicione o alho, jalapeno e cominho e refogue mais um minuto. Se estiver usando um fogão lento, transfira a mistura de cebola para o fogão.   Panela de Pressão Programável Multiuso Instant Pot Ultra 6 Qt 10 em 1
  2. Adicione o caldo (4 xícaras para a panela de pressão ou panela lenta, 6 xícaras para o fogão) e os feijões secos no Instant Pot, ou os feijões embebidos na panela lenta ou na panela do fogão. Mexa para combinar.
  3. Cozinhe pelo tempo especificado abaixo, dependendo do seu método. Lembre-se de que esses tempos são aproximados, pois alguns aparelhos são mais lentos que outros e alguns beans demoram mais que outros. Continue a cozinhar até que os grãos estejam macios, mas não desmanchando.
  4. Tempere o feijão com sal a gosto. Retire com uma escumadeira e sirva como acompanhamento ou em burritos.

Pote Instantâneo

  1. Definido para alta pressão por 37 minutos com a válvula na posição de vedação. Solte naturalmente a pressão (isso levará cerca de 20 minutos). Use feijões secos, enxaguados e não encharcados.

Fogão Lento Panela Crock Pot

  1. Defina para alta por cerca de 5 horas, até que os grãos estejam macios. Use feijão demolhado.

Fogão

  1. Cozinhe, parcialmente coberto, por 1 ½ a 2 horas, até que os grãos estejam macios. Use feijão demolhado.

Notas

  • O caldo de legumes faz feijões mais saborosos do que cozinhar em água. Devido à evaporação, você precisará de cerca de 6 xícaras de caldo para cozinhar no fogão, mas apenas 4 para pressão ou cozimento lento.
  • Você pode encontrar feijão carioca seco na maioria dos supermercados na seção de feijão, outro ótimo lugar para procurar é em caixas a granel.
  • O feijão cozido dura em um recipiente hermético na geladeira por 3-5 dias, ou até 8 meses no freezer. Armazene em seus sucos, mas deixe algum espaço para expansão no congelamento.
  • O tempo de cozimento pode depender da idade do feijão. Os feijões velhos podem demorar mais para cozinhar ou nunca amolecer totalmente.
  • Esta receita de feijão pinto engrossa à medida que fica e os grãos absorvem mais líquido. Para fazer feijão frito, cozinhe até que a maioria dos sucos evapore e, em seguida, esmague com um espremedor de batatas.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 111 Gordura total: 2g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 1g Colesterol: 0mg Sódio: 835mg Carboidratos: 19g Fibra: 6g Açúcar: 2g Proteína: 6g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.