Salada grega tradicional (Horiatiki)

Ir para a receita

A salada grega tradicional, ou Horiatiki Salata em grego, é uma das saladas mais simples que existem, da melhor maneira. Aprenda a fazer uma autêntica salada grega com molho grego e será um grampo em sua casa para sempre.

  Uma fotografia de uma tigela cheia de salada tradicional da aldeia grega feita com tomate, pepino, azeitonas, cebola e coberta com queijo feta.

A primeira coisa que comi na Grécia foi salada grega, e desde então adoro. Encontrado em todos os menus de restaurantes gregos, esta receita clássica é para memorizar. É leve, refrescante, saboroso e fácil de fazer.

Já existem algumas saladas de inspiração grega neste site – eu amor isto Salada grega de grão de bico picado, isto Salada de Lentilha Mediterrânea , e isto Salada de Massa Grega . Todos os três são perfeitos para preparação de refeições ou sorte. Embora essas receitas sejam deliciosas, divertidas e mais criativas, esta é uma receita simples e tradicional de salada grega. Seria fantástico ao lado e Prato da dieta mediterrânea , Mas especialmente Sopa de Lentilha Grega e Batatas fritas caseiras para um jantar de primavera.



História da salada da vila de Horiatiki

Esta receita tradicional grega também é conhecida como Village Salad. De acordo com o livro de receitas, A festa grega , pela nossa Igreja Ortodoxa Grega de Santa Bárbara, esta salada originou-se em uma pequena vila rural grega.

A esposa do padre foi informada no último minuto que seus sogros estariam visitando. Como não tinha nada para preparar, ela correu para a horta e colheu legumes e ervas, depois correu para a casa do pastor para queijo e para o olival para azeitonas curadas. Uma vez em casa, ela jogou todos os ingredientes juntos e horiatiki salata (salada tradicional da aldeia grega) nasceu!

  Os ingredientes para a salada grega tradicional em uma tábua: tomate, pepino, cebola roxa, azeitonas kalamata, queijo feta e orégano.

O que há na salada grega'>

A beleza de uma salada grega tradicional está em sua simplicidade. O truque é usar os melhores produtos sazonais e o azeite de oliva, orégano e queijo feta da melhor qualidade que você puder encontrar.

  • Tomates. Você pode fantasiar as coisas com tomates coloridos, mas Early Girl, bife ou Roma vermelha muito madura funcionam bem.
  • Pepino. Descasque o pepino, a menos que use um pepino de estufa, que não precisa ser descascado.
  • Cebola. Use cebola roxa, em fatias finas.
  • Azeitonas. Azeitonas Kalamata são o que você vai querer aqui. Você pode usar sem caroço ou sem caroço, dependendo da preferência. Eles têm um sabor um pouco diferente, mas sem caroço são obviamente mais fáceis de comer.
  • Feta. A salada grega autêntica é um prato vegetariano, mas é fácil fazer sem laticínios, se você quiser. Para uma opção vegana, muitas pessoas adoram Violife Assim como Feta . Outros fazem feta vegano caseiro usando tofu. Trader Joe's tem um maravilhoso queijo feta grego cremoso em salmoura.
  Uma foto aérea de azeite grego, orégano grego e sal, os ingredientes para o molho de salada tradicional grego.

Molho de Salada Grega

Muitas pessoas pensam que precisam comprar um molho de salada comprado na loja ou fazer um grande esforço para fazer um com muitos ingredientes. Os molhos de salada gregos tradicionais são muito simples, no entanto, geralmente exigindo apenas alguns ingredientes do dia a dia.

Os molhos gregos geralmente são feitos com azeite e ácido (suco de limão fresco ou vinagre de vinho tinto) na proporção de 2: 1. O azeite e o vinagre são temperados com sal e pimenta e quaisquer ervas frescas ou secas como orégano, tomilho, endro ou manjerona.

A Salada Grega Tradicional é vestida de forma ainda mais simples, com apenas azeite ! Horiatiki é tradicionalmente apenas temperado com azeite e temperado com sal, embora algumas pessoas gostem de adicionar um pouco de vinagre de vinho tinto. Você pode encontrar azeite grego na maioria dos supermercados hoje em dia, incluindo o Trader Joe's.

  Uma foto aérea de orégano grego seco da mesa espartana.

Orégano grego vs. Orégano – Qual é a diferença'>

Com ingredientes tão simples, você pode estar se perguntando se há diferença entre o orégano “regular” e o orégano grego, e qual é o melhor para esta salada da aldeia.

O orégano faz parte da família da menta, e há muitos variedades, do italiano ao grego, ao turco, ao cubano e muito mais. O orégano grego tem um sabor mais forte e terroso que os outros, e eu gosto de usar aqui. eu uso este orégano selvagem cultivada na Grécia.

  Uma foto aérea de uma salada grega tradicional coberta com um pedaço de queijo feta e orégano. Esta salada Horiatiki fica em uma bancada de mármore com um pedaço de baguete.

Como fazer uma salada tradicional grega da vila

A Salada Grega Tradicional é tão simples que depois de fazer uma vez você nunca mais precisará de uma receita. Simplesmente corte os legumes em pedaços grandes, tempere com azeite, orégano e sal e cubra com azeitonas e queijo feta.

Dicas e variações

  • Adicione o pimentão vermelho ou verde.
  • Para um giro costeiro nas ilhas gregas, adicione erva-doce em conserva ou alcaparras.
  • Você pode fazer a salada com algumas horas de antecedência. Cubra com queijo feta antes de comer, no entanto.
Continuar para o conteúdo Rendimento: serve 4 porções

Salada grega tradicional (Horiatiki)

Tempo de preparação 10 minutos Tempo total 10 minutos

Esta salada tradicional da aldeia grega (ou Horiatiki Salata em grego) é brilhante, fresca, saborosa e fácil de fazer. Com ingredientes tão simples, é importante usar os ingredientes sazonais de melhor qualidade que você puder encontrar. A salada grega é um ótimo almoço ou jantar ao lado Sopa de Lentilha Grega e Pão Pita .

  Uma tigela de salada grega tradicional autêntica com queijo feta.

Ingredientes

  • 4 tomates grandes, cortados em rodelas
  • 1 pepino grande, descascado e cortado em meias rodelas de 1/4'
  • 1 cebola roxa, cortada ao meio e em fatias finas
  • 20 azeitonas Kalamata (sem caroço ou não)
  • 5 onças. Queijo feta grego, cortado em 4 fatias
  • 1/3 xícara de azeite extra virgem grego
  • 1 colher de chá de sal marinho em flocos
  • 2-3 colheres de chá de orégano grego seco

Instruções

  1. Em uma saladeira grande, misture delicadamente os tomates, o pepino e a cebola.
  2. Disponha as azeitonas e o queijo feta por cima.
  3. Regue com azeite, sal a gosto e orégano.
  4. Jogue na mesa e saboreie com pão rústico ou pão pita. Tenha cuidado com os caroços se você usar azeitonas sem caroço! Eu prefiro o sabor, mas eles não são tão fáceis de comer.

Notas

Variações:

  • Adicione 1/3 xícara de alcaparras, escorridas
  • Pimentão verde ou vermelho às vezes é adicionado à salada grega, mas não tradicionalmente.
  • Feta pode ser servido desintegrado ou em uma laje por cima, como na foto aqui. Eu prefiro a laje, pois permite que as pessoas aproveitem o quanto quiserem.
  • Para uma opção vegana, experimente o 'Just Like Feta' da Violife ou simplesmente omita o queijo.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1 tigela
Quantidade por porção: Calorias: 338 Gordura total: 29g Gordura saturada: 8g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 20g Carboidratos: 15g Fibra: 4g Açúcar: 9g Proteína: 8g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.