Sopa Instantânea de Batata Alho-poró

Ir para a receita

A sopa Easy Instant Pot ou Slow Cooker Potato Leek é uma sopa adorável para a primavera. Esta sopa de batata Instant Pot é quente, reconfortante, cremosa e ideal para crianças.

  Duas tigelas brancas de sopa de alho-poró feita na panela de pressão Instant Pot ou panela lenta. Esta sopa de batata vegana é coberta com grão de bico torrado e tomilho.

É engraçado, toda vez que maio chega, espero que pareça verão. Acho que muitos de vocês que não moram na costa da Califórnia concordam. A realidade, porém, é que maio e junho são alguns dos meses mais sombrios de Santa Bárbara. Temos “May Grey”, “June Gloom” e até “August Fog-ust”. Então, embora eu adoraria deixar de lado as sopas, quando estou decidindo o que fazer para o jantar todas as manhãs, um pote de sopa aconchegante geralmente me vem à mente.

Eu adoro usar alho-poró, e tinha um grande saco de batatas que precisava ser usado antes de começarem a brotar os olhos, então esta sopa fácil de alho-poró veio naturalmente. Esta é uma receita típica de sopa de alho-poró de batata, mas tornei mais fácil do que nunca cozinhando na panela de pressão Instant Pot. Se você não tiver um Instant Pot, pode fazer isso da mesma maneira em seu fogão lento. A sopa de alho poró é cremosa e deliciosa. É barato e requer poucos ingredientes. Você pode amassar esta sopa (como nas fotos) ou deixá-la em pedaços (como no vídeo). Eu testei esta Sopa de Alho-poró com Batata Instantânea nos dois sentidos, e com pedaços é definitivamente a minha preferência. Existem algumas dicas e truques que você precisa saber, então vamos conferir como fazer sopa de alho-poró de batata.



  Os ingredientes da Sopa de Batata Instantânea incluem alho, alho-poró, tomilho, caldo de legumes e uma folha de louro.

Desta vez, peguei todos os meus ingredientes no Trader Joe's. Eles têm um pacote de 2 alho-poró aparado. Se você os comprar no mercado de agricultores sem embalagem, melhor ainda. Alho-poró são alliums, relacionados às cebolas. Eles têm um sabor suave que é ótimo em sopas. O alho-poró tem folhas planas que são bem sobrepostas. A sujeira geralmente fica presa entre as folhas, então é uma boa ideia lavá-las bem. Esta receita usa mais batatas do que alho-poró, mas você certamente pode usar mais alho-poró. A famosa sopa de alho-poró da Julia Child receita usou 3 xícaras de alho-poró para 3 xícaras de batatas.

  Batatas e alho-poró descascados e preparados para sopa instantânea de alho-poró de batata.

Eu gosto de usar as partes verdes e brancas do alho-poró, que são refogadas em um pouco de azeite e alho picado. Eu amo o recurso de modo refogado no Instant Pot. Alguns fogões lentos também têm essa função. Faz o seu'>   Uma panela de pressão instantânea em um balcão branco.

Quando o alho-poró amolecer um pouco e o alho estiver perfumado, adicione as batatas, o caldo de legumes e as ervas. Eu usei a combinação clássica de tomilho e louro aqui, mas você pode adicionar um raminho de alecrim, se quiser. A sopa de batata instantânea é tão fácil.

  Sopa de batata instantânea pronta para ser purê.

Defina o Instant Pot para o modo manual por 5 minutos com a válvula ajustada para vedação. Embora o tempo de cozimento seja de 5 minutos, isso é um pouco enganador, pois leva cerca de 15 minutos para a panela atingir a pressão antes que o tempo de cozimento comece. Se você estiver usando um fogão lento, ajuste-o para baixo por 8 horas.

  Sopa de alho-poró suave e cremosa depois de purê em um Instant Pot.

Solte rapidamente a pressão com a mão coberta para não se queimar. As batatas devem ficar macias e macias.

  Sopa de Alho-poró com Batata em duas tigelas brancas guarnecidas com alho-poró e tomilho. Esta sopa de batata fácil foi feita na panela de pressão Instant Pot ou panela lenta e é vegana e sem glúten.

A sopa de alho-poró de batata costuma ser servida em restaurantes muito suave e em puré. Para conseguir isso, você pode usar um liquidificador de imersão ou transferir a sopa para um liquidificador. Uma palavra de advertência: como purê de batatas, a sopa de batata pode ficar grudenta (eew) quando processada demais e não há muito o que fazer para salvá-la quando chegar a esse ponto. Para evitar isso, você pode passar os pedaços de batata por um espremedor de batatas ou simplesmente ir para uma sopa de sopa grossa usando um espremedor de batatas para quebrá-lo. Para as fotos eu fiz purê da sopa com um liquidificador de imersão, e para o vídeo eu uso um espremedor de batatas. Eu preferia muito a versão grossa. Para tornar a sopa de alho-poró ainda mais cremosa, adicione leite. Eu usei leite de coco sem açúcar aqui. Você pode provar o coco um pouco, então use um leite alternativo se você não for fã de coco.

  Tigelas de sopa cremosa de batata Instant Pot com tomilho e alho-poró.

Prove a sopa e adicione mais sal e pimenta, se desejar. Para adicionar sabor “queijo” você pode adicionar levedura nutricional e para adicionar o sabor mais delicioso de sempre, você pode usar um fio de azeite de trufas ou uma pitada de sal de trufas (minhas armas secretas).

  Sopa Instantânea de Batata Alho-poró

Decore com alho-poró refogado reservado, tomilho fresco e grão de bico assado. Sopas instantâneas ou de panelas lentas tornam a vida tão fácil e deliciosa!

Mais sopas instantâneas que você vai adorar:


Continuar para o conteúdo

Ingredientes

  • 1 colher de chá de azeite extra virgem ou óleo de abacate
  • 3 alhos-porós aparados, lavados e fatiados
  • 4 dentes de alho, picados
  • 7 xícaras de pedaços grandes de batata Yukon dourados descascados
  • 4 ramos de tomilho fresco
  • 1 folha de louro seca
  • 32 onças. caldo de legumes, dividido
  • 1 1/2 colheres de chá de sal marinho
  • 1/4 colher de chá de pimenta
  • 2/3 xícara de leite sem açúcar de sua escolha
  • 1/4 xícara de cebolinha fatiada para decorar
  • grão de bico torrado, para guarnecer (opcional)

Instruções

  1. Defina o Instant Pot para o modo refogado. Adicione o azeite e refogue o alho-poró por 2 minutos, até começar a amolecer. Reserve cerca de 1/4 de xícara de alho-poró refogado se quiser usá-lo para decorar. Adicione o alho e refogue mais um minuto, tomando cuidado para não queimá-lo.
  2. Adicione as batatas descascadas e cortadas à panela junto com o tomilho, a folha de louro e 3 1/2 xícaras de caldo de legumes. Trave a tampa no pote e ajuste a válvula para vedação. Coloque a panela no modo manual por 5 minutos. Quando o cozimento estiver pronto, com a mão coberta com um pegador ou toalha, solte rapidamente a pressão. Remova cuidadosamente a tampa para longe de você. As batatas devem ficar bem macias. Se não estiverem, coloque a tampa de volta e deixe-os descansar por alguns minutos até ficarem macios. Desligue a panela e remova cuidadosamente a folha de louro e quaisquer hastes de tomilho.
  3. Para uma sopa grossa e grossa, use um espremedor de batatas para quebrar as batatas. Para uma sopa mais fina, use um liquidificador de imersão para misturar, tomando cuidado para não respingar a sopa quente em si mesmo. Adicione o leite, sal e pimenta. Adicione mais caldo de legumes à medida que for finando até a consistência desejada. NÃO bata demais a sopa ou ela pode ficar pegajosa. Por isso, prefiro a versão grossa.
  4. Sirva esta sopa quente e decore com cebolinha fatiada, alho-poró e grão de bico assado ou croutons. Para uma decadência extra, um pouco de azeite ou azeite de trufas faz uma grande diferença. Se a sopa estiver sem graça, ela precisa de mais sal e pimenta.

Notas

Instruções para o Fogão Lento: Siga esta receita, mas cozinhe em fogo baixo por 8 horas, até que as batatas estejam macias. Adicione sabor de queijo com levedura nutricional. As informações nutricionais são calculadas por um site de terceiros e são aproximadas. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se a sua saúde depende dos dados nutricionais, calcule novamente.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 411 Gordura total: 7g Gordura saturada: 1g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 5g Colesterol: 3mg Sódio: 1542mg Carboidratos: 78g Fibra: 8g Açúcar: 7g Proteína: 12g