Receita e benefícios do chá de sabugueiro

Ir para a receita

Um reforço imunológico natural usado há séculos, o sabugueiro é fácil de se transformar em um chá caseiro. Hoje, estamos analisando os benefícios do sabugueiro e como fazer chá de sabugueiro, esteja você procurando um remédio natural para resfriado, tosse e gripe ou suporte ao sistema imunológico. Este post contém links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão quando você compra através deles.

  Uma xícara de chá de sabugueiro ao lado de um bule. Leituras de sobreposição de texto

Sabugueiro, colhido do Sambucus árvore anciã , tem sido usado como remédio natural por centenas de anos.

Bagas de sabugueiro podem ser usadas como outras bagas, para fazer geleias, tortas e muito mais – eu adoraria tentar fazer Geléia de Chia com isso. A maneira mais simples de usar o sabugueiro em casa como um reforço imunológico ou remédio para resfriado e gripe é prepará-lo como um chá.



Benefícios do chá de sabugueiro

Os suplementos de sabugueiro são mais comumente usados ​​para sintomas de resfriado e gripe . O estudo descobriu que os participantes que usaram sabugueiro se recuperaram de sintomas semelhantes aos da gripe 4 dias antes daqueles que tomaram o placebo.

Embora sejam necessários estudos em maior escala, minha família usa samubcas para combater resfriados há anos e achamos que isso diminui a duração dos resfriados comuns. Embora os suplementos de sambucas sejam fáceis de encontrar em muitos supermercados na forma de gomas, xaropes e pastilhas, é fácil fazer o seu próprio em casa.

Os sabugueiros contêm flavonóides , o que pode ajudar a reduzir a inflamação e aumentar o sistema imunológico.

Além de bagas de sabugueiro, uma xícara de chá quente com limão e mel tem sido uma opção para aliviar dores de garganta e tosse e aliviar o congestionamento. Manuka o mel é considerado especialmente curativo.

  Um pote de sabugueiro seco para fazer xarope de sabugueiro ou chá de sabugueiro.

Onde comprar sabugueiro

Bagas de sabugueiro frescas estão na estação no final da primavera, e você pode encontrá-las em seu mercado local, dependendo de onde você mora. Bagas de sabugueiro são mais fáceis de encontrar seco ou congeladas , Contudo.

Muitas lojas de alimentos naturais vendem sabugueiro seco com ervas e especiarias a granel. Você também pode encontrá-los em Amazonas .

  Uma panela de chá de sabugueiro caseiro é despejada em uma peneira em um bule.

Como fazer chá de sabugueiro

Enquanto a maioria dos chás caseiros que faço não precisam ser fervidos no fogão e são simplesmente mergulhados em água fervente, os sabugueiros precisam cozinhar um pouco.

O chá de sabugueiro caseiro é tão fácil! Basta ferver água e frutas secas, frescas ou congeladas até que a água fique roxa escura. Você pode mantê-lo simples ou adicionar um pouco de adoçante, especiarias e/ou limão.

O chá de sabugueiro funciona bem quente e é especialmente calmante com limão e mel quando você tem dor de garganta ou tosse. No entanto, você também pode apreciá-lo gelado.

Variações de sabor

Embora você só precise de dois ingredientes para fazer chá de sabugueiro (bagas e água), é mais saboroso com um pouco de ácido, doçura ou tempero. Os sabugueiros não são muito saborosos, então aqui estão algumas maneiras de fazer um chá de sabugueiro mais saboroso.

  • Canela: Ferva um pau de canela com a água e as frutas.
  • Limão e mel: Misture o suco de limão fresco e mel a gosto.
  • Laranja: Ferva um pedaço de casca de laranja com a água e as frutas. Esprema a laranja fresca antes de beber.
  • Gengibre: Cozinhe algumas fatias de gengibre com a água e as frutas.
  Chá de sabugueiro caseiro derrama de um bule em uma xícara de chá. Este chá caseiro de sabugueiro é um remédio natural para tosse, resfriado e gripe.

Sabugueiros são seguros para comer'>
  • Toxicidade . Embora as bagas de sabugueiro sejam geralmente consideradas seguras para consumir, elas precisam ser cozidas primeiro. Bagas de sabugueiro frescas e não cozidas são tóxicas e podem causar náuseas. O sabugueiro não é recomendado para crianças ou mulheres grávidas ou amamentando.
  • Efeitos colaterais . Os suplementos de sabugueiro são considerados seguros quando usados ​​por até cinco dias. O uso a longo prazo não foi estudado.
  • Interações . Se você toma outros medicamentos ou suplementos regularmente, consulte seu médico, pois o sabugueiro pode interagir com a quimioterapia e outros medicamentos.
  • Eficácia . Embora existam benefícios do chá de sabugueiro, não confie apenas nele para prevenir ou tratar doenças graves, como gripe ou COVID-19.

Mais receitas de chá saudáveis ​​que você vai adorar

Espero que você tenha gostado de aprender sobre o chá de sabugueiro, seus benefícios e como prepará-lo. Por favor, tenha em mente que este post é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico.

Continuar para o conteúdo   Um bule derrama chá caseiro de sabugueiro em uma xícara de chá.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de bagas de sabugueiro secas
  • 3 xícaras de água
  • 1/4 limão ou laranja
  • mel a gosto*

Instruções

  1. Em uma panela pequena, misture a água e os sabugueiros. Leve para ferver em fogo médio.   Wedderspoon Raw Premium Manuka Honey, KFactor 16, 17,6 onças
  2. Cozinhe por 10 a 15 minutos, até que o chá atinja uma cor profunda.   Bule de vidro com infusor e tampa de aço inoxidável
  3. Retire do fogo e despeje em uma peneira de malha fina sobre uma xícara de chá ou em um bule. Descarte os sólidos de sabugueiro ou guarde para reutilizar para mais chá.   Sabugueiro Inteiro, Seco Colheita Selvagem
  4. Adoce o chá de sabugueiro com mel, agave ou estévia a gosto. Adicione um pouco de suco de limão ou laranja para dar mais sabor.

Notas

*Agave ou estévia líquida orgânica seriam boas opções veganas para substituir o mel. Para alergias, use um mel local. Para suporte imunológico, resfriado/gripe, experimente o mel de manuka.

Outras adições de sabor: uma fatia de gengibre fresco, 1 pau de canela, casca de laranja, 2 cravos ou 1 anis estrelado pode ser cozido junto com os sabugueiros e água.

O chá de sabugueiro restante pode ser resfriado e armazenado na geladeira por até 5 dias. Desfrute do seu chá de sabugueiro quente ou gelado.

Se estiver usando bagas de sabugueiro frescas ou congeladas, dobre a quantidade de bagas para 4 colheres de sopa.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: dois Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 44 Gordura total: 0g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 0g Colesterol: 0mg Carboidratos: 11g Fibra: 2g Proteína: 1g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.