Salada de Lentilha Mediterrânea

Ir para a receita Uma saudável salada de lentilha mediterrânea carregada de sabor. Esta salada fria de lentilhas é perfeita como jantar de verão ou almoço de trabalho.

  Uma bela tigela de salada de lentilha mediterrânea com pepino, tomate, azeitonas, queijo feta e pimentão. O molho de salada grego fica ao lado.

Uma das minhas receitas mais populares no verão passado foi o meu Salada grega com grão de bico . Eu não podia acreditar quando esse pequeno vídeo subiu para mais de um milhão de visualizações no Facebook . É uma das minhas saladas de verão favoritas, então entendo por que era tão popular. Por mais que eu ame grão de bico, costumo fazer uma salada semelhante com todos aqueles ótimos sabores mediterrâneos, mas com lentilhas. Se você gosta de receitas mediterrâneas, não perca meu post sobre o Dieta mediterrânea .



Esta salada fria de lentilha tem tantas cores e sabores brilhantes. Como não tem alface que murcha, é perfeito para embalar em uma jarra e levar para o trabalho, fazer no início do dia e trazer a sorte, fazer no dia de preparação da comida ou saborear para o jantar em um dia quente .

  Os ingredientes da salada de lentilha mediterrânea em uma bancada branca incluem lentilhas verdes cozidas, tomate, pepino, pimentão e azeitonas.

Esta salada de lentilha mediterrânea fácil é feita com ingredientes simples do dia a dia. Eu compartilhei um monte de outras receitas de lentilha aqui, do meu super popular Bolo de lentilha vegano , para Lentilha à Bolonhesa , Almôndegas de Lentilha , para Cogumelos Recheados de Lentilha . Não perca meu post sobre tudo Como cozinhar lentilhas . No inverno, é claro, eu sou o meu favorito Sopa de lentilha . Eu amo lentilhas porque elas são uma ótima fonte de proteína e ferro à base de plantas. As lentilhas contêm cerca de 18 gramas de proteína por xícara, de acordo com o USDA . Eles também estão cheios e embalados com fibra.

Eu gosto de usar lentilhas verdes francesas aqui e cozinhá-las eu mesmo, em vez de usar as lentilhas embaladas a vácuo que você pode encontrar no Trader Joe's. Você não gostaria de usar lentilhas vermelhas nesta receita, pois elas são muito macias. Salve essas belezas para algo como Dal indiano . Cozinhe, escorra e esfrie as lentilhas até que estejam prontas para entrar na saladeira com os legumes e o vinagrete.

  Salada de lentilha vegana fria com ingredientes coloridos inspirados na Grécia em uma saladeira de madeira.

Eu uso ingredientes tradicionais de salada grega ou mediterrânea aqui, como pepino, pimentão vermelho e amarelo, azeitonas kalamata, cebola roxa fatiada e tomate. Se você não gosta de cebola crua (eu amor eles), experimente as chalotas em fatias finas, que são mais suaves. Adoro adicionar sabor e frescura com montes de ervas frescas. Salsa italiana e hortelã funcionam bem aqui. Infelizmente eu estava sem ervas para a sessão de fotos, mas você as verá no vídeo.

Feta é o queijo tradicional para usar em saladas de estilo grego e realmente adiciona uma cremosidade salgada tão agradável. Como tento evitar laticínios, gosto de usar um queijo à base de nozes de cultura macia de marcas como Heidi Ho, Treeline ou Kite Hill. Eles são incrivelmente saborosos.

  Um vinagrete de vinho tinto de estilo grego é servido sobre uma salada de lentilha mediterrânea com queijo feta, pepino, pimentão e azeitonas.

O molho vinagrete leve para esta salada de lentilha mediterrânea é semelhante ao que usei na minha salada grega de grão de bico. É uma combinação clássica de azeite extra virgem, vinagre de vinho tinto, limão e orégano. Eu gosto de adicionar um pouco de mostarda Dijon para ajudar a emulsionar o molho.

  Uma deliciosa salada de lentilha mediterrânea em uma saladeira de madeira. Esta salada de lentilha colorida é naturalmente vegetariana ou vegana.

Adicione o molho que quiser e misture tudo. Esta saborosa salada de lentilhas dura vários dias na geladeira, para que você possa pegar uma tigela sempre que estiver com fome. Adoro saber que sempre há uma refeição ou lanche fácil pronto para levar, repleto de vitaminas e minerais para alimentar meu dia.

  Uma deliciosa salada de lentilha mediterrânea feita com lentilhas verdes frias, tomates, pepinos, azeitonas e um vinagrete estilo grego. Esta salada fria de lentilha é vegetariana ou vegana e perfeita para preparar refeições como uma receita de salada de pote.

Continuar para o conteúdo   Uma bela salada de lentilha mediterrânea saudável com tomate, pepino, azeitonas, queijo feta, pimentão e lentilhas verdes.

Ingredientes

  • 1/4 xícara de azeite extra virgem
  • 3 colheres de vinagre de vinho tinto
  • suco de 1/2 limão
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • 1 1/2 xícaras de lentilhas verdes ou marrons cozidas, escorridas e resfriadas
  • 1 xícara de tomates cereja, cortados ao meio
  • 1 xícara de pepinos persas fatiados
  • 1 xícara de pimentão vermelho ou amarelo em cubos
  • 1/2 xícara de azeitonas kalamata, cortadas ao meio
  • 1 cebola roxa pequena, em fatias finas
  • 1/2 xícara de queijo macio esfarelado, como Feta (eu uso um queijo não lácteo de Treeline, Kite Hill ou Heidi Ho)
  • 1/4 xícara de salsa italiana, picada

Instruções

  1. Para fazer o molho, em uma tigela pequena ou jarra, misture o azeite, o vinagre, o suco de limão, a mostarda, o orégano e o sal. Deixou de lado. Observe que o vinagrete provavelmente se separará e precisará ser batido novamente antes de se vestir.
  2. Em uma saladeira grande, arrume as lentilhas cozidas, tomates, pepinos, pimentão, azeitonas, cebolas, queijo e salsa.
  3. Vestir com a quantidade desejada de vinagrete. Cubra e leve à geladeira, ou desfrute imediatamente.

Notas

As informações nutricionais são aproximadas e calculadas por um site de terceiros. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente.

Informação nutricional:
Colheita: 6 Porção: 1/6 receita
Quantidade por porção: Calorias: 196 Carboidratos: 15g Fibra: 5g Proteína: 7g