Salada de frutas cítricas

Ir para a receita

Uma bela salada de frutas cítricas perfeita para o inverno ou a primavera. Sirva com um toque de champanhe ou prosecco para uma salada de frutas cítricas Mimosa perfeita para qualquer brunch especial.

  Uma bela salada de frutas cítricas em uma travessa oval branca. Kumquats, laranjas, tangerinas, toranjas e fatias redondas de laranja de sangue criam uma salada de frutas bonita, saudável, fácil e colorida para o brunch.

Com as crianças em casa e constantemente pedindo um lanche, estamos preparando uma comida um pouco mais saudável. Uma das coisas que comecei a fazer pela primeira vez é fazer grandes saladas de frutas. E notei que as crianças estão comendo muito mais frutas quando já estão preparadas.

Estou planejando compartilhar algumas saladas de frutas diferentes, incluindo uma salada de frutas arco-íris e uma salada de frutas tropicais, mas hoje estou compartilhando uma que é perfeita para o Dia das Mães (ou qualquer brunch). Esta simples salada de frutas cítricas não precisa de molho, mas pode ser transformada em um deleite extra especial, servindo com um toque de champanhe ou prosecco. Chamaremos isso de Salada de Frutas Mimosa.



  Uma tigela redonda cheia de uma salada de frutas caseira com laranjas sanguíneas, laranjas, mirtilos, amoras e hortelã.

As crianças adoraram esta versão com mirtilos, amoras e hortelã fresca.

  Bela fotografia de uma cesta cheia de citrinos caseiros, incluindo laranjas, laranjas sanguíneas e limas.

Nosso jardim está cheio de frutas cítricas o ano todo, mas é especialmente maravilhoso durante a temporada de laranja sanguínea (final do inverno até a primavera). Se você também gosta de frutas cítricas, confira essas outras receitas divertidas. Se você não está familiarizado com kumquats, não deixe de ler isso Kumquat 101 publicar.

Receitas cítricas

Como cortar uma laranja

Citrus pode ser cortado em segmentos ou fatias redondas. Eu gosto de usar fatias para esta salada de frutas.

  A parte superior e inferior é cortada de uma laranja.

Corte a parte superior e inferior apenas para a carne. Coloque a fruta em um lado cortado.

  A casca e a medula são cortadas de uma laranja.

Corte a casca e o miolo da polpa, trabalhando de cima para baixo, em toda a volta da fruta.

  Uma laranja foi descascada e cortada em fatias redondas.

Coloque a fruta de lado e corte em fatias de 1/4″. Isso leva algum tempo, mas vale a pena.

  Receita de salada de frutas cítricas. Fatias de laranja, laranja sanguínea, toranja e kumquat dispostas em um padrão ombre em uma travessa oval. Uma receita de brunch ou refeição bonita, fácil e saudável.

Arrume as fatias de frutas cítricas em uma travessa. Eu gosto de organizá-los por cores do claro ao escuro para um efeito ombre, especialmente quando temos essas lindas laranjas sanguíneas.

  Salada de frutas cítricas em pratos individuais com taça de champanhe. A melhor receita de salada de frutas de inverno ou primavera.

Ou você pode organizar as frutas em travessas individuais.

  Champanhe ou prosecco é derramado sobre cítricos fatiados, incluindo toranja, laranja e laranja sanguínea em cupês de champanhe altos.

Idéias de Molho de Salada de Frutas Cítricas

Nosso cítrico é tão suculento que normalmente não adiciono nada. Quando está pesado na toranja, gosto de adoçar as coisas com uma pitada de açúcar ou um fio de mel. Aqui estão algumas outras ideias para tentar:

  • Xarope Simples de Lavanda
  • Salada de frutas cítricas Mimosa. Polvilhe qualquer cítrico azedo (como toranja ou kumquats) levemente com açúcar. Pouco antes de servir, despeje cerca de 2 colheres de sopa de champanhe de prosecco sobre tigelas individuais de salada de frutas cítricas.
  • Molho de gengibre e limão: misture as raspas de 1/2 limão, 1 colher de sopa de suco de limão, 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado, 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem e uma pitada de sal ( Revista Martha Stewart ).
Continuar para o conteúdo   Uma bela salada de frutas cítricas com laranjas, laranjas sanguíneas, toranjas e kumquats.

Ingredientes

  • 1 toranja vermelha grande
  • 3 laranjas (cara cara, umbigo ou uma mistura)
  • 4 laranjas sanguíneas
  • 2 tangerinas
  • 5 kumquats, cortados transversalmente (opcional)
  • pitada de açúcar orgânico
  • hortelã fresca, para decorar
  • Champanhe ou prosecco, para servir (para maiores de 21 anos, opcional)

Instruções

  1. Para cortar a toranja, laranjas, laranjas sanguíneas e tangerinas, corte a parte superior e inferior da fruta até a polpa. Vire em uma extremidade plana e, usando uma faca afiada, corte a casca e o miolo de cima para baixo, movendo a fruta até que tudo seja removido. Vire a fruta de lado e corte em rodelas de ¼ a ½ polegada.
  2. Disponha as frutas em uma travessa. Polvilhe qualquer fruta azeda (toranja, kumquats, limões Meyer) com uma pequena pitada de açúcar.
  3. Decore com hortelã fresca. Você pode organizar as folhas ou fatiar finamente as folhas e polvilhar sobre a coisa toda para obter mais sabor de menta.
  4. Sirva em tigelas individuais e despeje cerca de 2 colheres de sopa de champanhe ou prosecco antes de servir. Esta parte é saborosa e muito divertida, mas opcional. Um pouco de limão ou lima é uma boa alternativa, ou um pouquinho do nosso xarope simples de lavanda (especialmente com citrinos azedos).

Notas

As variedades cítricas exatas que usei estão listadas nos ingredientes, mas sinta-se à vontade para substituir pelo que puder encontrar. Alguns limões Meyer também são uma boa adição.

No inverno gosto de enfeitar com cerca de 1/4 xícara de arilos de romã. Na primavera, você pode adicionar frutas frescas, se desejar.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 125 Gordura total: 1g Gordura saturada: 0g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 0g Colesterol: 0mg Sódio: 4mg Carboidratos: 31g Fibra: 6g Açúcar: 21g Proteína: 2g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.