Salada de Primavera Niçoise

Ir para a receita

Esta salada de primavera inspirada em Nicoise é carregada com batatas clássicas e feijão verde, vegetais frescos, alcaparras salgadas e azeitonas, e finalizada com um vinagrete de chalota cremoso.

  Um belo prato oval branco recheado com uma salada vegana Nicoise feita com feijão verde, tomate, rabanete, corações de alcachofra, abacate, tomate, batata, flores comestíveis e endro. Uma tigela pequena de molho de vinagrete de chalota cremoso ao lado.

Enquanto escrevo este post, faltam apenas alguns dias para a Páscoa. Tudo está se sentindo muito Primavera como nossas flores se abriram e estamos experimentando uma superfloração de cores aqui na Califórnia após um inverno chuvoso. Eu estava desejando algo realmente colorido e fresco esta semana, e esta bela salada de primavera inspirada em Nicoise foi o resultado.

Embora a comida italiana seja mais o meu forte, estamos planejando uma viagem de verão para a França este ano, então tenho todas as coisas francesas em mente. Esta salada de primavera é colorida, saborosa, única e fácil de preparar. Seria perfeito para a Páscoa, Dia das Mães ou qualquer brunch de primavera ou verão. Vamos conferir como fazer!



O que é a Salada Niçoise'>   O feijão verde ferve em uma grande panela vermelha.

Salada Niçoise teve origem em Nice, França. Existem muitas variações na salada Nicoise, mas os principais ingredientes desde o início são: tomates, ovos cozidos, anchovas e azeite. De acordo com Wikipédia , Não foi até cerca de 100 anos atrás que o feijão verde e as batatas foram adicionados. Aparentemente, fazer isso permaneceu bastante controverso.

Hoje em dia, vejo muitas vezes esta salada recheada com atum enlatado ou grelhado, e Em um ainda tem um com salmão. Adoro uma receita tradicional, mas também adoro novidades criativas, e a salada Niçoise parece ser a receita perfeita para fazer a sua. Nesta salada de primavera vegana de Nicoise, pulamos os frutos do mar e os ovos cozidos.

Como fazer salada niçoise primavera

Existem alguns passos para fazer esta salada de primavera. Vamos precisar escaldar o feijão verde e as batatas, cortar os legumes frescos e fazer o vinagrete.

  Pequenas batatas amarelas fervem em uma grande panela de cobre.

Passo 1: Cozinhe o Feijão Verde

Nós não queremos feijões verdes frios e moles aqui! Apenas 2 minutos devem fazê-lo. Haricots verts (feijão verde francês) seria ainda melhor aqui, embora cozinhem um pouco mais rapidamente.

  Feijão verde cozido em uma tigela de água gelada em um balcão de mármore.

E as batatas

Os legumes cozidos devem ficar macios, mas não moles.

  Os ingredientes para um vinagrete de chalota em um liquidificador Vitamix para um molho de salada Nicoise.

Etapa 2: banho de gelo

Mergulhe imediatamente o feijão verde quente e as batatas em um banho de gelo. Isso serve a dois propósitos. Primeiro, ele interrompe o cozimento. Em segundo lugar, mantém os grãos verdes bonitos e com um verde vibrante. Escorra e transfira-os para uma toalha para secar. Você quer evitar muito excesso de água sobre eles.

Passo 3: Vinagrete de Chalota para Salada Nicoise

  Uma pequena tigela branca e uma colher cheia de vinagrete cremoso de chalota dijon é o molho para a salada Niçoise.

O molho caseiro é tão fácil e vale a pena dedicar um tempo para fazer. Alguns outros favoritos são Molho de Tahine de Limão , Vinagrete de maçã , Molho de Abacate , Vinagrete de Laranja , e Vinagrete balsâmico sem óleo . Para este vinagrete de chalota, tudo é jogado no liquidificador para combinar.

  Fotografia de close-up de comida de salada Niçoise com abacate, tomate, alcaparras, feijão verde e batatas.

O resultado é suave e cremoso. Para o ácido, você pode usar vinagre (o vinagre de champanhe é lindo aqui) ou suco de limão, dependendo da preferência. Eu pessoalmente prefiro vinagre.

Passo 4: Organize a Salada

  Lindo prato de salada Niçoise com feijão verde, tomate e abacate. Uma receita de salada de primavera vegana.

Esta é a parte divertida e criativa. A salada Nicoise normalmente não é jogada fora. Os ingredientes são separados na tigela ou travessa. Adoro esta ideia e foi assim que vos mostrei o meu favorito Salada de Lentilha Mediterrânea e Salada grega de grão de bico no passado. Eu gosto de agrupar os ingredientes por cor – mantendo as mesmas cores separadas. Por exemplo, o feijão verde não está ao lado do pepino, mas ao lado de tomates altamente contrastantes.

Dicas e Truques de Salada Nicoise de Primavera

  • Faça esta salada e vinagrete de manhã, cubra e leve à geladeira até ficar pronto. Não adicione abacate até pouco antes de servir ou pode ficar marrom.
  • Use uma variedade de cores e texturas
  • Niçoise azeitonas são ideais, mas se você não conseguir encontrá-las, use kalamata
  • Se você quiser um vinagrete mais simples, pule a chalota e misture apenas azeite, champanhe ou vinagre de vinho branco, Dijon, sal e pimenta.
  • Se você gosta de verduras (eu amo!), sirva esta salada de primavera em uma cama de rúcula ou alfaces baby.
Continuar para o conteúdo

Ingredientes

Salada Niçoise

  • 3/4 libra de batatas pequenas
  • 1 libra de feijão verde, aparado
  • 2 pepinos persas, cortados transversalmente
  • 1 xícara cheia de mini tomates da família cortados ao meio (ou 2 tomates grandes fatiados ou uma mistura)
  • 1 maço de rabanetes, fatiados
  • 1 abacate grande, fatiado
  • 1 pote pequeno de corações de alcachofra, escorridos
  • 1/4 xícara de alcaparras
  • 1/2 xícara de azeitonas Niçoise, sem caroço (ou Kalamata)
  • 1 maço de endro fresco, picado grosseiramente
  • flores comestíveis, para decorar (opcional)

Vinagrete de Chalota

  • 1 chalota pequena
  • 2 colheres de sopa de vinagre de champanhe ou suco de limão fresco
  • 1 colher de chá de xarope de bordo
  • 2 colheres de chá de mostarda Dijon
  • 1/3 xícara de azeite extra virgem
  • Sal e pimenta a gosto

Instruções

  1. Coloque as batatas em uma panela grande com água salgada. Deixe ferver e cozinhe até que as batatas estejam macias, cerca de 12 minutos. Use uma escumadeira para transferir as batatas para uma tigela grande de água gelada para interromper o cozimento. Quando as batatas estiverem frias, escorra-as e deixe secar sobre uma toalha. Corte ao meio.
  2. Enquanto isso, ferva outra panela grande de água com sal. Adicione o feijão verde e cozinhe por 2-3 minutos, até ficar macio e crocante. Escorra o feijão verde e adicione à água gelada para interromper o cozimento e preservar a cor verde brilhante. Quando o feijão estiver frio, escorra e deixe secar em uma toalha.
  3. Para montar a salada, escolha uma travessa grande. Arrume o feijão verde, batatas, tomates, pepino, rabanete, azeitonas, abacate e corações de alcachofra em seções separadas ao redor do prato. Polvilhe as alcaparras e o endro por todo o prato.
  4. Para fazer o molho, coloque a cebola, o vinagre, a calda, a mostarda, o azeite, o sal e a pimenta no liquidificador. Misture até ficar homogêneo e transfira para uma tigela de servir. Regue um pouco do molho sobre a salada e sirva o restante à parte.

Notas

  • Faça esta salada e vinagrete pela manhã, cubra e leve à geladeira até ficar pronto. Não adicione abacate até pouco antes de servir ou pode ficar marrom.
  • Use uma variedade de cores e texturas
  • Niçoise azeitonas são ideais, mas se você não conseguir encontrá-las, use kalamata
  • Se você quiser um vinagrete mais simples, pule a chalota e misture apenas azeite, champanhe ou vinagre de vinho branco, Dijon, sal e pimenta.
  • Se você gosta de verduras (eu amo!), sirva esta salada de primavera em uma cama de rúcula ou alfaces baby.


Informação nutricional:
Colheita: 8 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 194 Gordura total: 11g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 8g Colesterol: 0mg Sódio: 198mg Carboidratos: 24g Fibra: 6g Açúcar: 7g Proteína: 4g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.