Salada Caprese

Ir para a receita

Aprenda a fazer a melhor salada Caprese (Insalata Caprese)! Além disso, aprenda a pronúncia caprese adequada, se for saudável, e o que servir com esta clássica salada italiana.

  Tomates de herança vermelhos e amarelos, fatias de mussarela e folhas de manjericão foto de close-up retratando uma deliciosa salada Caprese.

A salada caprese é um clássico receita italiana e uma das mais deliciosas saladas de verão. Esta receita exemplifica o quão maravilhosos os pratos simples podem ser quando feitos com a combinação certa de ingredientes.

Esta receita simples é uma das minhas saladas favoritas durante os meses de verão. É a salada perfeita para mostrar os suculentos mercados de agricultores ou tomates de jardim e manjericão. Vou mostrar como fazer a receita clássica, bem como algumas variações.



Você já se perguntou o que significa “Caprese” em italiano em relação a esta salada'>

  Uma bela foto da paisagem do oceano e do litoral da Ilha de Capri com uma velha estátua de mármore de um homem em primeiro plano.

O que significa Caprese?

A palavra Caprese refere-se a ser da ilha de Capri. Esta bela ilha está situada ao largo da costa de Nápoles, na região da Campânia.

Tomates e mussarela de búfala (mussarela de búfala) são ambas especialidades bem conhecidas da região da Campagnia. Na verdade, San Marzano DOP e Mozzarella di Bufala DOP ambos devem ser produzidos do início ao fim nesta área. Não é surpresa então que a salada Caprese tenha se originado na ilha de Capri.

pizza é outra receita italiana mundialmente famosa que foi inventada na região da Campânia com esses mesmos ingredientes. Eles realmente são um jogo feito no céu ( Itália ).

  Uma salada Caprese em um prato branco sobre uma bancada de mármore. Esta tradicional salada italiana é feita com tomate, manjericão e mussarela.

pronúncia caprese

Comidas italianas podem ser complicadas para os falantes de inglês pronunciar. Especialmente palavras como Brusqueta , que se pronuncia broo·skeh·tuh. Se você quiser pronunciar Caprese corretamente, diga assim: kuh·pray·zay.

O que é a Salada Caprese'>

Caprese é uma salada italiana simples feita com tomates frescos, mussarela e folhas de manjericão. Esta é uma combinação clássica de sabores italianos de verão, e este prato festivo apresenta as cores da bandeira italiana: vermelho, branco e verde!

História

Acredita-se que a salada Caprese foi invenção de um pedreiro patriota na década de 1920, logo após a Primeira Guerra Mundial. Ele criou esta deliciosa e bela salada para representar a bandeira italiana vermelha, branca e verde. A Insalata Caprese realmente se tornou popular na década de 1950, quando se tornou um prato famoso na Ilha de Capri e além.

  Manjericão fresco, tomate, uma bola de mussarela, garrafas de azeite, sal marinho e óleo de manjericão em uma tábua de madeira.

Como fazer Caprese

Caprese é feito com apenas alguns ingredientes simples e depois de fazer uma vez, você não precisará de uma receita novamente. No entanto, para fazer o melhor Caprese, existem algumas diretrizes a serem seguidas.

Insalata Caprese foi originalmente feito apenas com tomate, mussarela e manjericão e finalizado com azeite, sal e pimenta branca.

Que tipo de tomate usar

O tipo de tomate que você usa para Caprese não importa tanto quanto a qualidade. Escolha tomates perfeitamente maduros, suculentos e saborosos. Eu gosto de usar tomates vermelhos quando possível.

Originalmente, eram usados ​​tomates Re Umberto ou Fiascone de toda a Costa Amalfitana. Tomates de ameixa italianos, como Roma ou San Marzano, são semelhantes e podem ser usados ​​para um Caprese tradicional.

Que tipo de mussarela usar

A salada caprese tradicional é feita com mussarela de leite de vaca fresca ou mussarela de búfala. A mussarela de búfala italiana é muito macia e cremosa, e nada fibrosa como a mussarela americana. Isso se deve à dieta dos búfalos de pastagem nas pastagens pantanosas da região.

Algumas pessoas usam queijo burrata. A burrata é muito mais cremosa e não corta bem, mas pode ser rasgada ou deixada inteira. Mussarela fresca ( Creme de leite ) e a burrata devem ser servidas sempre em temperatura ambiente, pois perdem o sabor quando frias.

Molho para Salada Caprese

A salada caprese é tradicionalmente temperada apenas com um fio de azeite e temperada com sal e pimenta.

Esta salada evoluiu e hoje muitas pessoas gostam de adicionar também vinagre balsâmico e até um pouco de óleo de manjericão. Opte por um esmalte balsâmico para um balsâmico mais grosso que mantém sua forma. Meu favorito é o Balsâmico de 25 barris de il fustino . Eu também experimentei o Balsamic Glaze do Trader Joe e achei muito grosso e doce. Para um Caprese clássico, menos é mais na hora de se vestir.

  Uma foto aérea da Salada Caprese em um prato branco regado com óleo de manjericão (pesto) e esmalte balsâmico. Um pequeno pote de óleo de manjericão fica no canto.

Uma salada caprese com tomate, manjericão, mussarela, óleo de manjericão e glacê balsâmico.

Servindo

Esta receita resulta sempre numa bela apresentação. Para uma salada Caprese clássica, arrume fatias grossas de tomate, mussarela cremosa e folhas de manjericão em uma travessa. Adicione um fio de azeite extra virgem e uma pitada de sal marinho e pimenta.

  Uma foto de close-up da salada Caprese em um prato branco: fatias de tomate e mussarela com manjericão e chuviscos de óleo de manjericão e esmalte balsâmico.

Salada Caprese é saudável e boa para perda de peso'>

Uma salada caprese fácil é uma ótima opção para uma alimentação saudável, principalmente se você gosta de seguir uma Dieta mediterrânea .

Os tomates são uma boa fonte de vitaminas A e C. Eles também são baixos em calorias e ricos em fibras. O queijo mussarela é uma boa fonte de proteína e cálcio. E o manjericão é uma boa fonte de antioxidantes.

Salada Caprese é boa para emagrecer'>

Uma porção de salada Caprese tem cerca de:

  • 150 calorias
  • 5 gramas de carboidratos
  • 11 gramas de proteína
  • 11 gramas de gordura

Se você estiver observando sua ingestão de calorias, poderá facilmente fazer algumas alterações na receita para reduzir o número de calorias. Por exemplo, você pode usar menos queijo mussarela ou trocá-lo por um queijo com baixo teor de gordura. Você também pode usar uma quantidade menor de azeite e aumentar seu prato com verduras.

O que servir com salada caprese

Você pode estar se perguntando o que comer com a salada Caprese. Sirva como acompanhamento ou prato principal. Como prato principal, gosto de adicioná-lo a uma tigela grande de rúcula com mais azeite e vinagre com azeitonas ao lado.

Como acompanhamento para o jantar, o Caprese seria ótimo com outros pratos italianos, como massas. Esta salada refrescante também é um ótimo acompanhamento vegetariano quando você está grelhando. Esta bela salada é um favorito da família e é uma das minhas receitas favoritas para levar para uma festa.

  Espetos de tomate cereja e mussarela Caprese em uma placa de madeira branca rústica para um aperitivo.

Variações

Caprese de tomate cereja

Para uma salada Caprese de tomate cereja picado, use tomates cereja cortados ao meio, pérolas de mussarela e folhas de manjericão fresco. Disponha em uma travessa ou coloque em uma tigela.

Caprese de abacate

Morando na Califórnia, adoro adicionar abacate ao Caprese. Fatias de abacate cremosas fazem uma ótima troca sem laticínios por mussarela.

espetadas de queijo mozzarella

Para fazer espetos de salada Caprese, simplesmente enfie tomates cereja ou uva, mussarela ciliegine e folhas de manjericão em palitos de coquetel e arrume em uma travessa.

Burrata Caprese

A burrata se desmancha e não corta em fatias como a mussarela. Para fazer a Burrata Caprese, disponha os tomates e o manjericão em um prato e mantenha a burrata inteira.

Caprese Bruschetta

Faça a bruschetta caminho tradicional , mas em vez da cobertura pomodoro, cubra com fatias de mussarela e tomate e finalize com manjericão, sal e pimenta.

Caprese vegano

A melhor mussarela vegana que encontrei é da Myoko's. No entanto, prefiro simplesmente omitir o queijo e usar abacate.

Continuar para o conteúdo   Uma tradicional Salada Caprese com tomate, manjericão e mussarela é regada com azeite.

Ingredientes

  • 3 tomates médios
  • 8 onças. mussarela fresca
  • 1 maço de manjericão fresco
  • azeite extra virgem de alta qualidade
  • sal marinho em flocos
  • pimenta preta ou branca recém rachada
  • vinagre balsâmico envelhecido (opcional)
  • óleo de manjericão (opcional)

Instruções

  1. Para fazer sua Salada Caprese, corte os tomates e a mussarela transversalmente em fatias de ½ polegada de espessura.   Blazing Bella Vinagre Balsâmico Tradicional Envelhecido - Modena Itália Premium Reserve 16,9 fl.oz (500ml)
  2. Em um prato ou travessa, disponha as fatias de tomate e mussarela, em um padrão sobreposto alternando tomate e queijo.   Bionaturae Azeite Virgem Extra | Azeite Orgânico | Não OGM | Orgânico certificado pelo USDA | Feito na Itália | Azeite italiano 100% autêntico | 25,4 fl oz (750 ml)
  3. Coloque as folhas de manjericão fresco entre as fatias e decore a salada Caprese como quiser.   Sal Maldon, Flocos de Sal Marinho, 8,5 onças (240 g), Kosher, Natural, Artesanal, Gourmet, Cristais de Pirâmide
  4. Regue a salada de tomate e mussarela com azeite. Tempere com sal marinho e pimenta. Adicione um fio de óleo balsâmico e/ou manjericão, se desejar.

Notas

A salada caprese não era tradicionalmente feita com vinagre balsâmico ou pesto/óleo de manjericão. Foi feito apenas com 4 ingredientes: tomate Re Umberto ou Fiascone, queijo mussarela, manjericão e azeite de oliva e temperado com sal e pimenta.

Hoje muitas pessoas apreciam o sabor do vinagre balsâmico adicionado à salada Caprese. Meu balsâmico favorito para usar aqui é o Balsâmico envelhecido em barril de 25 anos de Il Fustino.

O óleo de manjericão tem um sabor semelhante ao pesto e é feito misturando manjericão fresco, azeite, um dente de alho, sal e flocos de pimenta vermelha. Pode adicionar muito sabor ao Caprese, mas não é tradicional.

A salada caprese pode ser feita com até uma hora de antecedência, mas não mais, pois os ingredientes podem ressecar demais.

produtos recomendados

Como Associado da Amazon e membro de outros programas de afiliados, ganho com compras qualificadas.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 157 Gordura total: 11g Gordura saturada: 6g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 4g Carboidratos: 5g Fibra: 1g Açúcar: 3g Proteína: 11g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.