Receita fácil de lentilha vermelha (Masoor) Dal

Ir para a receita

Dal indiano cremoso feito com leite de coco e lentilhas vermelhas ou verdes. Faça esta lentilha vermelha fácil, ou masoor, dal no fogão ou panela de pressão instantânea para uma refeição vegana simples. Servido com arroz ou pão achatado, o dal de lentilha vermelha é uma refeição proteica completa, reconfortante e simples.

  Uma tigela de masoor de lentilha vermelha com arroz integral guarnecido com coentro e microgreens.

Como mencionei quando postei meu favorito Chana Masala receita de alguns meses atrás, Yummy Hubby e eu amo amo amo comida indiana. Ouvi recentemente que cerca de 30% das pessoas na Índia são vegetarianas, então faz sentido que haja uma variedade de opções vegetarianas e veganas no menu do nosso restaurante indiano local. Além de chana masala, dal é um dos meus pratos indianos favoritos. Se você é um regular aqui, você deve ter notado que eu uso bastante lentilhas, de Sopa de lentilha com limão , para Sopa de lentilha instantânea , para Lentilha “Bolo de Carne .”

Durante as férias de primavera, as crianças e eu visitamos Yummy Hubby para almoçar no trabalho. Eu fiz uma grande salada no bufê de saladas, mas ele trouxe arroz integral e dal de legumes. Ao contrário da maioria dos pratos dal que eu já vi, foi feito com lentilhas verdes em vez de vermelhas, e tinha batatas adicionadas. Eu comi uma mordida e foi tão bom que eu estava desejando dal desde então.



O que é Dal'>   Uma tigela de lentilhas vermelhas embebidas em água

Pesquisei um pouco sobre o dal indiano antes de iniciar este post para poder compartilhar mais informações sobre o dal com você. A palavra “dal” pode significar tanto o ingrediente quanto o método de cozimento. Como ingrediente, dal refere-se a leguminosas, especificamente lentilhas. Como prato, dal refere-se a um guisado temperado semelhante ao curry dessas lentilhas, embora um dal também possa ser feito de ervilhas. Na maioria das vezes vejo dal feito com lentilhas vermelhas, então é isso que estou compartilhando aqui. Também testei esta receita com lentilhas verdes e compartilharei essas instruções também. Lentilhas vermelhas, ou masoor dal, cozinham de maneira muito diferente do verde. As lentilhas vermelhas quebram e ficam muito macias. Se você preferir mais textura e mordida, as lentilhas verdes podem ser o caminho a seguir.

  Os ingredientes para a lentilha vermelha incluem lentilhas vermelhas lavadas, alho, cebola picada, gengibre e especiarias.

O primeiro passo para cozinhar nossa lentilha vermelha é separar e enxaguar nossas lentilhas. Algumas pessoas deixam as lentilhas de molho antes de cozinhar, embora eu nunca o faça. Dizem que as leguminosas encharcadas são mais fáceis de digerir.

  Um pote vermelho cheio de dal de lentilha vermelha que

A lentilha vermelha requer apenas alguns ingredientes simples. Cebola, alho, gengibre e curry em pó são o que dão sabor a este prato. Para tornar as coisas realmente fáceis, mantenho um tubo de pasta de gengibre em casa. No entanto, tenho sentimentos mistos sobre isso, pois usa plástico desnecessário. Embora conveniente, escolherei gengibre fresco no futuro. Dal é geralmente temperado com cominho, coentro, açafrão e gengibre. Para simplificar esta receita, usei curry em pó com um pouco de açafrão extra. Garam masala às vezes também é usado, mas eu preferia isso sem. Você gosta de dal picante? Este é suave, mas você pode adicionar uma colher de chá de pimenta vermelha em pó ou 1 pimenta vermelha tailandesa ou jalapeno.

  Masoor de lentilha vermelha cozida em uma panela de pressão Instant Pot.'s beginning to simmer on the stove.

Água e uma lata de leite de coco são adicionadas aos aromáticos e vão as lentilhas. O leite de coco não parece ser tradicionalmente usado em dal. Eu me perguntei se o caldo seria usado para cozinhar dal e descobri que a água é realmente tudo o que é tradicionalmente usado. Depois de experimentar o dal caseiro com e sem o leite de coco, decidi que realmente gostei da cremosidade que o leite de coco confere.

Como fazer Red Lenil Dal no Instant Pot

  Duas tigelas de masoor de lentilha vermelha com arroz integral, rabanete melancia e coentro.

Você é um fã do Instant Pot? Eu também! Experimentei esta receita no fogão e no Instant Pot e funciona bem nos dois sentidos. Os mesmos ingredientes e quantidades são usados, mas ao usar o Instant Pot você pode configurá-lo e esquecê-lo. As lentilhas vermelhas cozinham tão rapidamente que esta é a primeira vez que defino meu Instant Pot por apenas um minuto. Solte rapidamente a pressão e o Instant Pot dal está pronto! Aos dois minutos, achei este prato muito mole. Se você está se perguntando como adaptar suas próprias receitas ao Instant Pot, eu acho o Instant Pot gráficos de tempo de cozimento muito útil.

Como servir Dal

  Receita Vegan Red Lentil Masoor Dal feita com leite de coco.

Dal é geralmente apreciado com arroz ou pão. Alguns gostam de dal bem molhado como uma sopa, e outros preferem mais grosso. Depende muito de você! Esta receita simples é fácil de adaptar. Se você é um amante de vegetais como eu, tente murchar em um pouco de espinafre fresco no final ou adicione algumas batatas assadas. Eu preciso de um pouco de frescor aqui, então adiciono coentro fresco e microgreens.

  Dal de lentilha vermelha vegan fácil feito com leite de coco.

Se você está se perguntando o que são essas pequenas flores roxas, elas são borragem! Eu a cultivo toda primavera.



Continuar para o conteúdo

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite ou óleo de abacate
  • 1 cebola amarela pequena, em cubos
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 colher de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de caril em pó
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 1/2 xícaras de lentilhas vermelhas, lavadas e colhidas
  • 1 lata de leite de coco
  • 1 xícara de água
  • 1/2 colher de chá de sal
  • coentro fresco, para decorar
  • arroz cozido, para servir

Instruções

Aqueça o óleo em uma panela grande em fogo médio baixo. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida. Adicione o alho e o gengibre e refogue mais um minuto. Adicione o curry em pó e açafrão e mexa rapidamente. Junte as lentilhas, o leite de coco e a água. Cubra parcialmente e cozinhe em fogo baixo até que as lentilhas estejam macias, cerca de 15 minutos. Tempere a gosto com sal. Adicione mais água para criar um dal mais fino, como sopa, ou cozinhe descoberto para engrossar. Decore com coentro fresco e sirva com arroz ou pão achatado.

Notas

Instruções do Instant Pot: Siga as instruções do fogão, mas em vez de ferver no fogão, bloqueie a tampa do Instant Pot e ajuste a válvula para vedação. Cozinhe no modo manual por 1 minuto. Libere a pressão com cuidado e rapidamente enquanto protege sua mão do vapor. Remova a tampa longe de você. Usando Lentilhas Verdes: Siga a receita, mas cozinhe por 40 minutos. Torná-lo picante: Se você gosta de calor, adicione 1 pimentão vermelho tailandês em cubos ou jalapeno com a cebola, ou adicione pimenta vermelha moída. As informações nutricionais são aproximadas e calculadas por outro site. Se sua saúde depende de dados nutricionais, calcule novamente usando sua calculadora favorita.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 382 Gordura total: 26g Gordura saturada: 19g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 5g Colesterol: 0mg Sódio: 475mg Carboidratos: 32g Fibra: 7g Açúcar: 2g Proteína: 10g