Risoto de Cogumelos (Farrotto)

Ir para a receita

Farroto! É risoto, mas feito com farro. Farroto cremoso de cogumelos, ou risoto de farro, com abóbora assada faz um belo jantar vegetariano ou vegano. Testamos esta receita de farrotto no fogão e na panela de pressão Instant Pot para torná-la mais fácil do que nunca.

  Duas tigelas de risoto cremoso de cogumelos farro, ou farrotto, coberto com cogumelos selvagens e abóbora assada.

Muitos de vocês adoraram o Sopa de Legumes Italiana com Farro que eu queria compartilhar outra maneira de usar este fantástico grão romano antigo. No verão eu uso em salada de farofa , que é como eu vi o farro mais comumente usado na Itália. Agora que está chegando o outono e o inverno, gosto de usar farro em refeições quentes, aconchegantes e saudáveis, como a sopa, e no farrotto.

Farrotto com cogumelos selvagens e abóbora assada seria perfeito como um prato de férias vegetariano ou vegano. Outras opções que você pode gostar são: Portobello Wellington , pão de lentilha , e Abóbora de bolota recheada com cogumelos quinoa . Se você gosta de cogumelos especiais, você deve conferir estes Bolinhos de caranguejo juba de leão .




O que é Farrotto'>

Farrotto é simplesmente risoto feito com farro, em vez de arroz arbóreo. O resultado é um risoto mais terroso, saudável e mastigável. Você deve saber que o farro não é isento de glúten; portanto, se você tem alergia, deve ficar com o risoto clássico. Eu também adoro risoto de arroz arbóreo, e já tenho várias receitas de risoto aqui, como Risoto Instantâneo com Legumes Assados , Risoto instantâneo de panela com ervilhas , Risoto de cogumelos com espinafre , e Risoto de Ervilhas e Cenouras .

Eu comi farrotto, ou risoto de farro, em um dos meus restaurantes favoritos, do Oliver em Montecito. Eles fazem os mais belos pratos à base de plantas. No verão, o farrotto tem vegetais de verão como milho, abobrinha e rabanetes.

  Uma xícara de farro perolado em uma bancada de mármore branco.

Ingredientes do Risoto de Farro

  • Farro . Para fazer o seu farrotto, você precisará do farro semiperolato (ou perolado). Isso significa que o germe foi removido para um cozimento mais rápido. Na verdade, usei o farro de “cozimento rápido” ou “10 minutos”, que você pode obter em pequenas sacolas no Trader Joe’s e Whole Foods na seção de arroz, e funcionou bem.
  • Vinho branco . Um pouco de vinho branco seco, como Pinot Grigio (para manter as coisas italianas), adiciona sabor ao deglaçar a panela, mas o caldo de vegetais extra funciona tão bem se você não fizer vinho.
  • Caldo de Legumes . Assim como ao fazer arroz arbóreo, uma concha de caldo quente é mexida no arroz/farro até ser absorvida, antes de adicionar mais.
  • Cebola . Para um sabor e textura mais delicados, use 2 chalotas.
  • Ervas . Gosto de usar muitas ervas na minha cozinha. Tomilho e sálvia funcionam bem neste farrotto.
  • Cogumelos . Se você encontrar cogumelos selvagens, use-os! Meus favoritos são maitake, ostra , chanterelle. Estes podem ficar caros e podem ser difíceis de encontrar, no entanto, e os Baby Bellas ou portobellos fatiados também são ótimos.

Como fazer Farroto

  Cogumelos Chanterelle selvagens, cogumelos Baby Bella, alho e tomilho em uma tábua de cortar antes de fazer o risoto de farro.

Passo 1: Cozinhe os Cogumelos

Refogue os cogumelos em um pouco de azeite, temperados com sal e pimenta, até ficarem macios. Você pode usar os cogumelos que quiser. Eu usei uma combinação de bebê Bella e chanterelle. Os cogumelos chanterelle são realmente especiais, pois são mais difíceis de encontrar e muito mais caros. Estes foram cerca de US $ 20 libras em Whole Foods. Então, eu os mantive separados e os servi por cima, em vez de misturados. Eu também adoro cogumelos maitake, que são mais baratos e fáceis de encontrar em mercearias asiáticas.

  As cebolas e o alho refogue enquanto o farro é adicionado a uma panela branca Staub enquanto faz o risoto de farro.

Passo 2: Refogue a cebola e o alho

Assim como no risoto de arroz tradicional, refogamos a cebola, depois o alho e, em seguida, misturamos o farro para torrar por apenas um minuto.

  Um pouco de vinho branco é adicionado ao farro, cebola e alho em uma panela Staub para fazer farrotto.

Etapa 3: um toque de vinho

Cozinhe o vinho branco até que seja absorvido/evaporado. Eu não meço, apenas adicione cerca de 1/4 de xícara de respingo. Se você não usa álcool, pode simplesmente usar caldo.

Etapa 4: adicione o caldo lentamente

Mantenha uma panela de caldo no fogão em fogo baixo. Eu uso um inteiro de 32 onças. caixa. Coloque cerca de 1/2-1 xícara de caldo na panela do farro e mexa até ser absorvido antes de adicionar mais. Continue até que o farro esteja macio. Muitas pessoas evitam fazer risoto porque essa parte pode parecer muito trabalhosa, mas na verdade você não precisa mexer constantemente. Muitas vezes coloco a tampa enquanto me afasto por um minuto.

  Um pote Staub branco recheado com farrotto cremoso de cogumelos (risoto farro) e coberto com cogumelos salteados e abóbora assada.

Passo 5: Adicione Legumes e Ervas

Eu gosto de misturar alguns dos cogumelos, abóbora e ervas, enquanto reservo alguns para servir em cima. Este farrotto também ficaria lindo guarnecido com arilos de romã como eu fiz com o nosso Risotto de Legumes Assados.

  Fotografia de close-up de uma tigela de farrotto (risoto farro) com cogumelos e abóbora.

Risoto de Farro Instantâneo

Assim como nossas outras receitas de risoto Instant Pot, o risoto farro é rápido, fácil e sai perfeitamente na panela de pressão Instant Pot. Você pode essencialmente “defini-lo e esquecê-lo”.

Para fazer risoto de farro no Instant Pot, siga as mesmas instruções do método do fogão, mas adicione menos caldo pois não há muita evaporação. Você precisará de cerca de 3 xícaras no Instant Pot, em vez de todo o 32 oz. caixa no fogão. Cozinhe na pressão (alta) farrotto por 8 minutos , em seguida, libere naturalmente a pressão por 5 minutos, antes de liberar manualmente qualquer pressão restante.

Como Servir Farroto

Continuar para o conteúdo   Risoto de Cogumelos Farro (Farrotto) com Abóbora Butternut

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem, dividido
  • 1 abobrinha pequena
  • 2 xícaras de cogumelos fatiados (Baby Bella, ou cogumelos selvagens – maitake)
  • 2 chalotas, em cubos
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1 ½ xícaras de farro perolado (rápido)
  • ½ xícara de vinho branco, como pinot grigio (ou mais caldo)
  • 32 onças. caldo de legumes
  • 2 colheres de sopa de folhas frescas de tomilho, picadas
  • 5 folhas de sálvia frescas picadas
  • 2 colheres de sopa de manteiga, opcional (usei a da Miyoko)
  • 1 xícara de parmesão ralado ou ralado (usei sem leite)
  • sal e pimenta

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 400 graus F. Descasque a abóbora com um descascador de legumes. Corte em cubos de 1/2-1'. Misture com 1 colher de sopa de azeite e tempere com sal e pimenta. Coloque em uma assadeira em uma camada. Asse até ficar macio e começar a caramelizar, cerca de 25-30 minutos, virando na metade.
  2. Enquanto isso, aqueça uma colher de sopa de azeite em uma panela grande ou forno holandês em fogo médio. Adicione os cogumelos e uma pitada de sal e pimenta. Refogue até ficar macio, cerca de 5 minutos. Retire da panela e reserve.
  3. Adicione a colher de sopa de óleo restante na mesma panela e adicione as chalotas. Refogue até ficar translúcido, cerca de 2 minutos. Adicione o alho e continue a refogar por mais um minuto. Adicione o farro e refogue por cerca de um minuto para torrar e untar com óleo. Adicione o vinho e deixe ferver até evaporar.
  4. Despeje o caldo em uma panela média em fogo baixo. Adicione cerca de 1/2 xícara de caldo quente de cada vez à panela farro, mexendo quase continuamente até que cada adição de caldo seja absorvida. Continue adicionando o caldo e mexendo até que o farro esteja macio, cerca de 30 a 40 minutos.
  5. Junte as ervas, a manteiga e o parmesão e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture delicadamente os cogumelos. Cubra com a abóbora assada ou misture e sirva quente.

Risoto de Farro Instantâneo

  1. Para fazer este risoto de farro no Instant Pot (veja o vídeo), siga a mesma receita até o passo 3 acima.
  2. Adicione apenas 3 xícaras de caldo à panela e adicione tudo de uma vez. Mexa, raspando quaisquer pedaços que possam estar grudados no fundo.
  3. Trave a tampa, com a válvula ajustada para vedação. Coloque para cozinhar na pressão (alta) por 8 minutos. Quando o tempo de cozimento terminar, deixe a pressão sair naturalmente por 5 minutos e, em seguida, libere manualmente qualquer pressão restante. Remova a tampa com cuidado.
  4. Junte as ervas, a manteiga e o queijo. Tempere a gosto com sal e pimenta. Misture delicadamente os cogumelos. Cubra com a abóbora assada ou misture e sirva quente.

Notas

Se você tiver sal trufado ou óleo, um pouco é uma adição maravilhosa a esta receita.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 276 Gordura total: 17g Gordura saturada: 5g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 10g Colesterol: 16mg Sódio: 839mg Carboidratos: 18g Fibra: 4g Açúcar: 6g Proteína: 4g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.