Receita de salsa para conservas

Ir para a receita

A salsa enlatada é uma maneira fantástica de conservar os tomates. Esta receita de salsa mexicana para conservas é adaptada da receita clássica de bola e é fácil de fazer leve ou quente.

  Um pote de salsa mexicana caseira para conservas fica na bancada branca ao lado de coentro fresco.

Todo verão até o início do outono, nosso receitas de tomate fresco receba muito amor. Autêntico Brusqueta , Marinara com tomates frescos , Sopa de Tomate Roasted , e Molho de Tomate Fresco são alguns dos favoritos, e eles começaram com nossos tomates caseiros abundantes. E todo verão, recebo pedidos de uma receita de salsa para conservas, então aqui estamos!

Enlatar tomates, sejam inteiros, como passata ou molho de macarrão, ou salsa, é uma ótima maneira de preservá-los para uso durante todo o ano. Ao contrário da nossa salsa de tomate fresco, os sabores e as cores suavizam um pouco ao enlatar a salsa. No entanto, esta receita é fácil de fazer leve ou picante, simplesmente adicionando mais ou menos pimenta ou molho picante. Use-o como molho para batatas fritas, adicione a burritos ou purê mais tarde e use como uma marinada de verão para grelhar.



Conservas de Salsa

As receitas de salsa para conservas são diferentes das salsas de tomate fresco, pois, em todas as receitas de conservas, deve haver acidez adequada e os alimentos devem ser processados ​​adequadamente. Você não pode simplesmente enlatar qualquer salsa, mas existem muitas variações e receitas de salsa feitas especificamente para conservas – como esta! Aprendi a enlatar, e esta receita foi adaptada do livro de receitas, Bola Livro Completo de Preservação Domiciliar. Você pode aprender mais sobre conservas no site Local da bola .

Enlatar salsa é um processo de várias etapas, então sugiro embarcar neste projeto em um fim de semana quando você tiver bastante tempo. Se você não quer se dar ao trabalho de processar com um enlatador de água fervente ou está fazendo um lote menor, você pode fazer esta receita e congelar os frascos, deixando espaço para expansão. As conservas de geladeira também são divertidas - experimente o meu favorito Picles de endro para geladeira , Beterraba em Conserva , e Geléia de Chia .

  Os ingredientes para a salsa enlatada caseira são preparados em uma tábua de corte e incluem tomate, pimentão, cebola, jalapeno, alho, coentro, sal e vinagre de maçã.

O que você precisará

  • Enlatador de banho de água. Esta é uma panela grande e funda com uma tampa e um rack na parte inferior. Eu uso um pequeno rack de resfriamento redondo ou vaporizador.
  • Frascos De Conservas De Vidro. Você precisará de cerca de 12 8 onças. ou 6 potes pequenos. Eu usei potes de bola.
  • Tomates. Use tomates vermelhos de carne média a grande, firmes, mas não duros, como Early Girl ou Roma. Eles precisarão ser descascado portanto, evite variedades minúsculas, como tomate cereja. Tomates amadurecidos em videira produzirão o melhor sabor.
  • Cebolas. Eu gosto de usar cebolas brancas para salsa.
  • Pimentões Verdes.
  • Jalapenos. Sinta-se à vontade para usar suas pimentas favoritas, como banana quente, serrano ou cera húngara. Remova as sementes para salsa suave ou mantenha-as quentes.
  • Alho. O alho nesta receita é suave, mas adiciona um ótimo sabor. Você sempre pode misturar mais antes de servir, se achar necessário.
  • Coentro. Como o alho, o coentro suaviza. Misture coentro fresco ou use-o para enfeitar antes de servir para deixar sua salsa brilhante e fresca novamente.
  • Sal. Eu uso sal marinho ou kosher, mas qualquer tipo é bom, pois seu objetivo nesta receita é temperar em vez de preservar.
  • Vinagre de Maçã. Embora eu use suco de limão fresco para ácido em receitas de salsa fresca, é crucial que você use vinagre e a quantidade certa para conservas seguras.
  Como fazer salsa para conservas. Os ingredientes para a salsa mexicana caseira são vistos em uma grande panela de aço inoxidável.

Como fazer salsa para conservas

Esta receita de salsa mexicana fácil e robusta se reúne rapidamente quando todos os ingredientes são cortados em cubos. Todos os ingredientes são misturados em uma panela de aço inoxidável e fervidos até engrossar.

É importante usar apenas panelas e utensílios de aço inoxidável, pois o ácido nos tomates pode reagir com outros materiais de cozinha comuns, como cobre, alumínio e ferro.

Embora os tomates sejam ácidos, como mencionado acima, o pH não é alto o suficiente para ser enlatado com segurança em um enlatador de água sem ácido adicional. É por isso que o vinagre está incluído nas receitas de conservas de salsa caseira.

  A salsa caseira fumegante quente é colocada em uma jarra de pedreiro de bola quente.

Quando a salsa terminar de cozinhar no fogão, está pronta para ser colocada em potes de conservas limpos e quentes e processado em um enlatador de água.

  8 onças. Frascos de bola cheios de salsa enlatada caseira em um balcão de mármore.

Armazenar e servir

  • Armazene sua salsa enlatada caseira na despensa por até um ano. Depois de aberto, refrigerar e usar dentro de uma semana.
  • Pouco antes de servir, misture ou decore com coentro fresco para animar. Para adicionar calor, misture uma pitada de molho picante antes de servir.
  Um chip recolhe salsa caseira.

Mais receitas de salsa

Continuar para o conteúdo Rendimento: Cerca de 6 (8 onças) potes

Melhor receita de salsa para conservas

Tempo de preparação 30 minutos Hora de cozinhar 35 minutos Tempo adicional 5 minutos Tempo total 1 hora 10 minutos

A salsa enlatada é uma ótima maneira de conservar os tomates. Esta é uma receita de salsa grossa de estilo mexicano para enlatar em um enlatador de água fervente, que pode ser suave ou quente. Sinta-se à vontade para dobrar a receita quando tiver uma abundância de tomates.

  Um pote de bola cheio de salsa enlatada.

Ingredientes

  • 5 xícaras de tomates sem pele picados em cubos (cerca de 11 médios)
  • 2 1/2 xícaras de pimentão verde sem sementes em cubos (cerca de 3)
  • 2 1/2 xícaras de cebola branca em cubos (1-2 grandes)
  • 1 1/4 xícaras de jalapenos sem sementes em cubos (cerca de 3)
  • 2 dentes de alho, picados
  • 2 colheres de sopa de coentro fresco picado
  • 1/2 colher de sopa de sal (eu uso kosher ou sal marinho)
  • 3/4 xícara de vinagre de maçã
  • 1/2 colher de chá de molho de pimenta (opcional para adicionar calor)

Instruções

  1. Prepare o enlatador, os potes e as tampas do banho-maria e mantenha-os aquecidos. Eu corro o meu por um enxágue quente de lava-louças enquanto preparo a salsa. Como esta é uma receita de alto teor de ácido que é processada em um enlatador de água, os frascos não precisam ser completamente esterilizados como fariam com uma receita de baixo teor de ácido. O calor do enlatador de água destruirá qualquer bactéria.
  2. Misture os tomates picados, pimentões, cebolas, jalapenos, alho, coentro, sal e vinagre em uma panela grande de aço inoxidável.
  3. Leve ao fogo alto e mexa até que os tomates comecem a soltar alguns sucos e a salsa comece a ferver. Reduza o fogo e cozinhe até engrossar ligeiramente, cerca de 10 minutos. Prove a salsa e adicione o molho picante se quiser adicionar mais calor.
  4. Retire do fogo ou reduza para muito baixo apenas para manter aquecido. Coloque a salsa quente nos frascos quentes, deixando ½ polegada de espaço livre. Limpe o aro.
  5. Coloque a tampa no frasco e aperte a faixa até ficar apertada.
  6. Coloque os frascos no enlatador, cobrindo pelo menos uma polegada de água. Deixe ferver, cubra com uma tampa e processe por 15 minutos.
  7. Retire a tampa e deixe os frascos descansarem na água quente por 5 minutos para permitir que a pressão se estabilize. Remova cuidadosamente os frascos e deixe descansar, sem perturbações, por 24 horas à temperatura ambiente.
  8. Certifique-se de que todos os frascos tenham uma vedação a vácuo removendo os anéis e pressionando as tampas. Eles devem ser côncavos e não se mover. Se o centro de uma tampa saltar para trás, não há uma vedação a vácuo e o pote de salsa precisará ser refrigerado imediatamente.

Notas

Para garantir uma conserva segura, esta receita baseou-se na receita de salsa Ball para conservas da Bola Livro Completo de Preservação Doméstica livro de receitas.

Quando estiver pronto para servir sua salsa enlatada, você pode adicionar mais calor misturando algumas gotas de molho picante. Eu também gosto de refrescar a salsa enlatada misturando um pouco de coentro fresco antes de servir.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 95 Gordura total: 1g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 0g Colesterol: 0mg Sódio: 552mg Carboidratos: 20g Fibra: 4g Açúcar: 11g Proteína: 3g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.