Risoto instantâneo de panela com ervilhas e alcachofras

Ir para a receita

O risoto caseiro é mais fácil do que nunca quando feito na panela de pressão Instant Pot ou na panela lenta! Este risoto Instant Pot com ervilhas e corações de alcachofra é a versão favorita dos meus filhos do clássico prato de arroz italiano cremoso.

  Esta tigela branca rústica de risoto com ervilhas verdes é uma refeição vegetariana e vegana fácil e reconfortante feita na panela de pressão Instant Pot.

O risoto é uma das comidas favoritas da minha filha mais velha desde que ela tinha cerca de um ano de idade. 9 anos depois, ela ainda pede risoto a cada poucas semanas. Em 2013 eu postei isso Risoto com Ervilhas e Cenouras receita, feita no método tradicional. Existem algumas outras receitas de risoto que moram aqui no blog também. Quando minha filha começou a amar risoto com um ano de idade, aprendi a fazê-lo no fogão lento. Se você voltar nos arquivos do blog até 2009, poderá encontrar isso (post bastante embaraçoso com fotografia terrível) para Risoto de alcachofra de panela lenta .



Um dia eu adoraria revisar e atualizar todos os meus posts antigos. Como mexer constantemente uma panela de risoto por meia hora nem sempre é possível com um bebê, o método do fogão lento facilitou as coisas. Agora que tenho uma panela de pressão elétrica Instant Pot, estou usando para fazer risoto rapidamente e não lentamente. Já mencionei o quanto eu adoro meu Instant Pot. Você está ficando cansado de ver receitas de Instant Pot aqui'>A Sopa de Lentilha Instant Pot foi um sucesso com tantos elogios que eu queria compartilhar mais receitas de Instant Pot com você.

O risoto é um daqueles pratos quentinhos e reconfortantes que fazem você se sentir feliz por dentro. Agora que tenho uma maneira tão rápida e fácil de cozinhar risoto, até embalo em recipientes quentes para o almoço escolar. Pode não ser do jeito tradicional italiano, mas o Instant Pot facilita o risoto caseiro mesmo nas noites mais movimentadas. Se você ainda não possui uma panela de pressão elétrica, não se preocupe, vou compartilhar o método do fogão lento também.

  Lindas tigelas rústicas de risoto com ervilhas e corações de alcachofra.

Eu pessoalmente adoro ficar no fogão mexendo caldo quente no risoto por meia hora. A agitação é quase terapêutica e ver o arroz passar de duro e seco para macio e cremoso é tão satisfatório. Como uma mãe ocupada, nem sempre tenho tempo ou energia no final do dia enquanto ajudo com a lição de casa. Uma das primeiras coisas que aprendi a fazer na minha panela de pressão Instant Pot foi o risoto.

O Instant Pot torna o risoto tão rápido e fácil que é até viável para almoços de fim de semana. O risoto Instant Pot é literalmente cinco minutos de preparação e, em seguida, você pode definir o fogão e esquecê-lo.

  Os ingredientes para este risoto de ervilha caseiro fácil incluem cebola, arroz e caldo.

O risoto parece intimidador para muitas pessoas. Eu entendo, por causa da agitação pouco. Mas fazer risoto é realmente incrivelmente simples e, uma vez que você pega o jeito, é uma daquelas coisas que você pode fazer sem receita, adicionando quaisquer sabores e ingredientes que você tenha ou queira no momento. O risoto é basicamente arroz e caldo. O tipo de arroz que você usa é crucial para fazer risoto, pois apenas variedades específicas funcionarão. O arroz arbóreo é mais comumente usado aqui nos EUA, embora outras variedades italianas de arroz de grão curto, como carnaroli e vialone, também sejam tradicionalmente usadas para risoto. É importante usar uma dessas variedades para obter um risoto cremoso.

Devemos lavar o arroz de risoto da maneira que fazemos outro arroz'>Farro Salad aqui, se quiser.

  Essas duas lindas tigelas de risoto cremoso com ervilhas e alcachofras foram feitas na panela de pressão instantânea. Eles são cobertos com rúcula e ervas. Este risoto fácil é vegano e sem glúten.

Aprendi a hora correta de cozinhar risoto na panela de pressão no livro de receitas Vegan Under Pressure, então vou linkar esse livro abaixo. É a minha escolha para tempos de cozimento para grãos e feijões, especialmente. Eu gosto de adicionar um pouco mais de sabor umami ao meu risoto ao servir e existem algumas maneiras de fazer isso. Polvilhe com parmesão ou sal/óleo de trufas, ou misture um pouco de fermento nutricional. Eu também adoro adicionar ervas frescas ou rúcula para um toque extra de frescor.

Fiz um pequeno vídeo para mostrar como fazer esse risoto Instant Pot. Às vezes um vídeo vale mais que mil palavras.

Continuar para o conteúdo   Risoto instantâneo de panela com ervilhas e alcachofras

Ingredientes

  • 2 colheres de azeite extra virgem
  • 1 cebola amarela pequena, descascada e picada
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1 1/2 xícaras de arroz arbóreo, carnaroli ou vialone
  • 4 xícaras de caldo de legumes, mais se necessário
  • 1 1/2 xícaras de ervilhas congeladas, descongeladas
  • 1 (12 onças) coração de alcachofra, escorrido
  • sal, a gosto
  • pimenta preta moída na hora, a gosto
  • 1/4 xícara de fermento nutricional ou uma pitada de sal trufado (opcional)
  • salsa fresca italiana ou manjericão, para decorar (opcional)

Instruções

  1. Aqueça o azeite no Instant Pot com o modo refogado. Adicione a cebola e refogue até ficar macia e dourada, cerca de 5 minutos. Adicione o alho e refogue mais um minuto. Adicione o arroz e mexa para torrar por cerca de um minuto. Adicione o caldo de legumes. Coloque a tampa no Instant Pot e certifique-se de que a válvula esteja selada. Cozinhe no manual por 5 minutos.
  2. Libere rapidamente a pressão pulsando cuidadosamente e lentamente a válvula para a ventilação, para que os sucos não escorram. Remova a tampa longe de você. Mexa o risoto e adicione mais caldo, se necessário, para soltá-lo. Junte as ervilhas e as alcachofras. Tempere com sal e pimenta. Feche a tampa por alguns minutos para aquecer as ervilhas e as alcachofras. Mexa novamente e tempere a gosto com sal e pimenta e levedura nutricional, se estiver usando.

Notas

1. If using a slow cooker, follow the recipe but cook on high for 2 hours. Add the vegetables for the last 30 minutes or at the beginning.
2. Nutrition information is approximate and based on 1/4 of the total recipe. If your health depends on nutrition information, please calculate using your favorite nutrition calculator.
Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1/4 receita
Quantidade por porção: Calorias: 228 Gordura saturada: 0g Colesterol: 0mg Sódio: 0mg Carboidratos: 0g Fibra: 0g Açúcar: 0g Proteína: 0g