Risoto de cogumelos com espinafre

Ir para a receita

Este risoto cremoso de cogumelos é fácil de fazer no Instant Pot ou no fogão.

O risoto tem sido uma das comidas favoritas dos meus filhos desde que eles eram apenas pequeninos. Cremoso, aconchegante e reconfortante, o risoto é daqueles pratos que parece difícil de fazer, mas depois que você aprende o método básico, as opções são infinitas.

Nós fizemos Risoto instantâneo de panela com ervilhas e Risoto instantâneo de panela com legumes assados no passado porque o Instant Pot faz um risoto essencialmente sem mexer. Embora essas receitas de risoto Instant Pot também possam ser feitas no fogão, também temos receitas tradicionais de risoto, como Risoto de Ervilhas e Cenoura e Risoto de flor de abobrinha e alcachofra , e uma das minhas receitas mais antigas, Risoto de panela lenta !



  Ingredientes para risoto de cogumelos em uma bancada de mármore. Arroz arbóreo, parmesão, cogumelos secos e frescos, caldo de legumes, cebola e alho.

Ingredientes do risoto de cogumelos

Esta receita de risoto de cogumelos usa ingredientes tradicionais como arroz arbóreo e caldo. No entanto, o arroz carnaroli italiano também funciona bem para risoto. Estou trabalhando em algumas receitas alternativas de risoto de “arroz” para compartilhar no futuro usando diferentes grãos como Quinoa . Você pode encontrar um italiano tradicional Farro Risotto (Farrotto) Aqui .

  • Cebola amarela (ou chalotas)
  • Alho
  • Arroz arbóreo
  • Cogumelos Porcini Secos
  • Cogumelos Crimini frescos (você também pode usar Cogumelos de ostra )
  • caldo de legumes
  Cogumelos Porcini secos de molho em uma tigela de água morna.

Cozinhar com cogumelos secos

Usar cogumelos secos para adicionar umami é um truque que aprendi com Mark Bittman há muito tempo em uma receita do New York Times. Você pode encontrá-los no Whole Foods perto dos produtos de trufas, em Mercado mundial, ou através do meu link de afiliado da Amazon aqui . Eles geralmente vêm como uma mistura de cogumelos ou apenas Porcini, e ambos estão bem aqui.

Para usar cogumelos secos, primeiro você precisa reidratá-los em água morna por cerca de 15 minutos, então eu sempre começo com esta etapa. Se você não tem cogumelos secos, tudo bem! Você pode usar todos os cogumelos frescos nesta receita. Você já viu o pó umami no Trader Joe's na seção de especiarias'>

Como fazer Risoto de Cogumelos

  Refogue a cebola na panela de pressão Instant Pot.

O risoto quase sempre começa com um refogado de cebola e alho em um pouco de azeite.

  Alho e arroz arbóreo são adicionados ao Instant Pot.

Adicione o arroz e mexa para torrar. Embora normalmente sempre lave o arroz antes de usar, eu não uso com risoto, porque o amido é o que cria um risoto cremoso. Adicione os cogumelos e refogue até que comecem a suar e dourar um pouco.

  Todos os ingredientes para o risoto de cogumelos estão em um Instant Pot pronto para cozinhar.

Se você estiver usando o Instant Pot, adicionará 3 1/2 xícaras de caldo neste momento. Raspe todos os pedaços presos no fundo e mexa tudo.

Se você estiver fazendo este risoto de cogumelos no fogão, despeje 5 xícaras de caldo em uma panela, deixe ferver e mantenha aquecido em fogo baixo. Mais caldo é necessário ao cozinhar no fogão para compensar a evaporação. Misture uma concha de caldo quente na mistura de arroz até que seja absorvido. Continue fazendo isso até que o risoto esteja macio e cremoso. É realmente tão simples.

  Esta receita fácil de risoto de cogumelos vegetariano ou vegano é cremosa e deliciosa. A receita de risoto de cogumelos no fogão ou Instant Pot é um jantar fácil.

Como Servir Risoto de Cogumelos

Eu gosto de murchar em alguns punhados de espinafre fresco no final e no topo com bastante salsa fresca e pimenta preta recém-rachada. Também uma pitada de Brigadeiro sal ou azeite de trufas fazem uma grande diferença. Apreciar!

Continuar para o conteúdo   Uma tigela branca recheada com risoto de cogumelos.

Ingredientes

  • ½ xícara de cogumelos porcini secos*
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 cebola amarela, em cubos
  • 1 1/2 xícaras de arroz arbóreo
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1 xícara de cogumelos Bella baby fatiados
  • 3 ½ xícaras de caldo de legumes (5 xícaras para fogão)
  • 3 ramos de tomilho fresco
  • 1/2 xícara de parmesão ralado (usei o Follow Your Heart, que não contém leite)
  • sal e pimenta a gosto (eu amo sal trufado aqui)
  • 4 onças. espinafre bebê
  • Salsa de folha lisa, para guarnecer

Instruções

Risoto de cogumelos no fogão

  1. Lave os cogumelos secos e, em seguida, mergulhe em uma tigela de água morna. Deixou de lado. Aqueça 5 xícaras de caldo em uma panela em fogo baixo.
  2. Aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo médio alto. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida, cerca de 5 minutos. Adicione o arroz e mexa até ficar tostado, cerca de 2 minutos. Tempere com sal e pimenta. Junte o alho, o tomilho e os cogumelos embebidos (escorridos). Você pode adicionar um pouco do líquido de imersão para dar um sabor extra.
  3. Coloque cerca de 1/2-1 xícara de caldo quente no arroz e mexa até ser absorvido, cerca de 2 minutos, depois adicione outra concha de caldo. Continue até que o arroz esteja macio, mexendo sempre. Você pode não precisar de todo o caldo.
  4. Enquanto o risoto cozinha, prepare os cogumelos. Aqueça outra colher de sopa de óleo em uma frigideira em fogo médio-alto. Adicione os cogumelos, tempere com sal e pimenta e cozinhe até dourar e ficar macio, cerca de 5 minutos.
  5. Tempere o risoto a gosto com sal e pimenta e misture o parmesão. Misture o espinafre e os cogumelos Bella no risoto até que o espinafre murche.
  6. Sirva imediatamente guarnecido com salsa e mais parmesão.

Risoto Instantâneo de Cogumelos

  1. Lave os cogumelos secos e, em seguida, mergulhe em uma tigela de água morna. Deixou de lado.
  2. Selecione refogue (alto). Adicione o azeite para aquecer. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida, cerca de 5 minutos. Adicione o arroz e os cogumelos baby Bella e mexa até que fiquem tostados e os cogumelos comecem a dourar, cerca de 2 minutos. Tempere com sal e pimenta. Junte o alho e os cogumelos embebidos (escorridos). Selecione cancelar.
  3. Adicione 3 1/2 xícaras de caldo de legumes e tomilho e mexa. Feche a tampa, com vedação da válvula, e coloque para cozinhar na pressão (alto) por 5 minutos. Levará cerca de 10 minutos para a panela atingir a pressão antes que o relógio comece a contagem regressiva. Quando o tempo de cozimento terminar, solte a pressão com cuidado e retire a tampa. Adicione mais caldo, se necessário, para diluir.
  4. Tempere a gosto com sal e pimenta e misture o parmesão e o espinafre apenas até o espinafre murchar.
  5. Sirva imediatamente guarnecido com salsa e mais parmesão.

Notas

  • Os cogumelos secos criam um sabor muito mais rico e uma textura interessante do que os cogumelos frescos sozinhos. Se você não encontrar cogumelos secos, sinta-se à vontade para usar 10-12 onças. cogumelos frescos.
  • Uma pitada de tempero umami ou sal de trufas do Trader Joe é uma adição maravilhosa a esta receita.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 222 Gordura total: 8g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 4g Sódio: 908mg Carboidratos: 31g Fibra: 2g Açúcar: 4g Proteína: 8g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.