Sopa de cenoura e gengibre

Ir para a receita

Uma receita fácil de sopa de gengibre com cenoura infundida com açafrão e extra cremosa com leite de coco. Faça esta sopa cremosa de cenoura no fogão ou no Instant Pot.


  Uma tigela de sopa de cenoura coberta com micro verduras e leite de coco em uma bancada de mármore.

As férias são sempre muito divertidas, mas sempre fico feliz quando elas terminam e podemos limpar e começar de novo. Como acontece nesta época do ano, peguei um resfriado da minha filha e não tive vontade de cozinhar ou comer muito. A única coisa que me deu vontade de comer a semana toda foi essa sopa cremosa de cenoura e gengibre. Vamos apenas esperar que eu realmente não fique laranja.



Joguei algumas cenouras, gengibre, açafrão, caldo de legumes e leite de coco no Instant Pot e fiquei agradavelmente surpreso com o sabor da sopa de gengibre e cenoura resultante. É um pouco como o meu Curried Sopa de abóbora com abobrinha , mas com sabores completamente diferentes que funcionam o ano todo. O gengibre é um dos meus alimentos preferidos quando estou resfriado e a cúrcuma é considerada um anti-inflamatório natural, então essa aconchegante sopa de cenoura era exatamente o que eu precisava. Espero que você também goste desta sopa de gengibre e cenoura, e ela o ajude com qualquer cura que você possa precisar em sua vida. Vamos conferir como fazer!

Ingredientes da sopa de gengibre e cenoura

  Os ingredientes para a sopa de gengibre e cenoura ficam em uma superfície de mármore. Cenoura, gengibre fresco, açafrão moído, leite de coco e caldo de legumes.

Adoro a simplicidade desta receita. Apenas alguns ingredientes e muito pouco trabalho estão envolvidos, o que o torna perfeito para quando você está se sentindo mal ou precisa de um pouco de autocuidado. A cúrcuma foi uma adição natural a esta sopa de gengibre e cenoura, pois sua cor laranja brilhante combina perfeitamente. Se você quiser mais maneiras de usar esse tempero, confira meu Café com leite dourado (sem café), Latte de Abóbora Dourado (com expresso), Suco Cítrico de Cúrcuma , Smoothie de açafrão tropical , e Sopa de lentilha com limão .

Como fazer sopa de cenoura e gengibre

  Cenouras e gengibre fresco são picados em uma tábua de madeira para fazer sopa de gengibre e cenoura.

Descasque as cenouras e o gengibre. Corte as cenouras em pedaços de aproximadamente 1 polegada. Pique o gengibre ou rale com um microplano.

  Os ingredientes para a sopa de gengibre e cenoura em um forno holandês le Creuset antes de serem cozidos.

Enquanto eu geralmente começo minhas sopas refogando cebola e alho em um pouco de azeite extra virgem, desta vez eu simplesmente adicionei tudo à panela e levei para ferver (ou cozinhei manualmente no Instant Pot).

  Uma panela de sopa de cenoura e gengibre ferve em um forno holandês le Creuset vermelho coberto.

Deixe os ingredientes da sopa de cenoura ferverem no fogão, principalmente cobertos, e adicione mais caldo conforme necessário. No Instant Pot, há pouca ou nenhuma evaporação, então é necessário menos caldo.

  Uma panela de sopa de cenoura e gengibre fervendo descoberta no fogão em um forno holandês Le Creuset vermelho.

As cenouras ficarão macias após 10-15 minutos de fervura. Retire a panela do fogo.

  Os ingredientes cozidos para a sopa de gengibre e cenoura ficam em um liquidificador Vitamix. As cenouras cozidas ficam por cima.

Com cuidado, transfira a mistura de cenoura para um liquidificador para purê. Adoro usar meu Vitamix para misturar sopas. Eu também amo isso para o meu Sopa vegana de brócolis com creme de caju e Sopa de Tomate Fresco . Na imagem acima, foi necessário mais caldo porque muito evaporou durante a fervura.

  A sopa cremosa, suave e brilhante de cenoura e gengibre foi processada em um liquidificador Vitamix transparente.

Certifique-se de continuar misturando por alguns minutos para que o gengibre fique completamente liso. Adicione mais caldo de legumes para diluir conforme necessário. Eu precisava de pelo menos mais uma xícara ou duas ao cozinhar no fogão, mas não mais ao cozinhar no Instant Pot. Tempere com sal e pimenta. Se você quiser um toque de gengibre mais pronunciado, rale um pouco de fresco sobre sua tigela.

Como Servir Sopa de Cenoura e Gengibre

  Duas tigelas de sopa de gengibre e cenoura laranja brilhante com redemoinhos de leite de coco, micro verduras e uma colher de prata.

Eu gosto de servir minha sopa de gengibre e cenoura quente e guarnecer com alguns micro verdes e mais leite de coco. Um pouco de creme de caju ou iogurte natural ficaria lindo por cima também. A sopa de gengibre e cenoura funciona bem como acompanhamento com queijo grelhado ou panini, ou como prato principal com grão de bico torrado crocante por cima.

Mais receitas de sopa favoritas

Continuar para o conteúdo   Sopa de cenoura e gengibre

Ingredientes

  • 1 1/2 libras de cenouras, descascadas e cortadas em pedaços de 1 polegada
  • 1 1/2 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de açafrão moído
  • 1 lata de leite de coco
  • 2-4 xícaras de caldo de legumes
  • 1/4 colher de chá de sal marinho
  • 1/8 colher de chá de pimenta preta moída na hora

Instruções

  1. Em uma panela grande ou panela de pressão Instant Pot, coloque as cenouras, gengibre, açafrão, leite de coco, 2 xícaras de caldo de legumes, sal e pimenta.
  2. Para o Instant Pot, cubra e ajuste a válvula para vedação. Cozinhe no modo manual por 5 minutos, depois solte a pressão com cuidado e retire a tampa.
  3. Para o fogão, leve a panela para ferver e depois tampe. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, ou até as cenouras ficarem bem macias. Adicione mais caldo conforme necessário. Retire do fogo.
  4. Deixe a mistura esfriar para não ficar escaldante e depois transfira com cuidado para um liquidificador. Se o seu liquidificador for pequeno, faça isso em lotes para que não transborde ao bater. Coloque a tampa do liquidificador com o meio removido para o ar para que a sopa não exploda. Cubra com uma toalha e bata em velocidade baixa até que a sopa fique purê. Adicione mais caldo conforme necessário para diluir. Adicione mais sal, pimenta e gengibre ralado a gosto.
  5. Despeje diretamente do liquidificador em tigelas ou coloque de volta na panela no fogão para manter aquecido. Decore com micro verduras e mais leite de coco ou iogurte natural, se desejar.
Informação nutricional:
Colheita: 5 Porção: 1 copo
Quantidade por porção: Calorias: 107 Gordura total: 4g Gordura saturada: 3g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 0g Colesterol: 0mg Sódio: 1255mg Carboidratos: 17g Fibra: 5g Açúcar: 7g Proteína: 2g